Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
‘Aqui me sinto bem’, diz imigrante em novo abrigo na capital do Acre
Haitiano Osnic Cezaire, de 26 anos, diz que abrigo em Rio Branco é melhor.
Pelo menos 20 pessoas trabalham em regime de plantão no local.
G1

Transferência de imigrantes do abrigo em Brasiléia para Rio Branco começou no último sábado (12)
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
A transferência para Rio Branco dos imigrantes que estavam alojados no município de Brasiléia, distante 232 km, começou no último sábado (12). Na ocasião, 240 pessoas, dentre haitianos, senegaleses e dominicanos, chegaram ao Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) é que mais 240 cheguem no local durante este domingo (13). O restante deve ser encaminhado ao novo abrigo na segunda-feira (14).
Há oito dias no Acre, o haitiano Osnic Cezaire, de 26 anos, diz que a estrutura do abrigo na capital é melhor que o de Brasiléia. Ele conta que a alimentação também é boa. Porém, a única coisa que ainda falta é a emissão do restante da documentação para que ele possa seguir viagem. “Aqui, eu me sinto bem. A única coisa que me falta é a carteira de trabalho”, diz.

O haitiano Osnic Cezaire, de 26 anos, diz que abrigo na capital é melhor que o de Brasiléia
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Osnic pretende ir para Brasília (DF). Ele possui um amigo na capital federal e almeja conseguir emprego, principalmente, na área da construção civil. Mas não descarta outras possibilidades que porventura surgirem.
“Eu trabalho na construção de casas de todo tipo e também como jardineiro, mas o que eu encontrar, eu trabalho. Vim buscar uma vida melhor, tenho família e pretendo ajudar. Penso em trazê-los. O que eu quero é trabalhar para ter dinheiro. Esse é meu único pensamento”, conta Osnic.
Estrutura do abrigo
No Parque de Exposições, somente da Seds, que coordena o abrigo, estão trabalhando pelo menos 20 servidores, que se dividem em esquema de plantão, de acordo com secretário da pasta, Antônio Torres. “Estamos com mais de 20 pessoas envolvidas. Também temos alguns da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Estamos com equipes da Saúde, que auxiliam na vacinação. E contamos com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fazendo a segurança durante a noite”, explica.
Durante a estadia no abrigo, os imigrantes recebem três alimentações diárias. Para o banho, são usadas estruturas construídas durante o período em que os atingidos pela cheia do Rio Acre estiveram no local.
No que diz respeito aos serviços oferecidos no local, o secretário explica que, ao chegarem, é feito o cadastramento das informações pessoais e vacinação. No entanto, a Seds aguarda uma resposta da Polícia Federal e Receita Federal para que o restante da documentação seja feita no alojamento.
“Estamos aguardando uma resposta para que seja implantado aqui dentro a emissão da documentação, para facilitar. Eles terão a documentação com mais agilidade e podem seguir viagem também em um tempo mais curto”, explica.
Destino dos imigrantes
Com a cheia do Rio Madeira, em Rondônia, e as dificuldades no tráfego pela BR-364, única via terrestre de acesso entre o Acre e o resto do país, o número de imigrantes no município de Brasiléia aumentou, chegando a mais de 2,5 mil.
O Governo do Acre, para tentar amenizar a situação, passou a usar os voos fretados que trazem alimentos de primeira necessidade ao estado para levar os imigrantes de avião a Porto Velho (RO) de onde seguem viagem para São Paulo (SP) e outros estados do sul e sudeste.
Abrigo fechado
Com a transferência dos imigrantes, o abrigo em Brasiléia será fechado em definitivo. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, os imigrantes que chegarem ao estado serão orientados a seguir para Rio Branco.
Comentários
Acre
Terça-feira terá sol e chuvas pontuais no Acre, com possibilidade de temporais isolados
A previsão do tempo para esta terça-feira, 4, indica um dia de sol e nuvens em grande parte do Acre, com possibilidade de chuvas pontuais, que podem ser intensas em algumas regiões, segundo informações do portal O Tempo Aqui.
Apesar do predomínio de sol, pancadas localizadas não estão descartadas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% durante a tarde e atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram de norte, com variações de noroeste e nordeste, em intensidades fracas a calmas.
Confira as temperaturas previstas para esta terça-feira:
• Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Você precisa fazer login para comentar.