Conecte-se conosco

Acre

Após suposta negligência de enfermeiro na maternidade, mulher dá à luz e bebê cai no chão

Publicado

em

O recém nascido apesar da queda, está bem mas, um processo administrativo deve apurar o ocorrido

Nas redes sociais mostra uma possível negligência ocorrida na sexta-feira (5), dentro da sala de pré-parto da maternidade Bárbara Heliodora (Foto: internet) 

Contilnet

Um vídeo divulgado no último fim de semana gerou polêmica nas redes sociais ao mostrar uma possível negligência ocorrida na sexta-feira (5), dentro da sala de pré-parto da maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Segundo a denunciante, Ayme Gomes, a criança de uma mulher nasceu e caiu no chão após ser ignorada pelo enfermeiro quando estava em trabalho de parto. O recém-nascido, apesar da queda, está bem, mas um processo administrativo deve apurar o ocorrido e se provada a negligência, punir o enfermeiro.

A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde informou que a denúncia contra o servidor foi recebida pela direção e que essa não seria a única em desfavor do profissional. “A maternidade confirma a denúncia contra o enfermeiro, já havia outras reclamações quanto a esse enfermeiro e a direção já está tomando providências contra esse profissional junto à direção do Conselho Regional de Enfermagem e a Secretaria Estadual de Saúde”, disse a assessoria.

Em sua rede social, Ayme Gomes relata que estava como acompanhante da cunhada e viu o marido da mulher chamar o enfermeiro por diversas vezes enquanto sofria com dores. Quando finalmente foi atendida e o profissional trouxe a cadeira de rodas, a criança nasceu e caiu no chão.

A denunciante ainda relata em sua publicação que pelo fato da bolsa não ter estourado e o recém-nascido ainda estar protegido pelo líquido aminiótico quando nasceu, fez com que o bebê não tenha tido danos com o impacto da queda, porém poderia ter acontecido o pior.

Veja a publicação na íntegra

Na madrugada de sexta feira por volta das 2hs na maternidade Barba Heliodora houve mais uma negligência. No quarto o qual estava acompanhando minha cunhada ,uma mulher sentia fortes dores de parto,e o marido dela ia ate a enfermaria pedia que a levassem para a sala de parto ,porem os enfermeiros não atendiam o chamado da mulher, isso ocorreu duas vezes ou mais quando perceberam que ela ja não aguentava mais ,apareceu um enfermeiro e de forma grosseira mandava que a mulher sentasse na cadeira de rodas e ela dizendo que não aguentava pois o bb ja ia nascer….. mesmo assim ela. tentou sentar, no instante que estava sentado o bb nasce caindo no chão,por sorte ou melhor por Deus aquela criança não morreu porque a bolsa amniótica não havia rompido, isso fez amortecer o impacto da queda . No momento ninguém teve reação e o pai da criança que pegou a bb… Felizmente a criança passa bem e nada aconteceu,Mas fica un alerta para a sociedade que o atendimento de alguns enfermeiros e médicos são de péssima qualidade e cada vez esta ficando pior …. Precisamos ficar atentos porque uma cenas dessas pode acontecer com qualquer um de nós…. Na hora fiquei muito nervosa e não consegui gravar tudo,Mas o vídeo mostra o momento em que a criança estava sendo levada para outro quarto…… Ainda há outros casos de morte e de problemas nos partos pela demora dos atendimentos… Precisamos denunciar….

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe 45 cm em nove horas e atinge 10,89 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação registrada neste domingo foi impulsionada por 35,6 mm de chuva; nível segue abaixo da cota de alerta

O nível do Rio Acre apresentou elevação significativa ao longo deste domingo (11) e chegou a 10,89 metros em Rio Branco, conforme medição realizada às 15h e divulgada pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com o boletim, às 5h34 o manancial marcava 10,44 metros. Ao longo do dia, o nível subiu gradualmente, alcançando 10,60 metros às 9h, 10,75 metros ao meio-dia e 10,89 metros no período da tarde, totalizando um aumento de 45 centímetros em pouco mais de nove horas.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 35,60 milímetros de chuva na capital, volume que contribuiu diretamente para a elevação do rio. Apesar da subida, o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A cota de transbordo é de 14 metros.

O boletim é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo; Raio atinge árvore e mata bovinos em propriedade rural de Sena Madureira

Publicado

em

Animais buscavam abrigo da chuva quando descarga elétrica atingiu o local, no km 25 da BR-364

Um fenômeno natural provocou prejuízo e assustou moradores da zona rural de Sena Madureira na tarde desta sexta-feira (9). Vários bovinos morreram após uma descarga elétrica atingir uma árvore em uma propriedade localizada no km 25 da BR-364, no trecho que liga o município a Rio Branco.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram os animais já sem vida espalhados pelo pasto logo após o ocorrido. Segundo relatos de moradores, o rebanho havia se concentrado sob a copa de uma árvore isolada na pastagem para se proteger da chuva intensa, no momento em que o raio atingiu o local.

Entre os animais mortos estão vacas e bezerros, o que representa um prejuízo significativo ao produtor rural responsável pela área.

Especialistas alertam que árvores isoladas em áreas abertas funcionam como pontos de atração para descargas elétricas, aumentando o risco de acidentes durante tempestades. A orientação é que, sempre que possível, os animais sejam mantidos afastados desses locais em períodos de chuva com incidência de raios.

O caso serve de alerta para produtores rurais e moradores da zona rural durante o inverno amazônico, período em que tempestades elétricas se tornam mais frequentes na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Leila Galvão condiciona candidatura a deputada federal à formação de chapa competitiva pelo MDB

Publicado

em

Ex-prefeita só concorre pelo MDB se partido tiver chapa competitiva; lista de possíveis candidatas inclui oito mulheres com histórico eleitoral

Caso o MDB não consiga estruturar uma campanha sólida, avalia-se que Leila Galvão poderá migrar para outra legenda que apoie a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo do estado. Foto: captada 

O cenário político do Acre para as eleições de 2026 já movimenta especulações e articulações nos primeiros dias do ano. Na região do Alto Acre, o nome da ex-prefeita Leila Galvão tem sido constantemente mencionado como possível candidata a deputada federal pelo MDB — desde que o partido consiga formar uma chapa competitiva. Caso contrário, ela avalia migrar para outra legenda que apoie a candidatura da vice-governadora Mailza Assis, apoiada oficialmente pelo governador Gladson Cameli ao governo do estado.

Além de Leila Galvão, outros sete nomes femininos com trajetória eleitoral são citados como possíveis candidatas à Câmara dos Deputados: Socorro Nery, Antônia Lúcia, Fernanda Hassem, Márcia Bittar, Vanda Milani, Perpétua Almeida e Shirley Torres. A movimentação reflete o clima de definição de alianças e composições que marca o início do ano eleitoral no estado, onde, como destacam observadores políticos, “o acreano respira política de segunda a domingo, dia e noite”.

Contexto da articulação:
  • Leila Galvão já declarou publicamente apoio a Mailza Assis, candidata oficial do governador Gladson Cameli (PP);

  • O MDB estadual ainda não definiu sua estratégia de alianças para 2026;

  • A condicionalidade reflete a busca por uma coligação viável que maximize suas chances de eleição.

Outros nomes femininos em evidência:

Além de Leila Galvão, são citadas como potenciais candidatas a deputada federal:

  • Socorro Neri

  • Antônia Lúcia

  • Fernanda Hassem

  • Márcia Bittar

  • Vanda Milani

  • Perpétua Almeida

  • Shirley Torres

  • Charlene Lima
Análise política:

A disputa por vagas femininas tende a ser acirrada, já que o Acre elege apenas oito deputados federais. A migração partidária é uma estratégia comum em anos eleitorais, especialmente quando há convergência em torno de um projeto majoritário – no caso, a eleição de Mailza Assis.

As convenções partidárias devem ocorrer entre julho e agosto, quando serão definidas as chapas e coligações. Até lá, os nomes devem circular entre legendas como PP, MDB, União Brasil, PL e Republicanos.

A condição imposta por Leila Galvão reflete o pragmatismo eleitoral que marca a política acreana: mais importante que a legenda é estar alinhada ao grupo hegemônico e ter viabilidade de votação.

Comentários

Continue lendo