Conecte-se conosco

Cotidiano

AS CRAQUES DO ANO: 10 ‘Brabas’ do futebol feminino no Brasil em 2023

Publicado

em

ogol.com.br

Assim como ano passado, a equipe oGol encerra a temporada do futebol feminino com dez “Brabas” da temporada. Dez jogadoras que se destacaram na temporada brasileira do futebol feminino, e com espaço também para quem não nasceu no Brasil.  Mais uma vez, com a soberania corintiana na temporada, temos muitas jogadoras do Timão. Mas trazemos destaques também de outras equipes fora de São Paulo, impulsionadas por boas campanhas nacional e internacionalmente. Você, claro, pode ficar à vontade para destacar quem eventualmente merecia estar na lista, mas por um motivo, ou outro, acabou ficando de fora.

Priscila (Internacional)

© Ricardo Duarte / Inter

Aos 19 anos, Priscila foi possivelmente a grande revelação da temporada do futebol brasileiro. A atacante, que estreou no profissional do Inter ainda em 2022, viveu um ano iluminado, sendo artilheira da Libertadores Feminina.

Campeã nacional no sub-17 e sub-20 pelo Inter, Priscila marcou o primeiro gol no ano na Supercopa Feminina, contra o Corinthians. Era reserva na competição, mas conquistou um lugar entre as titulares no Brasileiro, e virou protagonista na Libertadores. Semifinalista da competição internacional, marcou oito gols em seis jogos. Priscila faturou o título do Gaúcho pelas Gurias Coloradas e terminou o ano com 20 gols em 29 partidas. A artilheira estreou, também, na seleção brasileira.

Belén Aquino

© Internacional

Destaque do Peñarol e da seleção uruguaia, Belén Aquino chegou em Porto Alegre para ser a companheira perfeita para a artilheira Priscila. Formou uma dupla de ataque que deu o que falar na temporada do futebol feminino.

Aquino ficou em segundo em assistências na Libertadores, e em terceiro no Brasileiro (são nove assistências no total). Se destaca pelo drible, é forte no 1 contra 1 e foi a assistente perfeita de Priscila, apesar de ter terminado o ano com dez gols em 28 partidas.

Bia Zaneratto (Palmeiras)

© Fabio Menotti/Palmeiras

2023 foi mais um grande ano de Bia Zaneratto no Palmeiras. A atacante, que voltou ao clube em 2022 após passagem no futebol chinês, superou as 30 participações em gol na temporada mais uma vez, sendo protagonista nas campanhas alviverdes.

Bia Zaneratto foi a jogadora com mais assistências e mais participações em gols na Libertadores, e a com mais assistências no Brasileirão. Foram, ao todo, 18 gols e 15 assistências no ano. A canhotinha teve mais um ano para não esquecer, embora não tenha conseguido conquistas coletivas com o Palmeiras.

Tamires (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

A polivalente Tamires não dá sinais de cansaço. A lateral, que pode atuar adiantada, tem 36 anos, mas viveu a temporada mais goleadora com a camisa do Corinthians, e promete seguir em alta por mais alguns anos.

A jogadora, que já projetou atuar até os 40 anos, fez nove gols em 33 jogos pelo Timão, sendo artilheira, inclusive, da Supercopa, com três tentos. Tamires, que marcou o gol do título paulista diante da Ferroviária, foi mais um dos destaques do Corinthians campeão de tudo no ano. Tamires se manteve, também, na seleção brasileira, durante e depois do Mundial.

Amanda Gutierres (Palmeiras)

© Fabio Menotti/Palmeiras

Aos 22 anos, Amanda Gutierres viveu a melhor temporada da carreira. Depois de bater e voltar na Europa, no Bordeaux, a atacante palmeirense beirou os 30 gols na temporada, sendo a grande artilheira do Campeonato Brasileiro.

Amanda Gutierres, que fez 14 gols no Brasileiro e foi, também, líder em participação em gols (16), terminou o ano com 27 tentos em 34 partidas, sendo vice-artilheira do Campeonato Paulista. Faltaram títulos, mas não gols para a jovem no ano.

Byanca Brasil (Cruzeiro)

© Gustavo Martins/Cruzeiro

Pode-se dizer que a carioca Byanca Brasil carregou as Cabulosas na temporada. Artilheira do Campeonato Mineiro, vice-artilheira do Brasileiro, a atacante, aos 28 anos, vive o ápice da carreira.

Campeã mineira, Byanca Brasil marcou 12 gols na campanha do título, inclusive o decisivo, na vitória magra sobre o rival Atlético. No Brasileiro, competição na qual superou a marca dos 100 jogos, Byanca Brasil marcou 11 gols e deu quatro assistências, apesar de o Cruzeiro ter caído nas quartas de final para o campeão Corinthians.

Tarciane (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

A zagueira Tarciane, de apenas 20 anos, viveu mais uma temporada iluminada pelo Corinthians, que lhe rendeu convocações para a seleção brasileira. Mais uma vez, também, se destacou com gols, e gols decisivos.

Tarciane, que marcou no Brasileiro contra Palmeiras e São Paulo, anotou um dos gols na final Campeonato Paulista, e terminou a temporada com quatro tentos. Defensora de alta estatura, se destaca pelo bom jogo pelo alto, tanto no ataque, quanto na defesa. Esse ano, pela bela campanha no Timão, com 34 jogos (maior número de partidas como profissional), Tarciane voltou a ter chances na seleção brasileira.

Duda Sampaio (Corinthians)

© Rodrigo Gazzanel / Agencia Corinthians

Mais uma jovem que pegou carona no ano perfeito do Corinthians, Duda Sampaio vai se firmando, também, na seleção, e no Timão já soma números que se comparam com o destaque que teve por Cruzeiro, América e Internacional.

Meia ofensiva, Duda foi a terceira jogadora com mais assistências no Brasileiro, com seis passes para gol, e terminou o ano com dez tentos em 32 partidas. Campeã de tudo com o Timão, e cada vez mais presente na seleção, Duda Sampaio já havia aparecido entre os destaques ano passado, e promete seguir figurinha carimbada.

Aline Gomes (Ferroviária)

© Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

A ponta Aline Gomes foi uma das revelações da temporada no futebol brasileiro. Habilidosa, de muita personalidade, conquistou seu espaço no elenco das Guerreiras Grenás e buscou protagonismo.

Aline teve destaque, em especial, no Brasileiro Feminino, sendo a segunda jogadora com mais participações em gols: 15, sendo dez gols e cinco assistências. Terminou o ano com 13 gols, e teve a oportunidade, ainda, de estrear pela seleção. O futuro, para Aline, se mostra brilhante.

Mylena Carioca (Ferroviária)

© Cárila Covas/Ferroviária SAF

Foi mais um ano de muitos gols para Mylene Carioca. A atacante, que já acertou permanência na Ferroviária até 2025, anotou dez tentos em 35 partidas, e foi destaque em mais um ano de alto nível das Guerreiras Grenás.

Vice-campeã brasileira com a Ferroviária, Mylena conquistou a Copa Paulista, marcando um gol na decisão diante do Red Bull Bragantino. Parceira de Aline Gomes na frente, e com a versatilidade de jogar no lado do campo, Mylena viveu uma segunda temporada de alto nível pelas Guerreiras Grenás.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual

Publicado

em

O zagueiro Cristiam Matheus, ex-Cambé do Paraná, foi apresentado nesta quarta, 11, no José de Melo, e é mais um reforço do Rio Branco para a sequência do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. “Estava trabalhando e chego bem fisicamente. Terei duas semanas para treinar com o restante do elenco até a próxima partida e quero ajudar o Rio Branco”, declarou Cristiam Matheus. Quer reforços O …

O post Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17

Publicado

em

A diretoria do Galvez fechou o planejamento visando à disputa da Copa do Brasil Sub-17. O elenco embarca para Macapá, no Amapá, no próximo dia 22 e no dia 24 enfrenta o Oratório no estádio Zerão, a partir das 13 horas(hora Acre). “Embarcamos na madrugada e iremos chegar no início da tarde. A logística nos favoreceu e os atletas terão um bom período de descanso para a …

O post Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17 apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo apresenta ZPE a empresários chineses em tratativa para a instalação de três indústrias no Acre

Publicado

em

Como parte da política de ampliar o comércio exterior e diversificar as relações econômicas internacionais, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou a um grupo de empresários chineses, nesta quarta-feira, 11, a estrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Senador Guiomard, e outras iniciativas de fortalecimento do setor produtivo local.

O objetivo da agenda foi intensificar as tratativas com o grupo, iniciadas há duas semanas, para instalar três indústrias do país no Acre.

O Estado detalhou o processo de reestruturação da ZPE como a regularização dos terrenos, a atualização da legislação das ZPE’s no Brasil feita pela União, a modernização administrativa e as melhorias físicas para garantir segurança jurídica e ambiente favorável à instalação de indústrias. Também foram apresentados a estrutura logística do estado, a Rota Quadrante Rondon, que conecta o Brasil aos portos do Pacífico no Peru pelo Acre, a malha aérea da região e o mercado potencial de cerca de 30 milhões de pessoas em um raio de mil quilômetros no entorno do estado.

Empresários chineses conheceram estrutura e incentivos da ZPE. Foto: Emely Azevedo/Seict

Na ocasião, os investidores analisaram dados sobre as exportações de soja, carne suína, carne bovina, madeira e outros produtos. Outro destaque foi a ênfase nos projetos da ferrovia bioceânica Brasil-China que passará pelo Acre até os portos peruanos, do Polo Logístico do Acre para armazenamento e distribuição de produtos para todo o Brasil e países vizinhos, além da concessão de 400 mil hectares de área florestal sustentável no estado, que será votada pela Assembleia Legislativa (Aleac) nos próximos meses, com a finalidade de ampliar a bioeconomia no território.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que o pacote de incentivos fiscais do Estado aliado à Rota Quadrante Rondon, que reduz em até 14 dias o envio de produtos à Ásia a partir da conexão com o Porto de Chancay, no Peru, posiciona o Acre como ambiente estratégico para investimentos. “Agora, ficam os encaminhamentos para que os empresários chineses avancem nos estudos e protocolos necessários para uma possível instalação industrial no nosso estado. Isso fortalecerá a geração de empregos para a nossa população e fortalecimento da nossa economia”.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, apresentou o atual cenário econômico e logístico do Acre durante a visita. Foto: Emely Azevedo/Seict

Presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, reforçou o papel institucional de acolhimento e articulação. Segundo ela, a proposta apresentada à delegação chinesa posiciona o Estado como centro de integração dos corredores bioceânicos e dos aeroportos internacionais na Bolívia e no Peru. “O objetivo é fomentar negócios e receber investidores dentro da nossa estratégia de inserção do Acre no comércio global. Estamos confiantes de que o nosso estado se consolida cada vez mais como destino essencial para esses grandes empreendimentos”.

O CEO da Jiede Logistics, Jack Jiang, afirmou ter ficado impressionado com o potencial acreano, além da infraestrutura existente. De acordo com ele, a ideia é construir na ZPE plantas industriais para fabricação de eletrodomésticos, vestimentas e veículos elétricos de duas e três rodas. “É uma região com grande potencial de consumidores, incluindo também as pessoas que vivem nos dois países que fazem fronteira com o Acre, boa infraestrutura e muito apoio do governo. Os produtos chineses fabricados na ZPE do Acre podem atender o Brasil, os países vizinhos e a América Latina”.

Comitiva chinesa demonstrou grande interesse de instalar indústrias na ZPE acreana. Foto: Emely Azevedo/Seict

O presidente do Conselho de Administração da ZPE, Márcio Rebouças, explicou que a comitiva chinesa visitou as cidades de Brasileia, Epitaciolândia e agenda com a Câmara de Comércio de Pando, na Bolívia. “Eles têm interesse concreto e real no Acre. O objetivo é produzir na ZPE para atender a América Latina, Central e o mercado brasileiro. Está previsto, inclusive, o envio de um contêiner de produtos ao Acre para teste de mercado”. Rebouças também destacou o trabalho de viabilização de voos internacionais entre Acre, Bolívia e Peru, ampliando a integração regional.

CEO da ES Consultoria, Henrique Kao, ressaltou que o movimento do empresariado chinês faz parte de uma tendência estratégica de descentralização dos investimentos feitos pelo maior país da Ásia no Brasil. “São Paulo e Rio de Janeiro são mercados que já estão saturados e enfrentam muito congestionamento logístico. Empresários chineses buscam novas oportunidades. A ZPE está próxima de países vizinhos, da capital e de aeroportos, com mão de obra disponível. É importante se instalar rapidamente para conquistar o mercado interno e latino-americano”, pontuou.

Empresários também conheceram os terrenos disponíveis na ZPE. Foto: Emely Azevedo/Seict

O deputado estadual e primeiro-secretário da Aleac, Luiz Gonzaga, classificou a visita como um sinal inequívoco de que o Acre vive um novo momento. “Estamos mais próximos da Ásia via Porto de Chancay. Temos a ZPE como espaço estratégico de produção, com isenções variadas para produção e para venda tanto no Brasil como no exterior. Nossa biodiversidade, especialmente a que está na Serra do Divisor, abre potencial para bioeconomia nas áreas de medicamentos e cosméticos. O Acre está no caminho certo e a Assembleia dará todo apoio necessário ao governo”.

The post Governo apresenta ZPE a empresários chineses em tratativa para a instalação de três indústrias no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo