Acre
Com título da 2ª, Atlético Brasileense conquista vaga na 1ª divisão
Em Feijó, na primeira partida da grande final, Atlético derrotou o Juventus 7×6, em casa 9×3, as duas equipes sobem para a elite do futsal acriano em 2015.
A Federação Acriana de Futebol de Salão finalizou, no sábado (06.12), no Ginásio Eduardo Lopes Pessoa, mais um grande evento, o Campeonato de Futsal Acriano 2014 com o anfitrião da partida consagrando-se o grande campeão da segunda divisão da competição de Futsal do acre. No resultado final, Atlético Brasileense venceu por 9X3 o Club Juventus de Feijó.
O presidente da Federação acriana de Futsal, James de Castro Lima, destacou que o resultado do campeonato foi importante para a equipe do Atlético Brasileense voltar com estilo para primeira divisão do acre. “Com os últimos resultados positivo, a regional do alto acre conseguiu o acesso para entrar para a primeira divisão do Futsal elite do acre, de onde não deveria ter saído nunca”.
Disse mais, “Agora a próxima equipe desta região será a de Xapuri, participar do estadual da segunda divisão em 2015, se for bem, se classifica para disputar a primeira divisão em 2016, assim mais um representante da regional do alto acre no acriano da primeira divisão do estado”.
Durante a entrega da premiação, James Lima (Presidente da Federação Acriana de Futsal), fez questão de agradecer o apoio dos prefeitos que sempre dão condições das equipes que representa seus municípios na competição e da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SETUL), mais, pediu que os mesmos tenham mais atenção com o futsal acriano, o evento enche os ginásios em todo o estado, e anunciou mais uma competição de destaque para 2015.
O secretário de Esportes e Lazer de Brasiléia, Aparecido Carlos, enfatizou que a coordenadoria tem se pautado em dar apoio aos campeonatos de todas as modalidades, visando projetar os atletas Brasileense no cenário esportivo em âmbito estadual e nacional. “A cada competição que Brasiléia promove oferecemos aos nossos atletas a oportunidade de se nivelarem tecnicamente com os demais da região, com o estados e o Brasil”, justificou.
Secretário Aparecido ressaltou ainda que os eventos divulgam Brasiléia no cenário estadual e nacional como uma grande sede de eventos esportivos. “Com o incentivo do governo municipal e de outras instituições, a fronteira da amizade começa a se projetar como um local de destaque capaz de receber grandes eventos outra vez, será um grande legado e a partir daí todas as outras modalidades estão sendo privilegiadas com ações esportivas no nosso no nosso município”, finalizou.
Título
João Paulo, capitão do Atlético Brasileense, um dos destaques decisivos para que o time conseguisse voltar a elite do futsal acriano e ser campeão de novo, falou da satisfação do titulo de campeão. “Chegamos com muito trabalho aqui, dedicação, uma equipe que teve que se unir, treinamos muito, rezamos bastante, para conseguirmos sermos campeões, é a primeira vez que esses jovens recebe um título desses, estou muito feliz pela nossa conquista”, desabafou.
Homenagem
No final da competição o secretário de esporte de Brasiléia Aparecido Carlos, fez questão homenagear alguns parceiros do evento na grande decisão. Foi entregue como agradecimento a torcida que lotou a arena da fronteira, prêmios, entre elas, uma Bicicleta, doada pela, lojas Gazin.
Torcedores
Janete Ferreira uma das torcedoras do Atlético Brasileense da Fronteira da Amizade, veio ao ginásio para prestigiar o campeonato e ver seu clube de futsal do coração de perto. “Sou fanática por esse esporte e tenho um filho que joga, meu sonho e ver ele jogar um estadual pelo Atlético Brasileense, não poderia deixar de vir assistir o jogo, a grande final, o grande evento esportivo de futsal do acre.
O estudante de medicina Samuel Franco falou da importância de Brasiléia sediar mais eventos como esses na primeira divisão. “Essas competições são necessárias para nós que gostamos da modalidade. Somos pessoas que acompanham o futsal eu sempre estou acompanhando, o mais importante é ter sempre esse tipo de entretenimento voltado à população”, lembrou.
“Nunca perco um campeonato do futsal aqui em Brasiléia, esses eventos (jogo de tal importância para nosso esporte de salão, alavancam ainda mais o futsal que estava meio esquecido”, comentou a vendedora da salgados socorro Vinhal. “O futsal é mais uma modalidade que contribui para promover a saúde dos jovens.
“Vejo que os jovens que estão inseridos no esporte podem ter além de uma vida saudável ficar afastados do mundo das drogas”, salientou o funcionário público Genivaldo Santana da Costa.
Matéria de Marcus José – Jornal oaltoacre.com/2014
Comentários
Acre
Vigilância contínua do Idaf mantém Acre livre da influenza aviária e Doença de Newcastle
Como parte das ações permanentes de defesa sanitária animal, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realiza o monitoramento e a vigilância contra a influenza aviária e a Doença de Newcastle em criatórios e granjas de aves no estado, com a coleta de amostras sorológicas e swabs de traqueia e cloaca.
A medida integra o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e tem como objetivo identificar precocemente qualquer circulação viral, garantindo a manutenção do status sanitário do Acre e a segurança da produção avícola. As amostras coletadas são encaminhadas para análise laboratorial, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A influenza aviária e a Doença de Newcastle são enfermidades de notificação obrigatória e exigem vigilância constante por parte dos órgãos de defesa sanitária animal, que inclui visitas de médicos veterinários a estabelecimentos e produtores da avicultura comercial, bem como a criações domésticas de menor escala ou de subsistência. Essa atividade contínua é fundamental para prevenir a introdução e a disseminação dessas doenças, que já foram registradas em outros estados e podem causar impactos sanitários e econômicos significativos.
Para Everton Arruda, médico veterinário e coordenador estadual do Programa de Sanidade Avícola do Idaf, a ação reforça o compromisso do Instituto com a proteção do plantel avícola no estado. “O Acre é livre da influenza aviária e da doença de Newcastle, e essas medidas sanitárias são aplicadas constantemente pelo Idaf, seguindo todos os protocolos de contingência previstos no Plano Nacional de Vigilância”, destacou.
Em cada propriedade são coletadas amostras de 11 aves, com retirada de 4 ml de soro sanguíneo e swabs de cloaca e traqueia. Essa metodologia estruturada utiliza um número estatisticamente validado, combinando alta sensibilidade para detectar baixas prevalências do vírus com a necessidade de identificar tanto a infecção ativa (vírus) quanto a exposição prévia (anticorpos).
No caso da Granja Carijó, referência na produção avícola no estado, a ação do Idaf reforça o compromisso com a segurança alimentar da população e com a credibilidade sanitária necessária para a comercialização e circulação de produtos de origem animal.

O Instituto destaca ainda que os produtores devem ficar atentos ao comportamento das aves, manter as medidas de biosseguridade nas granjas e comunicar imediatamente qualquer suspeita de doença às unidades do Idaf, fortalecendo o sistema de defesa sanitária animal no estado.
Everton Arruda reforça a importância da parceria com os produtores. “A defesa sanitária é um trabalho conjunto. Quando o produtor comunica qualquer suspeita e mantém as medidas de biosseguridade, ele contribui diretamente para manter o Acre protegido e fortalecer a avicultura no estado”, afirmou.
The post Vigilância contínua do Idaf mantém Acre livre da influenza aviária e Doença de Newcastle appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Colisão entre Gol e Cross Fox termina com capotamento na Avenida Ceará, em Rio Branco
Três pessoas ficam feridas após acidente em cruzamento movimentado da capital
Um acidente de trânsito registrado no início da tarde desta quinta-feira (12) deixou três pessoas feridas no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Manoel Rodrigues de Souza, em Rio Branco.
De acordo com informações repassadas no local, o condutor de um veículo Gol branco, identificado como Luan Almeida de Lima, trafegava pela Avenida Ceará, no sentido bairro–centro, acompanhado da esposa, Ana Sara Silva Barbosa, de 18 anos. Ao atravessar o cruzamento, o carro foi atingido por um Volkswagen Cross Fox vermelho, conduzido por Marlize Itami, de 55 anos.
Com o impacto da colisão, o Cross Fox capotou por vários metros e parou sobre a faixa de pedestres.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias, incluindo uma de suporte avançado, para prestar atendimento às vítimas.
Ana Sara relatava dores na região cervical e apresentava hematomas nos ombros. Luan sofreu escoriações leves. Ambos foram encaminhados com quadro clínico estável. Já a condutora do Cross Fox sofreu um ferimento corto-contuso na cabeça e apresentava desorientação, mas também foi considerada estável após avaliação médica.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passava pelo local, prestou apoio inicial na organização do trânsito até a chegada da Polícia Militar e dos profissionais da perícia.
O acidente reacende o alerta para que motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização, especialmente em cruzamentos de grande fluxo, onde colisões podem resultar em consequências mais graves.
Comentários
Acre
Apenas 7 dos 22 municípios do Acre terão Carnaval público em 2026; maioria cancela festa por chuvas, obras ou crise
Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira mantêm programação; governo do estado também não promove folia e concentra esforços no enfrentamento à enchente

Além de Rio Branco, a folia vai ser promovida em Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira. Foto: captada
O Carnaval de 2026 no Acre será marcado pela redução drástica das festas públicas. Levantamento junto às prefeituras aponta que apenas sete dos 22 municípios acreanos confirmaram programação oficial para a folia. A maioria — 13 cidades — não terá eventos organizados pelo poder público, por diferentes motivos que vão desde os impactos das enchentes até obras de infraestrutura.
Onde terá festa
Confirmaram programação carnavalesca: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Acre, Feijó, Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira . As festas ocorrem entre esta sexta-feira (13) e a terça-feira (17), com estrutura de palco, blocos, atrações locais e esquemas de segurança.
Onde não terá e por quê
Ficam sem Carnaval público os municípios de: Rodrigues Alves, Brasiléia, Mâncio Lima, Acrelândia, Bujari, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Assis Brasil, Senador Guiomard, Porto Walter, Capixaba, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus .
Em Brasiléia, a prefeitura justificou o cancelamento pelos impactos das fortes chuvas de fevereiro. O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) afirmou que a prioridade são as ações emergenciais e que o município está em situação de decreto de emergência . A vizinha Epitaciolândia, de menor porte, tradicionalmente não realiza festa carnavalesca.
Mâncio Lima, no Vale do Juruá, cancelou a programação oficial devido às obras de revitalização da Alameda das Águas, espaço tradicionalmente utilizado para grandes eventos na cidade .
Governo do Estado também não promove folia
O governo do Acre, que em anos anteriores realizava o Carnaval oficial no Centro de Rio Branco, também não promoverá a festa em 2026. Em nota, o Executivo estadual informou que todos os reforços e recursos estão concentrados no enfrentamento aos impactos da enchente e citou ainda a responsabilidade com a segurança da população.

A folia em Rio Branco vai reunir atrações musicais locais, escolha da realeza, desfiles de blocos e atividades para públicos de diferentes idades ao longo de cinco dias de festa. Foto: captada
Como será a festa na capital
Apesar da ausência do estado, Rio Branco mantém a programação. A folia começa nesta sexta (13) na Praça da Revolução, no Centro, e segue até terça (17), com atrações musicais locais, escolha da realeza, desfiles de blocos e atividades para públicos de diferentes idades .
A Prefeitura de Rio Branco montou um esquema operacional integrado com Corpo de Bombeiros, Detran-AC, Iapen, BPTran e RBTrans. O Corpo de Bombeiros informou que atuará com oito militares por noite, distribuídos em guarnições de socorro e salvamento, com viaturas operacionais. As equipes entram em serviço entre 16h e 17h e permanecem até as 3h, conforme o cronograma dos eventos .

Brasiléia, na região do Alto Acre, justificou que a festa não vai ocorrer devido aos impactos de fortes chuvas que atingiram o município em fevereiro deste ano. Foto: arquivo
Enquanto 13 municípios acreanos cancelaram a programação oficial de Carnaval, seis cidades do interior confirmaram festa para 2026, com estrutura que varia de palcos fechados a blocos de rua e programação cultural.
Cruzeiro do Sul
O Carnaval Cultural Magid Almeida 2026 ocorre de sábado (14) a terça (17), na Praça Orlei Cameli, das 16h às 3h. A programação inclui corrida temática, matinês, desfile de blocos, apresentações culturais e shows musicais.
Porto Acre
O Porto Folia 2026 começa na sexta (13) e segue até terça (17), das 16h às 2h. Pela primeira vez, a festividade carnavalesca chega a todas as vilas do município. A animação fica por conta de Diro Love, Caio Lima e, no encerramento, na Praça Wilson de Araújo, sobem ao palco a banda Farra Sem Limite e o Trio Moral Elétrico.
Feijó
A programação em Feijó ocorre nos cinco dias, com início na sexta (13) e término na terça (17). O bloco Sujo tem concentração marcada para as 15h em dois dias. Entre as atrações musicais confirmadas está o Trio Furacão, que anima a festa na região.
Sena Madureira
O Carnaval do Povo será realizado na Avenida Avelino Chaves, em frente à maçonaria. A prefeitura confirmou as apresentações da Banda Sorriso, Álamo Kário e Ferdiney Rios.
Tarauacá
O Carnaval do Povo em Tarauacá está previsto para os dias 14 a 17 de fevereiro, na Praça Alton Furtado, das 21h às 3h, segundo a programação oficial do município.
Xapuri
Com o tema “Folia na Princesinha – Carnaval de um Novo Tempo”, a festa em Xapuri acontece de sexta (13) a terça (17), na Praça São Gabriel. O evento contará com arena fechada e controle de acesso para reforçar a segurança dos foliões.

Neste ano o tema da festa de Carnaval em Xapuri, será “Folia na Princesinha – Carnaval de um Novo Tempo” que será celebrado entre sexta (13) e terça (17), na Praça São Gabriel. Foto: captada












Você precisa fazer login para comentar.