fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Apresentação de indicações e votação de projeto marca última sessão antes do recesso na Câmara de Brasileia

Publicado

em

DSC_0720

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (30), a Décima oitava sessão ordinária do ano de 2015. Estavam presentes os vereadores Rosildo Freitas (PT), Erizete Lima (PT), Fernanda Hassem César (PT), Carlos Armando (PSB), Joelson Pontes (PP), Bil Rocha (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB), Rogério Pontes (PMDB), Tereza Xavier (PT), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e o presidente, Mário Jorge (SDD).

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna o vereador Bil Rocha (PMDB) iniciou seu pronunciamento parabenizando o prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem, pela realização da III Expolândia. “O prefeito e sua equipe realizou uma festa muito bonita e organizada, onde a comunidade pôde prestigiar três dias de uma bela festa cultural”, elogiou. E solicitou Moção de aplauso ao atleta Alcione Marcelino pelo empenho na área do esporte. “Essa homenagem à ele é muito justa, uma vez que o mesmo representa muito bem o esporte”. Solicitou que o Executivo realize trabalho paliativo na Rua Olegário França. “Não precisa nem mesmo ser engenheiro para saber o que precisa ser feito naquela rua”, enfatizou. O vereador solicitou que a prefeitura coloque tela no campo localizado no residencial Jatobá. E apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia providencie areia para a quadra localizada no parque centenário. “As pessoas tem que se deslocar para Epitaciolândia para fazer suas caminhadas, e os atletas estão indo para a quadra do bairro José Braúna para jogar bola, uma vez que naquele parque não há mais condições”, afirmou. O vereador pediu que a secretaria de obras realize trabalho de limpeza na Travessa Bujarí e que reponha as lâmpadas dos postes do bairro José Braúna. Que seja enviado documento às empresas que estão realizando trabalho de calçamento em Brasileia, para que a mesma informe o motivo de a obra ter parado E apresentou indicação para que a Prefeitura coloque a tampa de um bueiro localizado no final da praça do ginásio de Brasileia.

Vereador Carlos Armando (PSB)

Vereador Carlos Armando (PSB)

O vereador Carlos Armando (PSB) apresentou indicação para que a prefeitura de obras realize trabalho de melhoramento na Rua da antiga Maçonaria. “Após a alagação somente foi feita a retirada de lixo, mas a rua não foi contemplada com nenhuma melhoria”, disse. E solicitou que a prefeitura realize trabalho no parque centenário, sobretudo em relação a limpeza. “Estão tirando areia da passarela e jogando na grama. Ou seja, limpando um local e sujando outro”. Pediu que seja realizado trabalho de limpeza no quilômetro 26. “Da mesma forma ali, a limpeza foi feita em alguns locais. A equipe tem que voltar lá e realizar o trabalho completo”, afirmou. Que a Eletrobrás retire a taxa de iluminação pública para os moradores da zona rural, que está sendo cobrada indevidamente. E apresentou indicação para que o Deputado Federal César Messias aloque recursos para construção de uma rampa para os ribeirinhos. E parabenizou o DNIT pelo trabalho de reparo na BR-317. E solicitou operação tapa buracos no bairro Ferreira Silva. Apresentou indicação para que a Secretaria Estadual de Obras Públicas (SEOP) informe como ficará os trabalhos referentes a encosta do Rio Acre. E que o Governo do Acre realize serviço de manutenção no serviço do programa Floresta Digital. E finalizou solicitou que também seja feita manutenção do Canal 2, em Brasileia. Solicitou que a OI informe o motivo da não abertura de sinal de internet no município. “Nós gostaríamos de saber quando a empresa abrirá sinal para novas redes de internet para atender a comunidade que procura esse serviço”, finalizou.

Vereadora Erizete Lima (PT)

Vereadora Erizete Lima (PT)

Em uso à Tribuna a Vereadora Erizete Lima (PT) apresentou indicação para que seja retirado o lixo entulhado na Avenida Manoel Marinho Monte. “A avenida tem um aspecto de abandono, com acúmulo de muito lixo, o que é muito ruim para nossa cidade”, afirmou. E solicitou que a secretaria de obras disponibilize um carro pipa para aguar a quadra de esportes do quilômetro 26. “Foi colocada a grama e com o sol a mesma já está ficando comprometida para a prática esportiva”. A vereadora falou a respeito do aniversário de Brasileia e criticou a falta de divulgação a respeito se há ou não alguma comemoração. “É um desrespeito com esta Casa e com a comunidade, que não tem conhecimento sobre os festejos em alusão ao aniversário de Brasileia”, criticou.

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

A vereadora Fernanda Hassem César (PT) apresentou indicação para que a Eletroacre informe os critérios utilizados pela empresa para o corte de energia elétrica. “Não estou aqui falando de isenção, mas sim dos critérios para a realização da suspensão do fornecimento de energia”. Solicitou que o DEPASA realize ampliação da rede de água no loteamento José Peixoto. A vereadora apresentou indicação para que a prefeitura de Brasileia informe o que foi feito com os equipamentos existentes na antiga pousada Vila Brasília. “Não sei até que ponto vamos ficar vendo os desmandos nessa administração”, comentou. A vereadora falou a respeito do processo licitatório da construção do Centro Cultural Sebastião Dantas, e apresentou indicação pedindo informações. Fernanda Hassem solicitou que a secretaria de Agricultura informe a respeito do calendário de mecanização. E que a mesma secretaria informe sobre o programa Horta Familiar. E que a prefeitura, através da secretaria de agricultura retome o serviço do caminhão para atender a comunidade do quilômetro 13. E que a secretaria de Obras providencie iluminação pública para os bairro que estão às escuras. Sobre o quilômetro 19, a vereadora mencionou a situação do aterro no referido local. “Aquela escola, a população não pode receber sem que seja revisto aquele aterro”. Com relação ao maquinário que chegou na secretaria de obras e foi entregue para a comunidade, a vereadora mencionou o descaso com alguns maquinários do município.

Vereador Joelson Pontes (PP)

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP), no Grande Expediente, apresentou indicação para que o Procon móvel venha ao município de Brasileia, uma vez que o código de defesa do consumidor não tem sido cumprido por parte de algumas empresas. E parabenizou o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, pela realização da III Expolândia. O vereador solicitou que a empresa OI providencie manutenção no orelhão localizado no quilômetro 52. E finalizou sugerindo à Câmara de Brasileia que promova alguma solenidade em comemoração ao aniversário do município de Brasileia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) usou a Tribuna para apresentar indicação solicitando que a secretaria de obras providencie troca de lâmpadas na Rua José Aon. E solicitou do gabinete do Senador Gladson Cameli para que o mesmo aloque recurso para a construção da sede dos taxistas. E que a secretaria de obras realize trabalho de melhoria na quadra da escola do quilômetro 26. Solicitou trabalho de reposição de lâmpadas na quadra do bairro Ferreira Silva. E apresentou indicação para que o Governo do Estado informe sobre a construção da nova ponte que ligará Brasileia a Epitaciolândia. Marquinhos utilizou a Tribuna para solicitar que o DETRAN fiscalize o trânsito na ponte José Augusto, sobretudo nos horários de maior fluxo de veículos. Que o coordenador do Programa Luz Para Todos informe quais os ramais que foram contemplados com o referido programa.

Vereador Rosildo Freitas (PT)

Vereador Rosildo Freitas (PT)

O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que o município realize trabalho de melhoramento na academia do parque centenário. Que providencie conserto da ambulância do quilômetro 26. E sobre o transporte destinado a tratamento de saúde, o vereador disse que constantemente pede apoio das pessoas que tem que se deslocar a Rio Branco. E apresentou indicação solicitando que a prefeitura dê continuidade a construção do posto de saúde do quilômetro 19. E solicitou que o Governo do Estado dê auxílio aos produtores de frango em relação a taxa de energia. “Da forma que está sendo cobrada a energia, ficará inviável os produtores de frango continuar com esse trabalho, visto que o talão vem muito caro”, disse.

O presidente da Câmara de Brasileia, Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD) apresentou indicação para que a secretaria de educação providencie merenda suficiente para a escola rural Osana Sales. E que a secretaria de saúde tome providência em relação ao material que o agente comunitário de saúde deve entregar à comunidade. “Segundo os moradores, há alguns meses não estão sendo distribuídos matérias como preservativos para a comunidade”. O presidente falou da importância da construção de uma ponte no ramal do quilômetro 59. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de melhoramento no trecho entre a residência do Senhor Zé Maria Peruano, até a residência do senhor Maranhão, no quilômetro 59. Com relação ao bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou que mesmo tentando solucionar o problema da ponte no referido bairro, mas a demora nesse tipo de trabalho é preocupante. Sobre a iluminação pública do bairro Marcos Galvão, Mário Jorge falou da necessidade de reposição das lâmpadas, em caráter de urgência. “Aproximadamente a metade do bairro está às escuras, o que requer providências urgentes por parte do poder público”, finalizou.

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

Mário Jorge Gomes Fiesca (SDD)

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Samir Bestene cobra melhorias na ponte que liga os loteamentos Jaguar e Ouricuri

Publicado

em

Por

O vereador Samir Bestene solicitou a atenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para duas obras de infraestrutura no município. Uma delas é a ponte que conecta os loteamentos Jaguar ao Ouricuri, devido às dificuldades de passagem enfrentadas pela população ocasionadas pelas chuvas recentes.

“Olha a dificuldade que nossa população passa para atravessar de um bairro para o outro, nós sabemos que tem muitos problemas de infraestrutura, mas aí o agravante dessa ponte é que ela liga as famílias que vão de um bairro para o outro para pegar suas crianças no bairro vizinho, então se após começarem as aulas e começarem as chuvas, olha aí a dificuldade.”

Devido a isso, o vereador pediu uma intervenção da Seinfra, para ela buscar uma solução. Além disso, Bestene mencionou o pedido antigo da comunidade do Apolônio Sales para a construção de uma ponte que beneficiaria também outros bairros da cidade, e destacou a necessidade das indicações serem feitas.

“A gente pede que a Seinfra possa dar atenção nos pedidos que nós temos aqui na câmara municipal porque tem muitas indicações sendo feitas e muitas acabam que não são realizadas.”

Finalizou solicitando celeridade na execução por parte da Seinfra, alegando sobre a importância dessas duas indicações.

“Então a gente pede que possa dar celeridade, até porque nós vereadores estamos fazendo nosso trabalho, estamos nas ruas, fazendo nossas indicações, nossas solicitações e reivindicações, e essas duas são de extrema importância para o nosso município.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo a CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça cobra a recuperação das ruas 607 ruas citadas como “judicializadas”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça, durante a sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, realizada na terça-feira, 23, destacou o envio de ofício para a prefeitura questionando a viabilidade da recuperação de 607 ruas. Elzinha destacou a necessidade da prefeitura em recuperar essas ruas da cidade, e refutou o posicionamento de que não poderiam ser restauradas.

“Esse ofício tá aqui com um documento que veio a resposta, [.] que não existe rua judicializada, ou seja, a prefeitura municipal tem por obrigação recuperar todas as ruas.”

A vereadora criticou a gestão do prefeito Tião Bocalom, e o acusou de oferecer desculpas infundadas à população ao invés de agir para resolver o problema das ruas da cidade. Solicitou também que o prefeito utilize os recursos para atender as necessidades da população.

“O prefeito Tião Bocalom sempre dá desculpas esfarrapadas, só que a população está cansada disso, o que a população de Rio Branco quer e merece é dignidade, que o prefeito utilize o recurso da população para recuperar as ruas, porque ao ter ruas restauradas, se tem educação, se tem saúde, se tem segurança e é isso que a população de rio branco espera.”

Além disso, a vereadora destacou a falta de resposta da gestão às necessidades da população, em relação às ruas, alegando má gestão dos recursos públicos.

“É inadmissível que uma gestão não se compadeça com a população que está sofrendo, teve três anos e quatro meses para dar uma resposta para a população, aprovam-se empréstimos por cima de empréstimos, aprovam-se projetos, mas nada acontece, porque existe uma má gestão, que não sabe fazer, não sabe gerir o recurso público.”

Elzinha também expressou sua preocupação em relação ao saneamento básico da cidade após uma pesquisa recente do Instituto Trata Brasil ter colocado Rio Branco entre os 10 piores municípios. Ela finalizou destacando que famílias sofrem diariamente com as consequências da falta de saneamento básico e que o acesso à água potável, é um direito para todos os cidadãos.

“Quase metade da nossa população vive sem acesso adequado a água potável, o que não é apenas inacessível, mas uma grave violação dos direitos humanos, o direito à água limpa, e não pode ser um privilégio, mas sim um direito de todo cidadão.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo a CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo