Cotidiano
Atlético vence o América com dois gols de Hulk e é campeão Mineiro de 2023

Hulk comemorando o primeiro gol na final do Mineiro — Foto: Flickr/Atlético-MG
Lance
Atacante também é o artilheiro do estadual com 11 gols e Galo levanta pela 48ª vez
O Atlético-MG é tetracampeão mineiro. O Galo chegou ao quarto título seguido, venceu também em 2020, 2021 e 2022, ao bater o América-MG mais uma vez. Hulk fez os gols do jogo, com o placar terminando 2 a 0 para o Alvinegro.
No duelo de ida, o Galo já havia vencido do Coelho por 3 a 2, ampliando a vantagem sobre o time americano, que precisava vencer por dois gols de vantagem para ficar com a taça.
Foi o 48º titulo Estadual do Atlético, aumentando sua diferença pa’ra os rivais. O Cruzeiro tem 38 conquistas, enquanto o América, 16 troféus.
Hulk decisivo
O camisa 7 do Atlético já havia marcado o gol que “salvou” o time no duelo de ida, mantendo a vantagem alvinegra. Na volta, se “vingou” de Matheus Cavichioli, que defendeu um pênalti no primeiro jogo. O atacante teve outra cobrança de penalidade e desta vez não perdoou e colocou a bola nas redes.
Hulk marcou o segundo e sacramentou a conquista do Atlético e se tornou o artilheiro do Mineiro, com 11 gols, passando Daniel Amorim, do Tombense, que tinha 10.
América valente, mas ainda falta subir um degrau
O Coelho teve consistência durante todo o campeonato, fez um duelo duro no jogo de ida, mas ainda não tem a extensão do elenco atleticano para momentos decisivos. O time comandado por Vagner Mancini foi um rival digno, mas ainda precisa subir um degrau para sair campeão.
O que não pode acontecer é ter displicências em uma final, como a cobrança irresponsável de Wellington Paulista, que tentou dar uma “paradinha”, batendo fraco a penalidade.
Coelho forte
Apesar da perda do título, o América segue forte na temporada e pode almejar coisas grandes para o clube, no Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.
Título “amansou” o ambiente
A conquista do Atlético, que está soberano estado de Minas Gerais, chegou ao 48º caneco, o quarto seguido, algo que não acontecia desde os anos 1980 para o Galo. A taça amansou uma semana tensa, em que o técnico Eduardo Coudet se desentendeu com a diretoria do Galo, quase saiu, e por fim, conquistou seu primeiro título no Brasil.
Próximos jogos
O Galo volta a campo na quarta-feira, 12 de abril, às 21h30, contra o Brasil de Pelotas, na estreia da Copa do Brasil. O Coelho também começará sua caminhada no torneio mata-mata. A equipe americana encara o Nova Iguaçu também na quarta, 12, às 16h30, fora de casa.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
ATLÉTICO-MG 2 X 0 AMÉRICA-MG
Data: 9 de abril de 2023 (quinta-feira)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
Árbitro de vídeo – VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral-SP
Gols: Hulk- pênalti, aos 26’-1ºT(1-0),Hulk, aos 25’-2ºT(2-0)
Cartões amarelos: Otávio(ATL), Everson(ATL), Hulk (ATL), Arthur(AME), Everaldo(AME), Mariano(ATL), Juninho(AME)
Cartões vermelhos:Otávio(ATL), Vagner Mancini (AME)
Público: 55.989
Renda: R$ 3.712.855,65
ATLÉTICO-MG (Técnico: Eduardo Coudet)
Everson; Mariano, Lemos, Jemerson e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Battaglia, aos 5’-2ºT) e Zaracho; Pavón (Patrick, aos 17’-2ºT), Hulk e Paulinho (Edenílson, aos 21’-2ºT)
AMÉRICA-MG (Técnico:Vagner Mancini)
Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Maidana, Eder (Matheusinho-intervalo), Arthur (Nino Paraíba-intervalo) e Nicolas (Wellington Paulista, aos 10’-2ºT); Alê, Juninho, Emmanuel Martinez, Felipe Azevedo (Everaldo-intervalo) e Mastriani (Henrique Almeida, aos 25’-2ºT)
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.