Conecte-se conosco

Cotidiano

AS CRAQUES DO ANO: 10 ‘Brabas’ do futebol feminino no Brasil em 2023

Publicado

em

ogol.com.br

Assim como ano passado, a equipe oGol encerra a temporada do futebol feminino com dez “Brabas” da temporada. Dez jogadoras que se destacaram na temporada brasileira do futebol feminino, e com espaço também para quem não nasceu no Brasil.  Mais uma vez, com a soberania corintiana na temporada, temos muitas jogadoras do Timão. Mas trazemos destaques também de outras equipes fora de São Paulo, impulsionadas por boas campanhas nacional e internacionalmente. Você, claro, pode ficar à vontade para destacar quem eventualmente merecia estar na lista, mas por um motivo, ou outro, acabou ficando de fora.

Priscila (Internacional)

© Ricardo Duarte / Inter

Aos 19 anos, Priscila foi possivelmente a grande revelação da temporada do futebol brasileiro. A atacante, que estreou no profissional do Inter ainda em 2022, viveu um ano iluminado, sendo artilheira da Libertadores Feminina.

Campeã nacional no sub-17 e sub-20 pelo Inter, Priscila marcou o primeiro gol no ano na Supercopa Feminina, contra o Corinthians. Era reserva na competição, mas conquistou um lugar entre as titulares no Brasileiro, e virou protagonista na Libertadores. Semifinalista da competição internacional, marcou oito gols em seis jogos. Priscila faturou o título do Gaúcho pelas Gurias Coloradas e terminou o ano com 20 gols em 29 partidas. A artilheira estreou, também, na seleção brasileira.

Belén Aquino

© Internacional

Destaque do Peñarol e da seleção uruguaia, Belén Aquino chegou em Porto Alegre para ser a companheira perfeita para a artilheira Priscila. Formou uma dupla de ataque que deu o que falar na temporada do futebol feminino.

Aquino ficou em segundo em assistências na Libertadores, e em terceiro no Brasileiro (são nove assistências no total). Se destaca pelo drible, é forte no 1 contra 1 e foi a assistente perfeita de Priscila, apesar de ter terminado o ano com dez gols em 28 partidas.

Bia Zaneratto (Palmeiras)

© Fabio Menotti/Palmeiras

2023 foi mais um grande ano de Bia Zaneratto no Palmeiras. A atacante, que voltou ao clube em 2022 após passagem no futebol chinês, superou as 30 participações em gol na temporada mais uma vez, sendo protagonista nas campanhas alviverdes.

Bia Zaneratto foi a jogadora com mais assistências e mais participações em gols na Libertadores, e a com mais assistências no Brasileirão. Foram, ao todo, 18 gols e 15 assistências no ano. A canhotinha teve mais um ano para não esquecer, embora não tenha conseguido conquistas coletivas com o Palmeiras.

Tamires (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

A polivalente Tamires não dá sinais de cansaço. A lateral, que pode atuar adiantada, tem 36 anos, mas viveu a temporada mais goleadora com a camisa do Corinthians, e promete seguir em alta por mais alguns anos.

A jogadora, que já projetou atuar até os 40 anos, fez nove gols em 33 jogos pelo Timão, sendo artilheira, inclusive, da Supercopa, com três tentos. Tamires, que marcou o gol do título paulista diante da Ferroviária, foi mais um dos destaques do Corinthians campeão de tudo no ano. Tamires se manteve, também, na seleção brasileira, durante e depois do Mundial.

Amanda Gutierres (Palmeiras)

© Fabio Menotti/Palmeiras

Aos 22 anos, Amanda Gutierres viveu a melhor temporada da carreira. Depois de bater e voltar na Europa, no Bordeaux, a atacante palmeirense beirou os 30 gols na temporada, sendo a grande artilheira do Campeonato Brasileiro.

Amanda Gutierres, que fez 14 gols no Brasileiro e foi, também, líder em participação em gols (16), terminou o ano com 27 tentos em 34 partidas, sendo vice-artilheira do Campeonato Paulista. Faltaram títulos, mas não gols para a jovem no ano.

Byanca Brasil (Cruzeiro)

© Gustavo Martins/Cruzeiro

Pode-se dizer que a carioca Byanca Brasil carregou as Cabulosas na temporada. Artilheira do Campeonato Mineiro, vice-artilheira do Brasileiro, a atacante, aos 28 anos, vive o ápice da carreira.

Campeã mineira, Byanca Brasil marcou 12 gols na campanha do título, inclusive o decisivo, na vitória magra sobre o rival Atlético. No Brasileiro, competição na qual superou a marca dos 100 jogos, Byanca Brasil marcou 11 gols e deu quatro assistências, apesar de o Cruzeiro ter caído nas quartas de final para o campeão Corinthians.

Tarciane (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

A zagueira Tarciane, de apenas 20 anos, viveu mais uma temporada iluminada pelo Corinthians, que lhe rendeu convocações para a seleção brasileira. Mais uma vez, também, se destacou com gols, e gols decisivos.

Tarciane, que marcou no Brasileiro contra Palmeiras e São Paulo, anotou um dos gols na final Campeonato Paulista, e terminou a temporada com quatro tentos. Defensora de alta estatura, se destaca pelo bom jogo pelo alto, tanto no ataque, quanto na defesa. Esse ano, pela bela campanha no Timão, com 34 jogos (maior número de partidas como profissional), Tarciane voltou a ter chances na seleção brasileira.

Duda Sampaio (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel / Agencia Corinthians

Mais uma jovem que pegou carona no ano perfeito do Corinthians, Duda Sampaio vai se firmando, também, na seleção, e no Timão já soma números que se comparam com o destaque que teve por Cruzeiro, América e Internacional.

Meia ofensiva, Duda foi a terceira jogadora com mais assistências no Brasileiro, com seis passes para gol, e terminou o ano com dez tentos em 32 partidas. Campeã de tudo com o Timão, e cada vez mais presente na seleção, Duda Sampaio já havia aparecido entre os destaques ano passado, e promete seguir figurinha carimbada.

Aline Gomes (Ferroviária)

© Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

A ponta Aline Gomes foi uma das revelações da temporada no futebol brasileiro. Habilidosa, de muita personalidade, conquistou seu espaço no elenco das Guerreiras Grenás e buscou protagonismo.

Aline teve destaque, em especial, no Brasileiro Feminino, sendo a segunda jogadora com mais participações em gols: 15, sendo dez gols e cinco assistências. Terminou o ano com 13 gols, e teve a oportunidade, ainda, de estrear pela seleção. O futuro, para Aline, se mostra brilhante.

Mylena Carioca (Ferroviária)

© Cárila Covas/Ferroviária SAF

Foi mais um ano de muitos gols para Mylene Carioca. A atacante, que já acertou permanência na Ferroviária até 2025, anotou dez tentos em 35 partidas, e foi destaque em mais um ano de alto nível das Guerreiras Grenás.

Vice-campeã brasileira com a Ferroviária, Mylena conquistou a Copa Paulista, marcando um gol na decisão diante do Red Bull Bragantino. Parceira de Aline Gomes na frente, e com a versatilidade de jogar no lado do campo, Mylena viveu uma segunda temporada de alto nível pelas Guerreiras Grenás.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios

Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.

“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Definir provas

Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.

“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.

A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.

Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.

O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg acerta contratações e afasta atletas

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Trabalho coletivo deve definir os titulares da Adesg

A diretoria da Adesg acertou as contratações do meia Gabriel, ex-Falcon de Sergipe, e do atacante Marcos Vinícius. Os dois atletas chegam para aumentar as opções do técnico Rodrigo Deiãs no setor ofensivo.

“O Marcos Vinícius estava no Rio Branco e foi integrado e o Gabriel chega nesta quinta(15). O professor (Rodrigo Deião) vai avaliar as condições dos atletas para a estreia”, afirmou o diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva.

Jojo e Pablo

O lateral Jojo e o meia Pablo foram afastados dos treinamentos. Os dirigentes do Leão irão avaliar a situação e existe a possibilidade de dispensa dos dois jogadores.

Treino de apronto

Rodrigo Deião comanda o treino de apronto da Adesg nesta quinta, 15, no estádio Nabor Júnior, em Senador Guiomard, e deve definir a equipe para a estreia no Estadual. O Leão enfrenta o Humaitá no sábado, 17, às 17 horas, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo