Conecte-se conosco

Geral

Artista do AC faz estreia na música em parceria inédita com DJ Alok: “É a realização de um sonho”

Publicado

em

A música “Meu Amor” foi lançada nesta sexta-feira (04). Ixã, que conheceu Alok em cerimônia indígena, é a voz por trás da canção e DJ falou que este foi um dos trabalhos mais especiais que já produziu

Alok anuncia a música “Meu Amor”, com Ixã, artista acreano de 19 anos. Foto: Reprodução.

Por Renato Menezes-Contilnet

O DJ Alok, conhecido no mundo inteiro pelos hits “Hear Me Now” e “Don’t Say Goodbye”, pegou todo mundo – e principalmente, o Acre – de surpresa com o lançamento da música “Meu Amor” nessa sexta-feira (04) nas principais plataformas de streaming. Talvez você deva estar se perguntando: ‘mas o que tem de tão especial nessa canção para o Acre ser surpreendido?’. A surpresa tem três letras: Ixã – um jovem acreano que faz sua estreia na indústria fonográfica ao lado de um dos artistas mais ouvidos do planeta.

Nascido Hugo Gabriel Messias Pantoja, Ixã é a voz por detrás da canção de, aproximadamente, três minutos de duração – que já tem videoclipe disponível no YouTube e que já compõe a playlist “Pop Brasil”, uma das maiores do Spotify. A música que fala de amor e reciprocidade, foi composta por Alok e Ixã e surgiu de uma maneira um tanto espontânea e despretensiosa: durante uma cerimônia espiritual com o Povo Huni Kuî.

Ao ContilNet, a mãe do artista, Elina Mukani, contou que Alok ficou encantado com a voz de Ixã e que, no mesmo instante, o convidou para fazer uma colaboração. Na ocasião, o DJ fazia uma imersão na cultura dos povos indígenas para buscar inspirações para seus próximos trabalhos, mais precisamente para o álbum “O Futuro é Ancestral”, que será lançado em 2022.

“O encontro foi através do Cacique e Poder Espiritual Mapu Huni Kuî, que é meu esposo, o qual o Dj Alok quis conhecê-lo em 2021 para participar do álbum que será lançado este ano. O Mapu levou Ixã, que o considera como filho, para acompanhá-lo para realização deste trabalho com o Alok em Belo Horizonte (MG). O Ixã foi só como filho e músico acompanhante de Mapu. Após uma semana de trabalhos musicais intensos, na noite antes de embarcarmos em uma cerimônia realizada por Mapu, Alok escutou pela primeira vez a voz de Ixã e o convidou para gravar. E assim os trabalhos com o Ixã iniciaram”, disse.

“O SENTIMENTO É DE GRATIDÃO”

De fato, a colaboração e o planejamento para dar ao mundo esta parceria foi se estruturando aos poucos. Nas redes sociais, Alok conta que “sem exagero”, lançou uma das músicas mais especiais que já produziu na carreira. Para o artista revelação, estrear no ramo desta forma é motivo de gratidão por acreditar que sonhos podem ser realizados.

“É A REALIZAÇÃO DE UM SONHO QUE NUNCA PLANEJEI OU QUE PUDESSE IMAGINAR QUE FOSSE ACONTECER DA FORMA COMO ACONTECEU. AGORA O SENTIMENTO É DE GRATIDÃO POR TER ESSA OPORTUNIDADE E VISIBILIDADE PARA FALAR DE AMOR, DE ESPERANÇA. NÃO TEM PREÇO”, DISSE IXÃ AO CONTILNET QUE NO MOMENTO DA ENTREVISTA, SE PREPARAVA PARA EMBARCAR E IR À FESTA DA UVA E DO MILHO, NO RIO GRANDE DO SUL, QUE ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA.

“PARECIA QUE EU ESTAVA NO CÉU”

Ele, que é um jovem não-indígena, passou a integrar a cultura do Povo Huni Kuî a partir da união entre Elina e Mapu Kuî. A partir de então, começou a frequentar o Centro de Fortalecimento da Identidade Cultural do Povo Huni Kuî, em Rio Branco, e a desenvolver o amor pela tradição dos ancestrais indígenas.

Toda essa história impressionou Alok, que relatou nas redes sociais como foi os bastidores da feitura dessa música de estreia de Ixã.

“Durante o encontro com o Mapu, uma grande liderança Huni Kuî, conheci um garoto super tímido chamado Ixã. Ele ficou por 8 dias sem falar. Ele não se comunicava e sempre muito introspectivo. No último dia, enquanto eu estava em uma cerimônia deitado de olhos fechados, ouvi uma voz angelical. Parecia que eu estava no céu. Quando eu abri os olhos, adivinha quem estava cantando? Aquele garoto chamado Ixã”. O encanto foi tanto que o DJ já queria ir ao estúdio no dia seguinte.

DJ Alok considera a parceria como uma das mais especiais de toda a carreira. Foto: Reprodução/Twitter.

“LEVAR A MENSAGEM DE AMOR”

Para a mãe, toda essa repercussão é motivo de orgulho para a família, para o estado e para a região Norte. Segundo ela, que acompanhou de perto desde a descoberta, até as gravações e o planejamento de carreira, o processo foi de muita dedicação.

“ESTA OPORTUNIDADE O POSSIBILITOU REALIZAR UM SONHO E ALAVANCAR O QUE TODO MÚSICO ALMEJA: SER RECONHECIDO E VALORIZADO.  E HOJE ELE SER RECONHECIDO PELO DJ ALOK SÓ O ESTIMULOU CADA VEZ MAIS A ACREDITAR NO SEU POTENCIAL. IXÃ TEM MAIS DE 50 MÚSICAS AUTORAIS. ENTÃO TEMOS MUITO O QUE ESPERAR E QUE DEUS O ABENÇOE PARA ELE CONTINUAR SEGUINDO COM SUA VERDADE NA MÚSICA E CONECTANDO MAIS PESSOAS”, FALOU, COMPLEMENTANDO QUE AS EXPECTATIVAS PARA OS PRÓXIMOS PASSOS SÃO AS MELHORES POSSÍVEIS.

Processo criativo da música começou em 2021. Ixã está à esquerda e Alok ao fundo. Foto: Reprodução/Instagram.

Já para Ixã, a ideia é de ‘dar continuidade a esse amor’, sentimento este que a música de estreia descreve com propriedade.

“O que eu penso para os próximos passos é de continuar a levar essa mensagem de amor, de acreditar nos sonhos, naquele amor universal que a gente sente, junto com a música e com todos os encontros que a música vier a me proporcionar, enfim, de continuar produzindo bastante música e dar continuidade a todo esse amor”, falou.

Confira a música clicando aqui.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.

Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.

Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.

Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.

A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.

O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.

Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.

 

Fonte: Ascom/TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco

Publicado

em

Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.

Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.

O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.

A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.

Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.

Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo