Acre
Assaltante baleado com tiro na cabeça durante execução de roubo é condenado

Dhose Souza Costa foi condenado pela justiça do Acre foi condenado a mais de 6 anos de cadeia.
O presidiário Dhose Souza Costa, baleado com tiro na cabeça durante a execução de um assalto, foi condenado pela Justiça do Acre.
A decisão foi do Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirene.
Daniel Conceição Ferreira, o comparsa de Dhose, também foi responsabilizado pelo crime. A dupla terá que cumprir quase 14 anos de prisão.
Consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre, que na tarde de 1º de setembro do ano passado, Dhose e Daniel renderam um cliente de um restaurante. O assalto aconteceu no Bairro 15, em Rio Branco.
Mas ao tentar entrar no estabelecimento comercial para abordar outras pessoas, Dhose foi surpeendido por um policial.
O acusado acabou baleado com um tiro de raspão na região da cabeça.
O assaltante, que era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi socorrido pela ambulância de suporte avançado do SAMU e encaminhado ao Pronto Socorro.
O comparsa do criminoso, que também usava tornozeleira eletrônica fugiu.

Daniel Conceição Ferreira, o “Comodoro”, foi preso e condenado a mais de 7 anos de cadeia.
Mas no dia seguinte, Daniel Conceição Ferreira, o “Comodoro”, foi preso por investigadores da DCORE. Ele recebeu a maior pena: 7 anos e 4 meses prisão.
Já Dhose Costa terá que cumprir 6 anos e 4 meses.
Por serem reicidentes na pratica de roubo, a dupla teve o direito de recorrer em liberdade, negado.
Eles ainda terão que pagar uma indenização de R$ 1 mil por ter danificado o telefone celular da vítima.
Comentários
Acre
Ação de Saúde promove conscientização sobre uso irracional de medicamentos
Em alusão ao Dia Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Combate à automedicação, celebrado no dia 5 de maio, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, realizou nesta segunda-feira (5), uma importante ação de saúde e conscientização, na Praça da Revolução. A iniciativa visou orientar a população sobre o uso responsável de medicamentos, além de oferecer serviços essenciais à saúde.
A conselheira federal de Farmácia, Isabela Sobrinho, comentou sobre a ação.
“O Conselho Federal de Farmácia está realizando ações em todo o Brasil e aqui no Acre, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia, a Prefeitura de Rio Branco e a Secretaria Municipal de Saúde. Estamos oferecendo serviços como medição de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a covid-19 e Influenza. Aproveitamos também para conscientizar a população sobre a importância de não tomar medicamentos sem indicação médica, além de distribuir folders com orientações sobre o descarte correto de medicamentos e o uso adequado.”
O senhor Virgílio Esteves, 73 anos, professor municipal aposentado e morador de Rio Branco, também participou da ação e destacou a importância da iniciativa.
“A importância dessa ação é se prevenir contra problemas futuros, como diabetes e outras condições de saúde. Parabenizo a iniciativa, que traz benefícios para todos nós.”
Ana Valéria Freitas, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, também reforçou a relevância do evento.
“Hoje, no Dia Nacional do Uso Racional dos Medicamentos, estamos aqui para orientar os pacientes que fazem uso de medicamentos, lembrando-os da importância de não se automedicarem. Além disso, oferecemos serviços como a medição de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a Covid-19 e influenza.”
O evento destacou a necessidade de um uso consciente dos medicamentos para evitar riscos à saúde, especialmente para a população idosa, que frequentemente é polimedicada.
Comentários
Acre
Sindicato convoca paralisação em escolas municipais de Rio Branco
Escolas da rede municipal de ensino de Rio Branco podem ter as atividades suspensas nesta terça-feira, 6, devido a uma paralisação convocada pelo sindicato dos trabalhadores do município. Uma reunião acontece às 15h na tarde desta segunda-feira, 5, entre o sindicato e a equipe do vice-prefeito e secretário de educação, Alysson Bestene (PP).
À reportagem do ac24horas, a Secretaria Municipal de Educação informou que não há um levantamento oficial sobre quais unidades devem aderir ao movimento, já que a iniciativa é exclusiva do sindicato.
A secretaria ressaltou que, embora não interfira na paralisação, está acompanhando a situação e garantirá a reposição das aulas para os estudantes eventualmente afetados.
Comentários
Acre
SEE terá nova sede administrativa voltada à área pedagógica, anuncia Aberson Carvalho
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) terá um novo espaço para abrigar sua estrutura administrativa voltada ao ensino. A mudança inclui a transferência de todas as divisões e departamentos pedagógicos da Secretaria Adjunta de Ensino para um único prédio, localizado na Avenida Nações Unidas, em frente ao 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC), em Rio Branco.
Nesta segunda-feira, 5, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, visitou as futuras instalações e destacou os avanços que a mudança proporcionará à gestão da pasta. Segundo ele, a iniciativa vai além da simples mudança de endereço, representando a centralização dos setores pedagógicos, com foco na eficiência do trabalho técnico e na melhoria dos atendimentos à comunidade escolar.
“Temos alguns prédios locados pela cidade e, em observância ao melhor fluxo, melhor estrutura administrativa e economia, decidimos concentrar tudo em um único espaço. Agora, alugamos um prédio onde funcionará a Secretaria Adjunta de Ensino, o que facilitará ainda mais o funcionamento administrativo da Educação”, afirmou o secretário.
A medida visa modernizar a gestão pública, com foco na eficiência, economia de recursos e valorização das equipes técnicas. A nova sede está sendo preparada para receber os servidores em um ambiente mais integrado, funcional e adequado às necessidades da Secretaria.
ASSISTA AO VÍDEO: