fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Assinatura do convênio para a construção do anel viário mobiliza população de Brasileia

Publicado

em

SECOM

Com o auditório do Centro Cultural de Brasileia lotado o governador Tião Viana assinou na tarde desta sexta-feira, 6, junto com a bancada federal do Acre e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o convênio para construção da obra do anel viário de Brasiléia e Epitaciolândia.

Juntamente com a assinatura do convênio para construção do anel viário, o Diretor Executivo do DNIT, Halpher Luigi e o Superintendente do DNIT no Acre Thiago Caetano assinaram a ordem de serviço de reconstrução da BR-317 do trecho de Senador Guiomard a Brasiléia.

“Essa é uma obra importante, não só para o município de Brasileia mas para o Acre e podemos dizer que até para Bolívia essa que é uma obra de integração para os dois países, mais do que isso, são investimentos que vão retirar o fluxo pesado de dentro da cidade, humanizando ainda mais o centro da cidade. Onde estamos dando uma alternativa mais adequada para aqueles que realizam transporte de longa distância, melhorando também a BR-317 com a reconstrução do trecho que liga o município de Senador Guiomard a Brasiléia”, informou Halpher Luigi, Diretor Executivo do DNIT.

A construção do anel viário é uma emenda parlamentar da bancada federal do Acre, que disponibilizou o valor de R$ 60 milhões para a construção de 10 Quilômetros de anel e uma ponte, via dupla, de 240 metros.

“A assinatura dos convênios realizados hoje, é um sonho antigo, desde a época que eu era prefeita de Brasileia que já vinha conversando com a comunidade, lideranças locais e o governo e graças a Deus hoje estamos concretizando esse sonho”, relatou Leila Galvão, Deputada Estadual.

O coordenador da bancada federal, Sérgio Petecão, falou do trabalho desenvolvido para a realização da assinatura do convênio. “O espirito hoje da bancada é em prol do partido maior, o nosso Acre, onde a muitos anos estamos lutando para iniciar essa obra, pela importância que é essa ponte principalmente para o município de Brasileia”, destacou Petecão.

Desde 2015, governo do Estado, bancada federal e Dnit têm se esforçado pela conquista do anel viário. O Senador Gladson Cameli destaca os esforços realizado: “Essa é a prova que a bancada federal não está discutindo cores partidárias, é a união da classe política para tentar desenvolver e criar estruturas pra infraestrutura do nosso Estado”, ressaltou Gladson.

O superintende do Dnit no Acre, Tiago Caetano, agradeceu ao governador Tião Viana pelo empenho, principalmente em Brasília, pela concretização do sonho do anel viário. Ele também reforçou que a recuperação da BR-317 começa de imediato, além do projeto de reconstrução da rodovia estar sendo elaborado de forma rápida pelo Departamento.

A prefeita Fernanda Hassem, a anfitriã do evento, falou a respeito dessa obra tão importante para a região do Alto Acre. “A assinatura dos convênios vem de encontro com a ansiedade popular, necessidade econômica e o crescimento da região do Alto Acre, investimento esse, diga-se de passagem, maior que o orçamento da prefeitura. Quero externar o meu reconhecimento ao trabalho da bancada federal do Acre, ao entendimento que encontraram junto com o governo do estado, na pessoa do governador Tião Viana, por entenderem a importância da construção”, enfatizou Fernanda.

“É uma vitória sobretudo de todo o povo do Alto Acre, porque isso aqui é uma luta antiga e ela vem se consolidando como uma vitória agora e nós temos que agradecer muito. Essa é uma área que tem crescido muito economicamente e estamos fazendo esse trabalho conjunto. O resultado é que essa obra vai sair e será muito importante para gerar emprego, além da infraestrutura e logística de uma economia exportadora que está se consolidando no Acre”, conta Tião Viana, Governador do Acre.

A cerimônia contou com a presença dos senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão, dos prefeitos de Epitaciolândia, Tião Flores, e de Brasileia, Fernanda Hassem, além dos Deputados Federais Alan Rick e Léo de Brito e os Deputados Estaduais Leila Galvão, Gerlen Diniz, N Lima e o representante da câmara municipal de Brasileia presidente Rogério Pontes.

Comentários

Continue lendo

Acre

12 de julho entra para recorde histórico como um dos dias mais frios da capital Santa Cruz

Publicado

em

El Deber

Entra no recorde histórico de um dos dias mais frios da capital Santa Cruz, nos últimos anos. A afirmação foi de Luis Alberto Alpire, mais conhecido como o ‘Senhor do Clima’.

Alpire explicou que em junho de 1984 foi registrada uma temperatura mínima de 4 graus Celsius (°C); O segundo dia mais frio foi 16 de julho de 2010, quando foram registrados 5 °C na capital Santa Cruz; enquanto na sexta-feira, 12 de julho deste ano, foram registrados 8°C, o terceiro dia mais frio da história.

De acordo com o relatório do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (Senamhi), no domingo, a temperatura mínima chegará a 12°C e a máxima chegará a 23°C.

O Governo informou que, para a próxima semana, as temperaturas deverão subir gradualmente, embora os ventos se mantenham de sul até terça-feira, 16 de julho. Na quarta-feira, dia 17, os ventos mudarão de direção e serão de norte, com céu parcialmente nublado e sem possibilidade de chuva.

Para esses dias, estão previstas temperaturas mínimas de 5°C e máximas de 26ºC para a zona dos Valles de Santa Cruz; mínimas de 14°C e máximas de 34°C na área de Chiquitania e, finalmente, para a cidade de Santa Cruz de la Sierra e demais províncias, mínimas de 11ºC e máximas de 29ºC.

Comentários

Continue lendo

Acre

Visitantes tentam entrar com droga em presídio de Tarauacá

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 13, duas visitantes foram flagradas pela Polícia Penal tentando entrar no presídio de Moacir Prado mó município de Tarauacá, interior do Acre com drogas nas partes íntimas.

Segundo a assessoria do órgão, em ambos os casos, um volume estranho foi detectado quando as mulheres passaram pelo aparelho body scan. Após a suspeita, elas foram levadas ao hospital da cidade para a retirada dos objetos. De uma das mulheres, foram retirados 24 gramas de maconha em 30 papelotes, e da outra, 50 gramas de maconha em 47 papelotes e mais 3 papelotes de cocaína.

Após a retirada dos entorpecentes, as visitantes foram conduzidas à delegacia de polícia da cidade, onde deverão passar pelos procedimentos cabíveis de praxe.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apae Rio Branco recebe doações do Estado através do Projeto ‘Juntos Pelo Acre’

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou na manhã de sexta-feira, 13, a entrega de vestuários para familiares e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco.

A ação, que ocorreu na sede da instituição de ensino especial, beneficiou um total de 122 famílias.
A ação faz parte do Projeto Juntos Pelo Acre, no qual a Defesa Civil atuou diretamente na doação dos itens, enquanto a SEASDH foi responsável por direcionar os donativos ao público-alvo.

A professora Maria do Carmo Pismel, a ‘Carminha’, presidente da Apae Rio Branco, destacou a importância da iniciativa do Executivo estadual.

“Cada contribuição pode fazer uma grande diferença na vida de quem precisa, como é o caso dos nossos estudantes e suas famílias!
O Projeto ‘Juntos Pelo Acre’ é uma oportunidade para unirmos forças e ajudarmos aqueles que mais necessitam. O poder público está de parabéns”, declarou a gestora.

Comentários

Continue lendo