Cotidiano
Aprovado pelo Senado, projeto que amplia combate ao tabagismo vai à Câmara
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12), em votação simbólica, o projeto de lei (PLS 769/2015) que amplia medidas de combate ao tabagismo. De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), a proposta foi relatada pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Serra comemorou a medida como crucial para a saúde da população.
— Hoje o Senado dá uma mensagem clara de que a saúde dos brasileiros é prioridade — afirmou o senador.
Leila elogiou Serra pelo “trabalho incansável” contra o tabagismo há décadas e disse que, nos anos 1980, 30% dos brasileiros fumavam, enquanto hoje apenas 10% da população fumam, graças às restrições à propaganda de cigarro.
— Mas existe uma campanha, uma política ferrenha da indústria do tabagismo, que tenta assediar de forma insistente, com vários artifícios, a juventude do nosso país, e a gente tem que estar o tempo todo em alerta. Eu acho que o maior papel dentro desse Parlamento é nós estarmos sempre alertas de modo que a gente não tenha retrocessos dentro dessa política — disse a senadora.
Os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Rogério Carvalho (PT-SE), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Humberto Costa (PT-PE) elogiaram o projeto, e o empenho do autor e da relatora, dizendo que a proposta ajudará a reduzir o número de fumantes no país.
Braga afirmou que há seis milhões de mortes por ano no mundo relacionadas ao tabagismo.
— O que o Senado da República está votando no dia de hoje, ao aumentar a restrição com relação a uma propaganda muitas vezes enganosa, que induz os jovens ao consumo inadequado do tabagismo, ao consumo inadequado do álcool, pode fazer a diferença entre a vida e a morte — disse Braga, relatando que fumou até ter um câncer de bexiga, decorrente do hábito, há 15 anos.
Já o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), contrário ao projeto, afirmou que as 180 mil famílias que se sustentam com o plantio de fumo nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul serão prejudicadas.
— O que estão fazendo hoje com o cigarro, amanhã vão fazer com a cerveja e com o refrigerante — disse Heinze.
O texto aprovado conta com várias medidas para desestimular o contato de crianças e adolescentes com o fumo. Entre as mudanças previstas no PLS estão a proibição da exposição de produtos destinados ao fumo em pontos de venda, alterações nas embalagens de cigarros, eliminação de substâncias que conferem sabor e aroma a esses produtos e punição para quem fumar em veículos com menores de 18 anos.
O texto é polêmico e dividiu senadores com argumentos ligados à saúde dos usuários e à economia dos estados produtores de tabaco. Atualmente, a lei já proíbe a propaganda comercial de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto, derivado ou não do tabaco. O projeto amplia esse conceito ao incluir na proibição a publicidade, a promoção e o patrocínio desses produtos.
Outra inovação do texto é a proibição à exposição de cigarros nos pontos de venda. Para os defensores da medida, essa exposição muitas vezes é feita ao lado de produtor como balas e chicletes, para atrair crianças e adolescentes.
O projeto proíbe, ainda, a importação e comercialização de produtos derivados do tabaco com substâncias sintéticas ou naturais destinadas a conferir, intensificar, modificar ou realçar o sabor ou aroma de cigarros, charutos, cigarrilhas e afins. O argumento também de que esse tipo de artifício atrai os jovens para o tabagismo. Também fica proibido o uso de máquinas automáticas na comercialização de cigarros e derivados do fumo. De acordo com a relatora, o comércio por meio de máquinas facilita a aquisição do produto por vulneráveis.
Embalagem genérica
O texto original determinava a adoção de padrão gráfico único, com mensagens de advertência aos malefícios do consumo de produtos para o fumo, derivados ou não do tabaco. Para a relatora, a embalagem genérica, com a perda das respectivas marcas pelas empresas, fere a Constituição.
De acordo com a versão aprovada, as embalagens terão um formato padrão, não único. Os espaços não ocupados com advertências e outras informações exigidas pelo poder público, ou seja, disponíveis para que o fabricante coloque sua marca, são 35% da face frontal e 35% da face superior. O espaço destinado a cláusulas e imagens de advertência permanece: 100% da face posterior, 100% de uma das laterais e 30% da face frontal.
Infração de trânsito
A última inovação trazida pelo PLS 769/2015 é direcionada ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). Qualifica-se como infração de trânsito conduzir veículo em que haja alguém fumando se houver passageiro menor de 18 anos. O delito será classificado como infração gravíssima, punido com multa.
O projeto prevê que as medidas entrarão em vigor 90 dias após sua transformação em lei.
Fonte: Agência Senado
Comentários
Cotidiano
10ª edição da Copinha Arasuper tem apenas duas vagas em aberto
De acordo com o coordenador geral da competição, o desportista Auzemir Martins, restam apenas duas vagas a serem preenchidas
Manoel Façanha/Na Marca do Cal
Com duas vagas em aberto, a 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal contará com a presença de 28 equipes de três categorias: sub-10 (08 equipes), sub-12 (10 equipes) e sub-14 (10 equipes). De acordo com o coordenador geral da competição, o desportista Auzemir Martins, restam apenas duas vagas a serem preenchidas por equipes interessadas em disputar a categoria sub-10.
O torneio na próxima temporada irá contar em todas as categorias com a presença de quatro equipes dispostas a brigar pelo título: Santa Cruz, Galvez, CT Furação do Norte e Escolinha Ecoville. Outra equipe confirmada na competição, exceto no sub-10, será a Escolinha Rei Artur, agremiação que venceu o título da categoria em 2024.
Auzemir Martins confirmou para a segunda quinzena deste mês a realização do congresso-técnico para discutir as regras do torneio. A ideia será que as equipes das categorias sub-12 e sub-14 sejam divididas em dois grupos (cada um deles com cinco equipes), avançando os dois primeiros à disputa das semifinais. A 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal está programada para a primeira quinzena de janeiro de 2025.
Veja abaixo os clubes participantes:
CATEGORIA SUB – 10.
1 – SANTA CRUZ.
2 – ESCOLINHA DO GALVEZ.
3 – ESCOLINHA ECOVILLE.
4 – CT FURACÃO DO NORTE.
5 – ESCOLINHA DO PISICA.
6 – COLÉGIO AME.
CATEGORIA SUB – 12.
1 – SANTA CRUZ.
2 – ESCOLINHA GALVEZ.
3 – ESCOLINHA PLÁCIDO DE CASTRO.
4 – SENA ESPORTE.
5 – ESCOLINHA ECOVILLE.
6 – CT FURACÃO DO NORTE.
7 – FLAMENGUINHO.
8 – ESCOLINHA REI ARTUR
9 – CRUZ AZUL.
10 – ESCOLINHA DO BARCELONA.
CATEGORIA SUB – 14.
1 – SANTA CRUZ.
2 – PLÁCIDO DE CASTRO.
3 – ESCOLINHA ECOVILLE.
4 – ESCOLINHA GALVEZ.
5 – AMIGOS SOLIDÁRIOS.
6 – BANGU ESPORTE CLUBE.
7 – FURACÃO DO NORTE.
8 – ESCOLINHA REI ARTUR.
9 – CRUZ AZUL.
10 – VENEZA/MARILDA GOUVEIA.
Comentários
Cotidiano
Sub-11: Rei Artur, Santa Cruz e Galvez vencem com uma chuva de gols
A rodada iniciou com o gramado já molhado e com as equipes da Escolinha do Rei Artur e do Grêmio Xapuriense brigando por três pontos
Manoel Façanha/Na Marca do Cal
Em mais um dia de disputa pela fase classificatória do Campeonato Acreano de Futebol Sub-11, o estádio Florestão recebeu nesta quarta-feira (6) não somente uma chuva de água gelada que caiu do céu, mas também uma chuva de gols.
A rodada iniciou com o gramado já molhado e com as equipes da Escolinha do Rei Artur e do Grêmio Xapuriense brigando por três pontos. No entanto, bastaram apenas 7 minutos de bola rolando para o time da escolinha abrir uma vantagem no placar por 8 a 0. Salomão (3x), Davi Cruz (2x), Thomaz e anotaram os gols.
O sétimo e oitavo gols da Escolinha do Rei Artur saíram ainda antes do intervalo de partida, através de finalizações do meia Davi Cruz e do atacante Davi Lucca.
Na volta dos vestiários, o “baile” prosseguiu e o time do Rei Artur marcou mais quatro gols, através dos jogadores Davi Cruz, Eduardo, Davi Luiz e Salomão. O meia Arthur descontou para o time xapuriense. Final de partida: Escolinha do Rei Artur 12 x 1 Grêmio Xapuriense.
Como fica
Com a segunda vitória elástica diante do time xapuriense, a Escolinha do Rei Artur chegou ao sexto ponto ganho e lidera o grupo B. Por outro lado, o Grêmio Xapuriense aparece na terceira posição, com três pontos ganhos.
Santa Cruz passa fácil pela Afex e segue líder
Na partida de fundo, o Santa Cruz não tomou conhecimento da Afex – Talentos do Futuro, aplicando uma chuva de gols no time visitante por 7 a 0. No primeiro tempo de partida, a Capivara já vencia o confronto por 4 a 0, com gols anotados por João Miguel e Lucca Rago (dois gols cada).
No segundo tempo, o Santa Cruz, apesar de várias mudanças efetuadas pelo técnico Maydenson Costa, conseguiu ainda emplacar mais três gols e fechar a fatura em 7 a 0.
Como fica
Com o triunfo diante da Afex – Talentos do Futuro, o Santa Cruz chegou aos 06 pontos, seguindo invicto e líder do grupo C. Por outro lado, a Afex segue na última posição da chave.
No choque das escolinhas, Galvez vence com dois dígitos
No fechamento dos jogos, houve o choque das escolinhas do Galvez e do Santinha, com uma vitória avassaladora do Imperador diante da Capivara por 13 a 0.
Como fica
Com a chuva de gols aplicada pra cima do rival, a Escolinha do Imperador Galvez somou seus três primeiros pontos e assumiu a vice-liderança do grupo C. Por outro lado, a Escolinha do Santinha estacionou nos três pontos e caiu para a terceira posição na tabela de classificação do grupo C.
Comentários
Cotidiano
Furacão do Norte vence e lidera; Galvez e Xavier Maia conquistam a 1ª vitória no Sub-11
Três partidas no gramado do estádio Florestão sequenciam na tarde desta quarta-feira (6), a disputa do Campeonato Acreano de Futebol Sub-11
Manoel Façanha/Na Marca do Cal
Furacão do Norte, Galvez e Escolinha do Xavier Maia venceram na tarde dessa terça-feira (5), no estádio Florestão, seus jogos pelo Campeonato de Futebol Sub-11.
No primeiro jogo da tarde, o Furacão do Norte conquistou sua segunda vitória na competição diante do Plácido de Castro por 5 a 0. O resultado fez o Furacão chegar ao sexto ponto ganho e à liderança isolada na tabela de classificação do grupo A.
Imperador Galvez vence a primeira
Na sequência, o Imperador Galvez superou a Chapecoense por 1 a 0. Com o triunfo, o time imperialista somou seus primeiros três pontos na tabela de classificação, mesma pontuação do Plácido de Castro, mas superando no saldo de gols o time do Abunã. (0 – 4).
Escolinha do Xavier Maia triunfa e lidera
No terceiro e último jogo da tarde, vitória da Escolinha do Xavier Maia diante do Acre Esporte por 2 a 1. Os três pontos conquistados deixaram o time do conjunto habitacional dividindo a liderança do grupo B, juntamente com as equipes da Escolinha do Rei Artur e do Grêmio Xapuriense.
Próximos jogos
Três partidas no gramado do estádio Florestão sequenciam na tarde desta quarta-feira (6), a disputa do Campeonato Acreano de Futebol Sub-11. No primeiro jogo da tarde, às 14h30, a Escolinha do Rei Artur encara o Grêmio Xapuriense, pelo grupo B. Na sequência, às 15h30, o Santa Cruz recebe a Afex – Talentos do Futuro. A rodada será encarrada com o duelo entre as escolinhas do Santinha e do Galvez, às 16h30.
Você precisa fazer login para comentar.