fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Após denúncia de “rachadinhas”, MPAC entra com ação civil pedindo melhorias na Polícia Civil

Publicado

em

“São reclamações de laudos inconclusivos, falta de equipamentos, de insumos e de estrutura que tem afetado sobremaneira o trabalho desta área”, diz o promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin

Se a permanência no cargo de delegado-geral de Polícia Civil estava abalada com a denúncia de suposto recebimento de “rachadinhas”, a situação pode piorar para o delegado Henrique Maciel, politicamente falando.

Isso porque o Ministério Público do Acre entrou com uma ação civil pública contra o Governo do Acre para que promova a estruturação do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, que incluem o Instituto de Identificação, Instituto de Análise Forense, Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística.

A ação civil pública foi proposta pelo promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin, titular da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública. Em sua análise, Tranin menciona que “são reclamações de laudos inconclusivos, falta de equipamentos, de insumos e de estrutura que tem afetado sobremaneira o trabalho desta área”.

Ainda na ação, o promotor de Justiça requer ao Poder Judiciário, a interdição temporária do prédio do Departamento de Polícia-Técnico-Científica, até que sejam feitas as adequações necessárias.

“O MP acreano pede a adoção de providências no prazo de 180 dias para que seja realizada ampla reforma no prédio e implantação de novos espaços e estrutura adequada para cada instituto, assim como estruturação de pessoal e equipamentos, e também a imediata realização de concurso público para peritos, papiloscopista e médico legista, tendo em vista a carência desses profissionais”, diz material publicado pela assessoria do MPAC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende “peça-chave” do tráfico de drogas no bairro da Pista, em Manoel Urbano

Publicado

em

Crime foi flagrado por câmeras de segurança; suspeito foi identificado através de nota fiscal e preso em flagrante pela 1ª Regional

Ao ser chamado por uma colega de trabalho, o profissional se ausentou do local por poucos minutos. Quando retornou, o celular já havia desaparecido. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), um homem acusado de furtar o celular de um funcionário dentro de um supermercado no bairro Ivete Vargas, na capital acreana. O crime ocorreu na rede localizada na rua Leblon e foi solucionado em poucas horas graças às imagens de segurança e ao trabalho da 1ª Regional.

O açougueiro vítima do crime havia deixado seu aparelho sobre o balcão do setor de carnes – prática comum entre funcionários para evitar contaminação. Ao se ausentar por poucos minutos, o celular (que estava dentro de uma capa com um cartão de crédito) desapareceu.

Investigação rápida

As câmeras de segurança flagraram:

  • Um casal circulando suspeitamente pelo açougue
  • O homem, usando tornozeleira eletrônica, furtando o aparelho
    A equipe policial cruzou dados e identificou o suspeito através da nota fiscal de uma compra realizada no mesmo horário.

O delegado Karlesso Nespoli destacou a importância da parceria com o estabelecimento:
“A rápida atuação dos nossos agentes, somada à colaboração da equipe de segurança, foi decisiva. Seguimos firmes no compromisso com a segurança pública”

O preso responderá pelo crime de furto e foi encaminhado ao sistema prisional. A tornozeleira eletrônica indica que o homem já tinha passagem pela Justiça.

Dados do Caso:

📅 Data do crime: 23/07 (quarta-feira)
📍 Local: Supermercado na rua Leblon, Ivete Vargas
📱 Objeto furtado: Celular com cartão de crédito
⚖️ Crime: Furto (art. 155 do CP)
🔗 Detalhe: Suspeito usava tornozeleira eletrônica

A Polícia Civil reforça o pedido para que a população continue colaborando com as investigações e denuncie atividades suspeitas. O caso serve de alerta sobre os cuidados com objetos pessoais em locais públicos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende “peça-chave” do tráfico de drogas no bairro da Pista, em Manoel Urbano

Publicado

em

Após investigação minuciosa, agentes desarticulam núcleo de distribuição de entorpecentes; suspeito foi preso em flagrante e segue à disposição da Justiça

Os agentes conseguiram identificar o suspeito, localizar seu esconderijo e compreender a dinâmica de atuação do traficante na região. Foto: captada 

Em operação realizada pela Polícia Civil do Acre desferiu um golpe no tráfico de drogas no município de Manoel Urbano. Investigadores da Delegacia-Geral local prenderam em flagrante um dos principais articuladores do comércio ilegal de entorpecentes no bairro da Pista, área conhecida pelo alto fluxo de drogas na região.

Segundo fontes policiais, a prisão foi resultado de um trabalho de inteligência que durou várias semanas. Os agentes mapearam a rotina do suspeito, identificaram seu esconderijo e compreenderam toda a dinâmica de atuação da organização criminosa no bairro.

  • Perfil do preso: Considerado “peça-chave” na distribuição de drogas na região

  • Histórico: Já era monitorado pela polícia por envolvimento com o tráfico

  • Sigilo: Nome não divulgado para não comprometer investigações paralelas

O acusado foi conduzido à delegacia e agora aguarda audiência de custódia. As investigações continuam para desvendar toda a rede de apoio ao traficante e possíveis conexões com outras facções criminosas no estado.

Impacto da ação

A operação representa um avanço no combate ao narcotráfico no interior acreano:

  • Desarticulação de ponto estratégico de distribuição
  • Interrupção do fluxo de drogas no bairro da Pista
  • Sinalização de atuação firme da PCAC no interior

O delegado responsável pela operação destacou que novas ações do tipo estão sendo planejadas para combater o crime organizado em Manoel Urbano e região. A população local tem sofrido com o aumento da violência relacionada ao tráfico nos últimos meses.

Dados da Operação:

📅 Data: 22 de julho (terça-feira)
📍 Local: Bairro da Pista, Manoel Urbano (AC)
🚨 Crime: Tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/06)
⚖️ Situação do preso: À disposição da Justiça
🔎 Andamento: Investigação em curso para identificar outros envolvidos

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Villa fazem confronto isolado no Campeonato Estadual Sub-20

Publicado

em

Foto Matheus Gadelha: Estaduais chegam em momento importantes e partidas são decisivas

Rio Branco e Villa fazem nesta quarta, a partir das 20 horas, no ginásio do Sesc, um duelo isolado pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes estão classificadas para a próxima fase e quem vencer assume a segunda colocação da chave A.

Sub-17 masculino

O Campeonato Sub-17, no masculino, terá uma rodada dupla, a partir das 19 horas, no Sesc. João Eduardo e PSC abrem a programação e na sequência o Campo Grande joga contra o Castello.

Sub-20 feminino

Villa e Café com Leite/Porto Acre se enfrentam, a partir das 19 horas, no Sesc, pela primeira fase do Campeonato Estadual Feminino Sub-20.

Comentários

Continue lendo