Conecte-se conosco

Acre

Apresentação de indicações e votação de projeto marca última sessão antes do recesso na Câmara de Brasileia

Publicado

em

DSC_0720

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (30), a Décima oitava sessão ordinária do ano de 2015. Estavam presentes os vereadores Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem César (PT), Carlos Armando (PSB), Joelson Pontes (PP), Bil Rocha (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o presidente, Mário Jorge (SDD).

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna o vereador Bil Rocha (PMDB) iniciou seu pronunciamento parabenizando o prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem, pela realização da III Expolândia. “O prefeito e sua equipe realizou uma festa muito bonita e organizada, onde a comunidade pôde prestigiar três dias de uma bela festa cultural”, elogiou. E solicitou Moção de aplauso ao atleta Alcione Marcelino pelo empenho na área do esporte. “Essa homenagem à ele é muito justa, uma vez que o mesmo representa muito bem o esporte”. Solicitou que o Executivo realize trabalho paliativo na Rua Olegário França. “Não precisa nem mesmo ser engenheiro para saber o que precisa ser feito naquela rua”, enfatizou. O vereador solicitou que a prefeitura coloque tela no campo localizado no residencial Jatobá. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia providencie areia para a quadra localizada no parque centenário. “As pessoas tem que se deslocar para Epitaciolândia para fazer suas caminhadas, e os atletas estão indo para a quadra do bairro José Braúna para jogar bola, uma vez que naquele parque não há mais condições”, afirmou. O vereador pediu que a secretaria de obras realize trabalho de limpeza na Travessa Bujarí e que reponha as lâmpadas dos postes do bairro José Braúna. Que seja enviado documento às empresas que estão realizando trabalho de calçamento em Brasileia, para que a mesma informe o motivo de a obra ter parado E apresentou indicação para que a Prefeitura coloque a tampa de um bueiro localizado no final da praça do ginásio de Brasileia.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O vereador Carlos Armando (PSB) apresentou indicação para que a prefeitura de obras realize trabalho de melhoramento na Rua da antiga Maçonaria. “Após a alagação somente foi feita a retirada de lixo, mas a rua não foi contemplada com nenhuma melhoria”, disse. E solicitou que a prefeitura realize trabalho no parque centenário, sobretudo em relação a limpeza. “Estão tirando areia da passarela e jogando na grama. Ou seja, limpando um local e sujando outro”. Pediu que seja realizado trabalho de limpeza no quilômetro 26. “Da mesma forma ali, a limpeza foi feita em alguns locais. A equipe tem que voltar lá e realizar o trabalho completo”, afirmou. Que a Eletrobrás retire a taxa de iluminação pública para os moradores da zona rural, que está sendo cobrada indevidamente. E apresentou indicação para que o Deputado Federal César Messias aloque recursos para construção de uma rampa para os ribeirinhos. E parabenizou o DNIT pelo trabalho de reparo na BR-317. E solicitou operação tapa buracos no bairro Ferreira Silva. Apresentou indicação para que a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP) informe como ficará os trabalhos referentes a encosta do Rio Acre. E que o Governo do Acre realize serviço de manutenção no serviço do programa Floresta Digital. E finalizou solicitou que também seja feita manutenção do Canal 2, em Brasileia. Solicitou que a OI informe o motivo da não abertura de sinal de internet no município. “Nós gostaríamos de saber quando a empresa abrirá sinal para novas redes de internet para atender a comunidade que procura esse serviço”, finalizou.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

Em uso à Tribuna a Vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que seja retirado o lixo entulhado na Avenida Manoel Marinho Monte. “A avenida tem um aspecto de abandono, com acúmulo de muito lixo, o que é muito ruim para nossa cidade”, afirmou. E solicitou que a secretaria de obras disponibilize um carro pipa para aguar a quadra de esportes do quilômetro 26. “Foi colocada a grama e com o sol a mesma já está ficando comprometida para a prática esportiva”. A vereadora falou a respeito do aniversário de Brasileia e criticou a falta de divulgação a respeito se há ou não alguma comemoração. “É um desrespeito com esta Casa e com a comunidade, que não tem conhecimento sobre os festejos em alusão ao aniversário de Brasileia”, criticou.

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

A vereadora Fernanda Hassem César (PT) apresentou indicação para que a Eletroacre informe os critérios utilizados pela empresa para o corte de energia elétrica. “Não estou aqui falando de isenção, mas sim dos critérios para a realização da suspensão do fornecimento de energia”. Solicitou que o DEPASA realize ampliação da rede de água no loteamento José Peixoto. A vereadora apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia informe o que foi feito com os equipamentos existentes na antiga pousada Vila Brasília. “Não sei até que ponto vamos ficar vendo os desmandos nessa administração”, comentou. A vereadora falou a respeito do processo licitatório da construção do Centro Cultural Sebastião Dantas, e apresentou indicação pedindo informações. Fernanda Hassem solicitou que a secretaria de Agricultura informe a respeito do calendário de mecanização. E que a mesma secretaria informe sobre o programa Horta Familiar. E que a prefeitura, através da secretaria de agricultura retome o serviço do caminhão para atender a comunidade do quilômetro 13. E que a secretaria de Obras providencie iluminação pública para os bairro que estão às escuras. Sobre o quilômetro 19, a vereadora mencionou a situação do aterro no referido local. “Aquela escola, a população não pode receber sem que seja revisto aquele aterro”. Com relação ao maquinário que chegou na secretaria de obras e foi entregue para a comunidade, a vereadora mencionou o descaso com alguns maquinários do município.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP), no Grande Expediente, apresentou indicação para que o Procon móvel venha ao município de Brasileia, uma vez que o código de defesa do consumidor não tem sido cumprido por parte de algumas empresas. E parabenizou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, pela realização da III Expolândia. O vereador solicitou que a empresa OI providencie manutenção no orelhão localizado no quilômetro 52. E finalizou sugerindo à Câmara de Brasileia que promova alguma solenidade em comemoração ao aniversário do município de Brasileia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) usou a Tribuna para apresentar indicação solicitando que a secretaria de obras providencie troca de lâmpadas na Rua José Aon. E solicitou do gabinete do Senador Gladson Cameli para que o mesmo aloque recurso para a construção da sede dos taxistas. E que a secretaria de obras realize trabalho de melhoria na quadra da escola do quilômetro 26. Solicitou trabalho de reposição de lâmpadas na quadra do bairro Ferreira Silva. E apresentou indicação para que o Governo do Estado informe sobre a construção da nova ponte que ligará Brasileia a Epitaciolândia. Marquinhos utilizou a Tribuna para solicitar que o DETRAN fiscalize o trânsito na ponte José Augusto, sobretudo nos horários de maior fluxo de veículos. Que o coordenador do Programa Luz Para Todos informe quais os ramais que foram contemplados com o referido programa.

Vereador Rosildo Freitas (PT)

Vereador Rosildo Freitas (PT)

O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que o município realize trabalho de melhoramento na academia do parque centenário. Que providencie conserto da ambulância do quilômetro 26. E sobre o transporte destinado a tratamento de saúde, o vereador disse que constantemente pede apoio das pessoas que tem que se deslocar a Rio Branco. E apresentou indicação solicitando que a prefeitura dê continuidade a construção do posto de saúde do quilômetro 19. E solicitou que o Governo do Estado dê auxílio aos produtores de frango em relação a taxa de energia. “Da forma que está sendo cobrada a energia, ficará inviável os produtores de frango continuar com esse trabalho, visto que o talão vem muito caro”, disse.

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD) apresentou indicação para que a secretaria de educação providencie merenda suficiente para a escola rural Osana Sales. E que a secretaria de saúde tome providência em relação ao material que o agente comunitário de saúde deve entregar à comunidade. “Segundo os moradores, há alguns meses não estão sendo distribuídos matérias como preservativos para a comunidade”. O presidente falou da importância da construção de uma ponte no ramal do quilômetro 59. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de melhoramento no trecho entre a residência do Senhor Zé Maria Peruano, até a residência do senhor Maranhão, no quilômetro 59. Com relação ao bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou que mesmo tentando solucionar o problema da ponte no referido bairro, mas a demora nesse tipo de trabalho é preocupante. Sobre a iluminação pública do bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou da necessidade de reposição das lâmpadas, em caráter de urgência. “Aproximadamente a metade do bairro está às escuras, o que requer providências urgentes por parte do poder público”, finalizou.

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é ferido no peito com chave de fenda após discussão com companheira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro; mulher foi detida e levada à Delegacia da Mulher

Uma discussão entre um casal terminou em violência na noite desta segunda-feira (15), na rua José Magalhães, no bairro Conquista, em Rio Branco. Um homem de 48 anos foi atingido no peito com uma chave de fenda durante o desentendimento e precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com informações apuradas no local, Sebastião da Silva Nascimento consumia bebidas alcoólicas com a companheira, Ociene Moraes Monteiro, de 35 anos, quando o casal iniciou uma discussão. O conflito teria começado após ofensas verbais e evoluído para agressões físicas entre ambos.

Durante a briga, Ociene teria se apossado de uma chave de fenda e desferido um golpe no tórax de Sebastião, do lado esquerdo. Mesmo ferido, o homem conseguiu correr em busca de ajuda, mas caiu em frente a uma distribuidora da região.

O Samu foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e, após ser estabilizada, foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável. Segundo o médico plantonista da unidade, Dr. Luiz Alberto, o ferimento foi profundo e há suspeita de pneumotórax, sendo necessária a realização de procedimento cirúrgico.

A Polícia Militar, por meio de guarnições do 1º Batalhão, esteve na residência onde ocorreu a agressão. No local, os policiais encontraram Ociene acompanhada de três filhos pequenos, incluindo um bebê de colo. Um dos filhos, de 10 anos, presenciou a cena e relatou que os pais costumam consumir bebidas alcoólicas diariamente.

Ociene foi detida e encaminhada à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) para prestar esclarecimentos. As crianças foram entregues aos cuidados da avó materna, no bairro Cidade do Povo.

Conforme a polícia, esta não seria a primeira ocorrência em que a mulher fere o companheiro com objeto perfurante após discussões relacionadas ao consumo de álcool. O caso será investigado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mulher internada em estado grave após acidente na BR-364 entre Bujari e Sena Madureira não sabe que marido morreu

Publicado

em

Familiares de Cheila Maria, 52, ocultam a morte do esposo, João Paulo, 39, temendo por sua recuperação; vítima aguarda cirurgia e permanece na UTI

Por conta do estado de saúde de Cheila Maria, a família preferiu não contar ainda que o marido dela não resistiu aos ferimentos. Foto: captada 

Internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um acidente na BR-364, a autônoma Cheila Maria Viana de Sousa, 52 anos, ainda não foi informada pela família sobre a morte do marido, João Paulo Marcelino Ximenes, 39. O casal viajava de Feijó para Rio Branco quando sofreu uma colisão frontal no km 204 da rodovia, entre Bujari e Sena Madureira.

De acordo com uma sobrinha, que pediu para não ser identificada, a saúde de Cheila ainda é instável – ela sofreu duas costelas quebradas, ferimentos na mão direita e precisou de dreno após apresentar ar no pulmão. “Ela acordou e perguntou pelo esposo, mas não entrou em detalhes porque está falando pouco, muito machucada. Por isso ainda não contamos”, relatou a familiar.

João Paulo não resistiu aos ferimentos. No outro veículo envolvido estavam Luciana Régis de Andrade, 40, e seu filho de 11 anos, que sofreram ferimentos leves. Cheila aguarda cirurgia na mão e deve permanecer sob observação.

Viagem foi realizada para buscar a neta

João Paulo e Cheila estava juntos há aproximadamente 16 anos. João Paulo trabalhava como motorista de aplicativo no interior do estado, Cheila além de autônoma, e dona de casa é os cuidados da neta de 6 anos.

A menina mora com os avós em Feijó e passava as férias na capital com a mãe. No domingo, o casal saiu de Feijó para buscar a menina na capital.

Sobre o acidente, a família ainda não sabe o que pode ter provocado a batida e que, provavelmente, terão mais detalhes após a conclusão da perícia. “Não posso falar muito sobre isso porque não sabemos [sobre o acidente]. Daqui quatro dias vai sair o laudo”, destacou.

O corpo de João Paulo foi velado em Feijó, e sepultado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco lança concurso de fotografia com prêmios de R$ 20,8 mil para melhores cliques natalinos

Publicado

em

Inscrições vão até 11 de janeiro; fotos devem ser feitas em cenários decorados da capital, como Praça Plácido de Castro e Horto Florestal

A proposta é estimular a participação da população e eternizar, por meio da fotografia, momentos que representam o Natal vivido pela cidade. Foto: captada 

Iniciaram nesta segunda-feira (15) as inscrições do concurso de fotografia da Prefeitura de Rio Branco, com prêmios totais de R$ 20.800 para os melhores cliques feitos nas decorações natalinas da capital acreana. As inscrições seguem até 11 de janeiro pelo site da prefeitura, e as fotos devem ser tiradas em cenários ornamentados como a Praça Plácido de Castro, Horto Florestal, rotatórias e avenidas.

Categorias e premiação

Fotografia profissional: R$ 12,5 mil

  • 1° lugar: R$ 5 mil

  • 2° lugar: R$ 3 mil

  • 3° lugar: R$ 2 mil

  • 4° lugar: R$ 1,5 mil

  • 5° lugar: R$ 1 mil

Fotografia amadora: R$ 7,3 mil

  • 1° lugar: R$ 2 mil

  • 2° lugar: R$ 1,5 mil

  • 3° lugar: R$ 1 mil

  • 4° lugar: R$ 800

  • 5° lugar: R$ 500

  • 6° ao 10° lugar: R$ 300 cada

Foto mais curtida no Instagram: R$ 1 mil

Critérios de avaliação
  • Qualidade: Boa visualização da decoração
  • Criatividade: Originalidade e narrativa visual
  • Local: Cenários ornamentados pela prefeitura
Público-alvo
  • Participantes: Moradores de Rio Branco (profissionais ou amadores)
  • Resultado: Premiação em 31 de janeiro

A iniciativa busca engajar a população com as decorações de Natal da cidade, promovendo ao mesmo tempo o turismo local e a valorização dos espaços públicos. O concurso também serve como estratégia de marketing para a gestão municipal em período festivo.

Concurso busca valorizar decorações de Natal e estimular participação popular. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo