Acre
Após gastar R$ 7 milhões, governo conclui que obra de contenção do rio Acre é inviável
A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada pelo governador Tião Viana
As obras de contenção da encosta do rio Acre, no município de Brasiléia, foram canceladas há exatos dois meses. De acordo com o diretor-executivo da Secretaria de Estadual de Obras Públicas (Seop), Átila Pinheiro, técnicos do governo estadual e do Ministério da Integração Nacional, após as duas últimas enchentes, concluíram que a obra era inviável.
Ainda segundo o diretor, estudos apontam que apenas um murro de arrimo resolveria o problema do desbarrancamento. “É mais viável, social e economicamente, retirar as famílias daquele local”, disse Pinheiro, informando que, dos em R$ 11,4 milhões previstos, foram gastos RS 7,3 milhões com os serviços. “Infelizmente, as águas danificaram quase tudo”.
A ordem de serviço autorizando o início das obras foi assinada pelo governador Tião Viana (PT) em setembro de 2012, sete meses após Brasiléia ser atingida pela segunda maior enchente da história. Três depois, as ruas Prefeito Rolando Moreira e Rua Marechal Rondon foram parcialmente levadas pelas águas, desta feita pela maior cheia de todo os tempos.
A obra previa 1.027 metros de contenção com estaca prancha e mais 410 metros de recuperação com grama. Os recursos são da Secretaria Nacional de Defesa Civil, através de um termo de compromisso entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Acre.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.