A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (30), a Décima oitava sessão ordinária do ano de 2015. Estavam presentes os vereadores Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem César (PT), Carlos Armando (PSB), Joelson Pontes (PP), Bil Rocha (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o presidente, Mário Jorge (SDD).
Vereador Bil Rocha (PMDB)
Em uso a Tribuna o vereador Bil Rocha (PMDB) iniciou seu pronunciamento parabenizando o prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem, pela realização da III Expolândia. “O prefeito e sua equipe realizou uma festa muito bonita e organizada, onde a comunidade pôde prestigiar três dias de uma bela festa cultural”, elogiou. E solicitou Moção de aplauso ao atleta Alcione Marcelino pelo empenho na área do esporte. “Essa homenagem à ele é muito justa, uma vez que o mesmo representa muito bem o esporte”. Solicitou que o Executivo realize trabalho paliativo na Rua Olegário França. “Não precisa nem mesmo ser engenheiro para saber o que precisa ser feito naquela rua”, enfatizou. O vereador solicitou que a prefeitura coloque tela no campo localizado no residencial Jatobá. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia providencie areia para a quadra localizada no parque centenário. “As pessoas tem que se deslocar para Epitaciolândia para fazer suas caminhadas, e os atletas estão indo para a quadra do bairro José Braúna para jogar bola, uma vez que naquele parque não há mais condições”, afirmou. O vereador pediu que a secretaria de obras realize trabalho de limpeza na Travessa Bujarí e que reponha as lâmpadas dos postes do bairro José Braúna. Que seja enviado documento às empresas que estão realizando trabalho de calçamento em Brasileia, para que a mesma informe o motivo de a obra ter parado E apresentou indicação para que a Prefeitura coloque a tampa de um bueiro localizado no final da praça do ginásio de Brasileia.
Vereador Carlos Armando (PSB)
O vereador Carlos Armando (PSB) apresentou indicação para que a prefeitura de obras realize trabalho de melhoramento na Rua da antiga Maçonaria. “Após a alagação somente foi feita a retirada de lixo, mas a rua não foi contemplada com nenhuma melhoria”, disse. E solicitou que a prefeitura realize trabalho no parque centenário, sobretudo em relação a limpeza. “Estão tirando areia da passarela e jogando na grama. Ou seja, limpando um local e sujando outro”. Pediu que seja realizado trabalho de limpeza no quilômetro 26. “Da mesma forma ali, a limpeza foi feita em alguns locais. A equipe tem que voltar lá e realizar o trabalho completo”, afirmou. Que a Eletrobrás retire a taxa de iluminação pública para os moradores da zona rural, que está sendo cobrada indevidamente. E apresentou indicação para que o Deputado Federal César Messias aloque recursos para construção de uma rampa para os ribeirinhos. E parabenizou o DNIT pelo trabalho de reparo na BR-317. E solicitou operação tapa buracos no bairro Ferreira Silva. Apresentou indicação para que a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP) informe como ficará os trabalhos referentes a encosta do Rio Acre. E que o Governo do Acre realize serviço de manutenção no serviço do programa Floresta Digital. E finalizou solicitou que também seja feita manutenção do Canal 2, em Brasileia. Solicitou que a OI informe o motivo da não abertura de sinal de internet no município. “Nós gostaríamos de saber quando a empresa abrirá sinal para novas redes de internet para atender a comunidade que procura esse serviço”, finalizou.
Vereadora Erizete Lima (PT)
Em uso à Tribuna a Vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que seja retirado o lixo entulhado na Avenida Manoel Marinho Monte. “A avenida tem um aspecto de abandono, com acúmulo de muito lixo, o que é muito ruim para nossa cidade”, afirmou. E solicitou que a secretaria de obras disponibilize um carro pipa para aguar a quadra de esportes do quilômetro 26. “Foi colocada a grama e com o sol a mesma já está ficando comprometida para a prática esportiva”. A vereadora falou a respeito do aniversário de Brasileia e criticou a falta de divulgação a respeito se há ou não alguma comemoração. “É um desrespeito com esta Casa e com a comunidade, que não tem conhecimento sobre os festejos em alusão ao aniversário de Brasileia”, criticou.
Vereadora Fernanda Hassem César (PT)
A vereadora Fernanda Hassem César (PT) apresentou indicação para que a Eletroacre informe os critérios utilizados pela empresa para o corte de energia elétrica. “Não estou aqui falando de isenção, mas sim dos critérios para a realização da suspensão do fornecimento de energia”. Solicitou que o DEPASA realize ampliação da rede de água no loteamento José Peixoto. A vereadora apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia informe o que foi feito com os equipamentos existentes na antiga pousada Vila Brasília. “Não sei até que ponto vamos ficar vendo os desmandos nessa administração”, comentou. A vereadora falou a respeito do processo licitatório da construção do Centro Cultural Sebastião Dantas, e apresentou indicação pedindo informações. Fernanda Hassem solicitou que a secretaria de Agricultura informe a respeito do calendário de mecanização. E que a mesma secretaria informe sobre o programa Horta Familiar. E que a prefeitura, através da secretaria de agricultura retome o serviço do caminhão para atender a comunidade do quilômetro 13. E que a secretaria de Obras providencie iluminação pública para os bairro que estão às escuras. Sobre o quilômetro 19, a vereadora mencionou a situação do aterro no referido local. “Aquela escola, a população não pode receber sem que seja revisto aquele aterro”. Com relação ao maquinário que chegou na secretaria de obras e foi entregue para a comunidade, a vereadora mencionou o descaso com alguns maquinários do município.
Vereador Joelson Pontes (PP)
O vereador Joelson Pontes (PP), no Grande Expediente, apresentou indicação para que o Procon móvel venha ao município de Brasileia, uma vez que o código de defesa do consumidor não tem sido cumprido por parte de algumas empresas. E parabenizou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, pela realização da III Expolândia. O vereador solicitou que a empresa OI providencie manutenção no orelhão localizado no quilômetro 52. E finalizou sugerindo à Câmara de Brasileia que promova alguma solenidade em comemoração ao aniversário do município de Brasileia.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)
O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) usou a Tribuna para apresentar indicação solicitando que a secretaria de obras providencie troca de lâmpadas na Rua José Aon. E solicitou do gabinete do Senador Gladson Cameli para que o mesmo aloque recurso para a construção da sede dos taxistas. E que a secretaria de obras realize trabalho de melhoria na quadra da escola do quilômetro 26. Solicitou trabalho de reposição de lâmpadas na quadra do bairro Ferreira Silva. E apresentou indicação para que o Governo do Estado informe sobre a construção da nova ponte que ligará Brasileia a Epitaciolândia. Marquinhos utilizou a Tribuna para solicitar que o DETRAN fiscalize o trânsito na ponte José Augusto, sobretudo nos horários de maior fluxo de veículos. Que o coordenador do Programa Luz Para Todos informe quais os ramais que foram contemplados com o referido programa.
Vereador Rosildo Freitas (PT)
O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que o município realize trabalho de melhoramento na academia do parque centenário. Que providencie conserto da ambulância do quilômetro 26. E sobre o transporte destinado a tratamento de saúde, o vereador disse que constantemente pede apoio das pessoas que tem que se deslocar a Rio Branco. E apresentou indicação solicitando que a prefeitura dê continuidade a construção do posto de saúde do quilômetro 19. E solicitou que o Governo do Estado dê auxílio aos produtores de frango em relação a taxa de energia. “Da forma que está sendo cobrada a energia, ficará inviável os produtores de frango continuar com esse trabalho, visto que o talão vem muito caro”, disse.
O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD) apresentou indicação para que a secretaria de educação providencie merenda suficiente para a escola rural Osana Sales. E que a secretaria de saúde tome providência em relação ao material que o agente comunitário de saúde deve entregar à comunidade. “Segundo os moradores, há alguns meses não estão sendo distribuídos matérias como preservativos para a comunidade”. O presidente falou da importância da construção de uma ponte no ramal do quilômetro 59. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de melhoramento no trecho entre a residência do Senhor Zé Maria Peruano, até a residência do senhor Maranhão, no quilômetro 59. Com relação ao bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou que mesmo tentando solucionar o problema da ponte no referido bairro, mas a demora nesse tipo de trabalho é preocupante. Sobre a iluminação pública do bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou da necessidade de reposição das lâmpadas, em caráter de urgência. “Aproximadamente a metade do bairro está às escuras, o que requer providências urgentes por parte do poder público”, finalizou.
Menino ficou desacordado e foi socorrido em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma criança de 1 ano e 5 meses foi vítima de afogamento na tarde desta sexta-feira (6), em uma residência localizada na Rua Maria Elza Castelo, Quadra 14, nas proximidades da creche José Maria Maciel, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, a mãe estava em casa com o menino e os outros filhos quando, após cerca de 30 minutos, percebeu a ausência da criança. Ao iniciar as buscas, ela encontrou o filho dentro da caixa d’água, desacordado, e o retirou imediatamente.
Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado. As equipes médicas realizaram os primeiros socorros e iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar. Após cerca de 30 minutos, a criança foi reanimada, colocada na ambulância de suporte avançado e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, em estado de saúde gravíssimo.
A Polícia Civil esteve no local e acompanhou os procedimentos. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do ocorrido.
O fortalecimento da Defesa Civil Municipal tornou-se uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Rio Branco. Ao relembrar a trajetória de organização do órgão, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom destacou que a estruturação da unidade não foi apenas uma decisão administrativa, mas uma missão pautada na experiência prática e no compromisso inegociável com a segurança da população.
A sensibilidade para a importância de uma Defesa Civil atuante surgiu ainda em 2005. Naquele ano, diante de uma crise de queimadas sem precedentes que atingiu o estado, o atual gestor, então prefeito no interior, foi o único a decretar situação de emergência, mesmo enfrentando resistências políticas à época. A decisão permitiu a chegada de reforços, como o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, e resultou na preservação da histórica Fazenda Bonal, salvando centenas de hectares de seringueiras e pupunha, além de proteger a economia e o meio ambiente da região.
Desafios e Transformações
Ao assumir a gestão da capital, o cenário encontrado era de uma Defesa Civil que existia apenas formalmente. “Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. Para liderar esse processo de transformação, a gestão investiu na valorização técnica do órgão, com a atuação do coordenador municipal da Defesa Civil, tenete-coronel Cláudio Falcão, cuja trajetória de dedicação foi fundamental para estruturar e consolidar a unidade.
Atualmente, a Defesa Civil de Rio Branco conta com equipes capacitadas, logística de resposta rápida, estrutura adequada e foco permanente na prevenção e no monitoramento de riscos, o que tem garantido maior eficiência no atendimento à população em momentos de emergência.
“Eu senti na pele o que é a função da Defesa Civil e procurei organizar o que praticamente não existia em Rio Branco”, afirmou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O principal indicador desse trabalho é a preservação de vidas. Mesmo diante de eventos climáticos severos e enchentes históricas registradas nos últimos anos, Rio Branco mantém um dado expressivo em comparação a outros centros urbanos do país: zero óbitos decorrentes de desastres naturais.
“Estou muito feliz de ver um grupo de pessoas comprometidas em salvar vidas. Em qualquer lugar do Brasil, eventos dessa magnitude costumam registrar óbitos, mas aqui não tivemos nenhum. Isso é fruto de uma Defesa Civil preparada e que trabalha com foco na prevenção”, ressaltou o prefeito.
Integração e Reconhecimento Nacional
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a atuação integrada da gestão municipal foi determinante para garantir o atendimento às famílias atingidas pelas enchentes, incluindo o acolhimento daquelas que precisaram ser encaminhadas para o abrigo público instalado pela Prefeitura de Rio Branco.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a ação conjunta da Prefeitura foi essencial para garantir o atendimento e o acolhimento das famílias afetadas pelas enchentes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Defesa Civil é fundamental. Nenhuma prefeitura, especialmente de capital, pode funcionar sem uma Defesa Civil estruturada. Mas isso só acontece com o apoio direto do chefe do Executivo. Em Rio Branco, temos o respaldo do prefeito Tião Bocalom para avançar cada vez mais, seja com equipamentos, viaturas, estrutura física ou capacitação. A Defesa Civil do município cresceu exponencialmente nas duas gestões e hoje é referência, com reconhecimento nacional e até internacional”, destacou Falcão.
Com uma estrutura sólida e em constante aprimoramento, a Prefeitura de Rio Branco reafirma que a Defesa Civil é mais do que um órgão de resposta a emergências: é um instrumento essencial de proteção à vida e de apoio direto ao cidadão nos momentos de maior vulnerabilidade.
Com o objetivo de fortalecer a transparência, a ética e a integridade na administração pública, a Prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã desta sexta-feira (6), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Programa de Integridade Pública do Poder Executivo Municipal. A iniciativa é voltada ao aprimoramento da gestão e à correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população rio-branquense.
Iniciativa é voltada ao aprimoramento da gestão e à correta aplicação dos recursos públicos, em benefício da população rio-branquense. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)
Idealizador do programa, o prefeito Tião Bocalom destacou que a principal finalidade da ação é o combate à corrupção, ressaltando que a consolidação de uma cultura organizacional ética depende do engajamento de todos os servidores públicos.
“A coisa pública precisa ter o máximo de transparência. É necessário cuidar com zelo do dinheiro público para que ele renda e gere mais benefícios à sociedade. Cada servidor precisa cuidar bem da sua área, trabalhar com responsabilidade e buscar resultados, porque quando todos cuidam corretamente dos recursos, não há espaço para a corrupção”, enfatizou o prefeito.
Segundo o controlador-geral Oscar Vareda Moreira Neto, o Programa de Integridade fortalece a transparência e aproxima a gestão municipal da população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Segundo o controlador-geral do município, Oscar Vareda Moreira Neto, o Programa de Integridade representa um avanço significativo na aproximação entre a administração pública e a população, ao ampliar os mecanismos de transparência e controle social.
“O programa envolve princípios como transparência, gasto ético e gasto eficiente. Quando a população compreende como os recursos estão sendo utilizados, ela pode acompanhar, fiscalizar e cobrar seus gestores. Isso garante mais confiança e segurança de que o dinheiro público está sendo aplicado de forma correta”, explicou.
Durante o evento, o prefeito Tião Bocalom assinou a Declaração de Compromisso com a Integridade, ao lado de secretários e dirigentes, reafirmando o apoio da Prefeitura à implantação do programa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o evento, foi realizada a assinatura da Declaração Pública de Compromisso com a Integridade, momento em que o prefeito Tião Bocalom fez questão da presença de todos os secretários municipais e dirigentes de autarquias. Na ocasião, o gestor reafirmou o apoio institucional da Prefeitura para a implantação do programa.
“Manifestamos o compromisso de apoiar a estruturação e implementação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos no âmbito do município de Rio Branco, garantindo prioridade política e administrativa às ações previstas e assegurando suporte às unidades envolvidas”, destacou.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com uma gestão pública responsável, ética e transparente, voltada à eficiência administrativa e à confiança da sociedade.
Você precisa fazer login para comentar.