Geral
Às vésperas do registro de Lula, Cármen Lúcia defende Lei da Ficha Limpa
Presidente do Supremo Tribunal Federal destacou iniciativas populares de participação na política durante evento em Brasília
Às vésperas do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República nas eleições 2018, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, destacou, nesta segunda, 13, as iniciativas populares de participação na política, ressaltando a Lei da Ficha Limpa, que tornou inelegíveis cidadãos condenados na Justiça por um órgão colegiado.
Candidato do PT à Presidência da República, Lula deve ter o registro de candidatura realizado nesta quarta-feira, 15, no TSE. Condenado e preso na Lava Jato, contudo, o petista deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, já que teve a condenação confirmada em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).
“Leis eleitorais, nacionais, da maior importância, são de iniciativa popular. A chamada Lei da Ficha Limpa. Foi um conjunto de cidadãos que levou ao Congresso Nacional aquilo que lhe parecia próprio. Uma lei considerada pela ONU como uma das melhores leis que existem”, assinalou a ministra durante palestra no painel ‘Democracia e poder do cidadão’, no UniCEUB, em Brasília, que também contou com a presença do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, e do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Cármen, que focou sua fala na liberdade democrática e do Direito, também comentou sobre a legitimidade de governos que foram escolhidos a partir do voto. “Eu escuto agora falar que, no plano nacional e no plano estadual, o governo ‘tal’ não tem legitimidade. Tem sim. Se foi eleito segundo as normas constitucionais e eleitorais, a pessoa que foi levada por nós cidadãos, nós eleitores, com a responsabilidade que temos com nosso País, é claro que nós temos uma legitimidade”, disse Cármen, que deixa a presidência da Suprema Corte em setembro.
Referindo-se à expressão utilizada pelo colega, ministro Marco Aurélio, Cármen ainda falou em “tempos estranhos” e “perigosos”. “Se você fura a fila da cantina, você vira ministro e fura a fila da licitação. Cansam de me perguntar se as instituições estão funcionando, estão sim. Ministro Marco Aurélio tem a expressão dos “tempos estranhos”, estranhos e perigosos, às vezes”, acrescentou a ministra, que ressalvou, no entanto, que “se vive” de acordo com as normas e a Constituição.
Fake news. Também considerado um dos assuntos “da vez”, o tópico das fake news, como são chamadas as notícias falsas em inglês, também foi comentado. Marco Aurélio Mello, que também atua no TSE, disse que ‘felizmente’ não houve regulamentação sobre o tema. Para o ministro, que reforçou sua posição em entrevista a jornalistas depois da palestra, o combate a disseminação das notícias falsas não deve ter caráter prévio, correndo o risco de soar como censura.
“As ideais são incontroláveis. O que nós precisamos é que posteriormente, diante de uma mentira intencional, de uma inverdade, ter as consequências jurídicas. Mas a priori, qualquer regulamentação soaria como uma censura, e ante os ares democráticos, não podemos ter censura”, afirmou o ministro.
Marco Aurélio ainda disse que o “local próprio ao protesto é a urna”, e pediu que o cidadão compreenda a responsabilidade do voto, na escolha daqueles que irão dirigir o País. “O que precisamos é de homens públicos que observem que o cargo ocupado é para servir aos semelhantes, e não para aquele que está no cargo servir em benefício próprio e em benefício da família”, ressaltou Marco Aurélio.
Comentários

Geral
“Amigos” se estranham durante bebedeira que quase termina em morte em Rio Branco
Um homem identificado como Alan Marques de Oliveira, de 34 anos, foi agredido fisicamente e esfaqueado durante uma discussão em uma conveniência localizada no Posto Correntão, na BR-364, no Segundo Distrito de Rio Branco.
O incidente ocorreu durante uma bebedeira na noite de sábado. Alan estava acompanhado de um “amigo” quando a briga começou, resultando em socos e um golpe de faca no abdômen de Alan.
Mesmo ferido, Alan conseguiu buscar ajuda em uma farmácia próxima e foi assistido por populares, que acionaram a polícia e uma ambulância.
O Samu prestou os primeiros socorros, estabilizando seu estado de saúde. Alan foi posteriormente levado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado foi descrito como estável.
O agressor fugiu do local e está sendo procurado pela polícia, com a ajuda de informações colhidas no local. A investigação do caso ficará a cargo da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Comentários
Geral
Homem é agredido por ser suspeito de ter tentado matar outra pessoa a facada em Rio Branco
Uma agressão ocorreu na manhã deste sábado, dia 30, em uma avenida localizada no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco, capital do Acre. Gleison Santana Melo, 32 anos, seria suspeito de ter tentado matar outro homem a golpe de faca.
Enquanto estava na companhia de um conhecido identificado como Cleiverson Silva Sales, os dois acabaram se desentendendo e, de posse de uma faca, Gleison desferiu um golpe nas costas de Cleiverson, que para não morrer conseguiu correr e pediu ajuda a populares. Após o crime, Gleison fugiu do local.
Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básica para dar os primeiros atendimentos a Cleiverson. Depois de atendido, Cleiverson foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.
Policiais militares do 3° Batalhão colheram as informações e realizaram um patrulhamento de rotina na região, mas não conseguiram encontrar o acusado. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Comentários
Geral
Após denuncia, Polícia prende homem em ‘boca de fumo’ com droga e munições na Capital
Um jovem identificado como Luís Henrique Santos da Silva, 21 anos, se encontra na Delegacia de Flagrantes (Defla), após ser preso portando droga e as munições.
Luís foi preso pela acusação de porte ilegal de munição e tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira (29), após ser localizado dentro de uma residência em um beco situado no bairro São Francisco, em Rio Branco.
Uma guarnição do CHOQUE do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), realizavam patrulhamento de rotina, quando foi informado que um morador denunciou que uma casa dentro estava sendo usada para comercializar entorpecentes dia e noite, além do ‘gerente’ andar sempre armado.
Após se deslocar para averiguar a denuncia e, no final do beco, se aproximaram do local e sentiram um forte odor de maconha. Ao olhar pelas “brechas” da casa, os PMs flagraram Luís sentado na lateral da cama, pesando e embalando entorpecentes.
Com um cerco feito na casa, solicitou que homem fosse até a porta e ele autorizou entrada dos policiais, tendo em vista que a guarnição já havia visualizado a droga. Foi encontrado seis porções de maconha já prontas para a venda, duas munições, uma máquina de passar cartão de crédito, um canivete, uma balança de precisão, um celular e material para embalo da droga.
Diante dos fatos, Luís recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), com a droga e as munições, para serem tomadas as medidas cabíveis.
Comentários
-
Acre14 horas atrás
Grave acidente de trânsito na Estrada Cobija/Porvenir deixa duas vítima Fatais e feridos
-
Acre2 dias atrás
Mais um assaltante de loja de celulares é preso pela Polícia Civil do Acre
-
Acre2 dias atrás
Carro avança preferencial e colide contra moto causando a morte motociclista na Capital do Acre
-
Geral2 dias atrás
Denúncia procedente: Dupla é condenada por execução de adolescente
-
Geral2 dias atrás
Comerciante de Cruzeiro do Sul condenado a 50 anos de cadeia por estuprar a própria filha é preso em Porto Velho
-
Flash17 horas atrás
Maior macaxeira no Festival da Farinha mediu 1,85 e garantiu prêmio de 1 mil a produtor
-
Geral2 dias atrás
CRM-AC denuncia tentativa de registro com diploma médico falso à Polícia Federal
-
Geral2 dias atrás
Advogado vai recorrer da decisão que determinou a transferência de 14 presos do Acre