Acre
Apresentação do novo plano diretor foi apresentada os vereadores
Boletim informativo da Câmara Municipal de Brasiléia – ASCOM

Plano diretor do municipio de Brasiléia foi principal tema da Sessão desta semana – Foto: Assessoria
Na manhã desta terça-feira (19) aconteceu a 5ª Sessão Ordinária no município de Brasiléia. Na maior parte desta sessão o representante da CONDIAC, o senhor Silton apresentou aos vereadores o novo plano diretor. Aonde e um plano que já vinha sido debatido e nunca tinha sido aprovado.
O objetivo desse plano e a regulamentação, organização demográfica e a estrutura geográfica no intuito de corrigir irregularidades fundiárias.
E um projeto que vai viabilizar a melhor forma de ocupar território no município, onde segundo o senhor Silton é um plano obrigatório nos municípios com mais de 20 mil habitantes, no entanto ordena a justa distribuição dos benefícios zona rural e zona urbana e garante o direito a moradia digna.
![]() |
![]() |
Vereadores analisam o novo plano diretor
A vereadora Erezete lima (PT) foi a primeira a usar a tribuna e falou das preocupações dos areais existentes no município, e por consequência disso é visível a danificação dos barrancos dos rios. Em seguida falou de um problema que esta acontecendo no mercado municipal com relação a uma barbearia próximo aos box de alimentação, e pediu que a prefeitura estude a possibilidade de mudar de local a barbearia. A vereadora ainda em seu pronunciamento solicitou que a prefeitura envia o calendário de coleta de lixo, falou da reclamação dos moradores com relação as carretas estacionadas na beira das ruas onde muitas vezes atrapalha o tráfego de pessoas e veículos.
A vereadora Fernanda hassen (PT) em seu pronunciamento falou da feira do peixe que acontecera nos dias 25 a 28 deste mês, no município de Brasiléia. Em suas indicações pediu que a prefeitura agilize a limpeza e reparos nas lâmpadas queimadas no beco do godo, pediu um tapa buraco na rua Odilon pratagi, pediu que prefeitura agilize a limpeza nas calçadas, principalmente as calçadas do cemitério e centro da juventude, pediu mais fiscalização do setor de cadastro na construções da cidade, pediu que a secretaria de obras realize um mutirão para desobstruir os bueiros entupidos, pediu que a prefeitura junto com o Deas providencie um vazamento de agua frente ao prédio da UFAC, pediu que prefeitura solicite ao batalhão da PM que seja feito rondas noturnas no parque do centenário , pediu novamente um paliativo na rua Valdemir Lopes, pois aquele trabalho feito não foi suficiente, pediu que a prefeitura recupere o inicio da rua Vitoria Salvatiera , pediu que seja feiro melhorias nos trechos críticos do ramal aurora km 75, pediu que a prefeitura faça o planejamento de um novo cemitério, pediu que secretaria de saúde faça convenio com a universidades unitkp e uap de cobija, para que os alunos façam os estágios no Brasil, finalizou pedindo que a prefeitura encaminhe a reforma do estádio de Brasiléia.
O vereador Naldo (PRP) em seu pronunciamento falou da situação dos haitianos no brasil , é preocupante vê aquelas pessoas naquelas situação. Falou da questão do desarmamento dos moradores da zona rural, pois os mesmo precisa do porte de arma para fazer a caça de subsistência disse o vereador, concluiu falando da preocupação com os ACS na questão do novo plano salarial.
O vereador Joelson pentes (PP) falou de um bueiro rompido no ramal do 52, pediu que a prefeitura agilize a manutenção da ponte no igarapé gloria próximo ao campo verde, e que a prefeitura também agilize o problema de um esgoto do lado da escola KJK, pois o mesmo traz um grande transtorno aos moradores ali próximo, pediu melhorias na ria Tereza Pimentel, pediu que a secretaria de agricultura viabilize aquisição de uma peladeiras para a associação do jacu km 88, pediu ao denite sinalização de placa no km 50, pediu que a secretaria de agricultura faça um levantamento de quantas associação estão funcionando, pediu ainda que a SEAPROF informe de quantos técnicos estão atuando, pediu que o que o ICMBIO informe quantas famílias estão cadastradas no programa bolsa verde, pediu que secretaria de saúde informatize melhorias no atendimento das U.B.S finalizou pedindo a relação de quantos técnicos foram formados nos últimos sete anos.
O vereador Marivaldo (PMDB) falou do projeto dos motos taxi onde pediu que o sindicato chegasse num acordo com relação às novas concessões, falou de resposta da prefeitura onde até o final do mês o DNIT irá realizar o serviço de tapa buracos na BR, pediu que a prefeitura agilizasse o desentupimento de bueiros da Rua Vanderlei Dantas, parabenizou a secretaria de saúde éla campanha de tuberculose, pediu providencias com relação a alguns ajustes inacabados no centro do idoso, pediu que a prefeitura viabilize um tapa buraco e um desviamento de agua no ramal do polo, encerrou falando do ofício sobre a resposta dada pala direção do JKJ com relação aos livros achados no lixo.
A vereadora Tereza Xavier (PT) iniciou convidando toda a população de Brasiléia para participar do feira do peixe do alto acre, indicou que a prefeitura através da secretaria de obras faça um trabalho de raspagem e a construção de uma ponte no ramal do 6, onde segundo a vereadora é um pequeno ramal e moram 12 famílias, pedui que a secretaria de obras informe o calendário de planejamento dos trabalhos nos ramais, concluiu pedindo que a prefeitura providencie um motorista para o conselho tutelar.
O vereador Mario Jorge (PSB) presidente da câmara iniciou falando da reunião que participou junto com o secretario de meio ambiente na beira do rio na residência do senhor Francisco farrapo, onde foi o lançamento do programa de recuperação e preservação dos rios e matas ciliares no município de Brasiléia, o vereador aproveitou sua fala e pediu que a secretaria de obras realize reparos pelo menos fazendo valas no ramal do porongaba, pois as laterais acumula muita agua, e em ema ponte no ramal do Carmo próximo ao Tilibra, pediu que a prefeitura agilize um tapa buraco na avenida Joao Jovino e no ramal do Etelve, falou da reunião que participou no ramal do polo, onde os moradores reclamam das más condições do ramal para escoar a produção principalmente o frango, finalizou pedindo que o prefeito participe de uma reunião no ramal no 75 na questão de melhorias de pontes e ramais.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.












Você precisa fazer login para comentar.