Conecte-se conosco

Brasil

Aplicativo que oferta consultas on-line, monitora e georreferencia casos de Covid-19 é lançado no AC

Publicado

em

‘Previna’ foi desenvolvido por servidores e estudantes do Ifac, com apoio da Incubadora de Empreendimentos do Instituto e do governo do Acre. App vai ser liberado em junho.

Aplicativo que oferta consultas online, monitora e georreferencia casos de Covid-19 é lançado no Acre — Foto: Divulgação/Ifac

Por Aline Nascimento e Janine Brasil, G1 AC

“Previna”. Essa é a nova ferramenta que vai ser usada para ajudar no combate ao novo coronavírus no Acre. O aplicativo, que deve de ser liberado ainda em junho, tem como objetivo monitorar e mapear casos de Covid-19 no estado de uma forma simples e explicativa. Além disso, o App também oferece serviço de consultas on-line e disponibiliza dados em tempo real.

Criado por servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), com apoio da Incubadora de Empreendimentos do Instituto e do Governo do Acre, o Previna vai ser um elo de comunicação direto entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a comunidade em geral através de mensagens e notícias, informando a população em tempo real.

A ferramenta foi apresentada na terça-feira (12) pela reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene. Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado para efetivar a parceria com o governo do Acre.

A parceria também tem como foco desenvolver projetos que ajudem na produção e fabricação de equipamentos de proteção individual e coletivo para a proteção de profissionais de saúde e demais pessoas que atuam diretamente na linha de frente no combate à Covid-19 no Acre.

O projeto contou com apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, disse que com as informações que o cidadão colocar no App vai ser possível que a Sesacre entre em contato direto com o usuário dando orientações para que ele procure ou não uma unidade de saúde, evitando, assim, filas ou a ida desnecessária a um centro específico.

“O aplicativo foi feito para uma demanda específica da Sesacre no combate à Covid-19, é uma ferramenta que vai funcionar como uma triagem utilizando os protocolos do SUS no combate à doença, então, são perguntas e respostas que o usuário vai respondendo e, no final, ele vai ser informado se tem a probabilidade de estar com a covid-19 ou não”, explicou.

A gestora falou ainda do momento em que o mundo vive e disse que é um período de parceria e trabalho em conjunto.

“Não temos dúvidas que para combater a Covid-19 é necessário que haja uma parceria da ciência e tecnologia unindo, é claro, o sentimento de solidariedade e cooperação de todos os órgãos, população e instituições, e esse é o papel do Ifac”.

O professor do Ifac e gerente do projeto, Marlon Amaro Teixeira, reforçou que o aplicativo Previna tem o objetivo de reunir os serviços e informações e criar um canal direto entre o governo e cidadão.

“Acreditamos que é uma forma de minimizar os efeitos causados pela pandemia da Covid-19. Queremos deixar a população bem informada, pois a falta de informação é um dos maiores problemas que pode agravar ainda mais essa crise. Então, o aplicativo cria um canal direto dos gestores da saúde com a população, passando com informações de qualidade”, afirmou.

Sobre o Previna

Além de monitorar e georreferenciar os casos de Covid-19, ofertar consultas on-line e ser um elo para o desenvolvimento de EPIs e EPCs, o APP também conta com um questionário criado para auxiliar os usuários em um autodiagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. A ferramenta, inicialmente, vai estar disponível apenas para Android.

As perguntas disponibilizadas fazem parte do aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e de softwares que estão sendo usados em outros estados brasileiros. Com base nas respostas da população, o Previna vai identificar a probabilidade de a pessoa estar ou não com a Covid-19.

O sistema vai ajudar o estado a tomar, em tempo real, decisões de enfrentamento à doença. As informações repassadas pelos usuários vão ser enviadas para um banco de dados e, se for detectado que a pessoa precisa de ajuda imediata, a Saúde vai poder entrar em contato e orientar usando o próprio aplicativo evitando, assim, que a pessoa se desloque até uma unidade de saúde e se exponha de forma desnecessária aos perigos de contágio da doença.

Teixeira disse ainda que esse canal foi criado como forma de tentar agilizar e filtrar as informações sobre a doença. Ele disse ainda que toda essa gama de informação e de serviços que são disponibilizados no APP servem para contribuir ou pelo menos minimizar os problemas causados pela Covid-19.

“O governo, instantaneamente, vai poder comunicar o cidadão sobre possíveis políticas de combate à Covid-19 e reunir serviços que já existem, por exemplo, falar com atendentes da saúde, tudo reunido no aplicativo de forma simples e rápida, com apenas dois cliques”, reforçou.

O gerente do Previna agradeceu os programadores Júlio Cesar da Silva Rodrigues, Anderson Araújo Ferreira e Luís Antônio Lima Santiago, que foram voluntários e participaram do desenvolvimento do projeto.

Pós-pandemia

Além de ajudar durante a pandemia, o Previna vai poder ser usado no diagnóstico de doenças endêmicas, como a febre amarela e a dengue no estado. O App vai usar os protocolos do Governo Federal que identificam estas doenças e a ferramenta vai continuar funcionando com esse banco de dados para detectar novos casos, sintomas e prevenção.

A reitora do Ifac reforçou que o aplicativo também vai pode ser utilizado para ajudar a identificar outras doenças como a malária, febre amarela e a dengue, após a pandemia,

“Utilizando os protocolos específicos do SUS, o aplicativo passa poderá ser utilizado em outro momento colocando em contato direto a secretaria de Saúde, o governo e a população na tomada de decisões em relação a essas doenças, porque o App atua como uma triagem inicial e, a partir daí, a Sesacre pode tomar decisões. O Previna serve com um banco de dados de toda a população e pode ser utilizado no futuro para ajudar no tratamento e combate de outras doenças”, finalizou.

Covid-19 no AC

O Acre registrou mais 130 novos casos de coronavírus até essa terça (12), fazendo o número total sair de 1.460 para 1.590. O boletim da Sesacre confirmou ainda mais sete mortes por Covid-19, agora já são 51 vítimas fatais da doença. Em todo o estado, 680 pessoas ainda aguardam o resultado de exames.

Das 51 mortes registradas em todo o estado, 46 foram em Rio Branco; três em Plácido de Castro; uma em Acrelândia e outra em Tarauacá. O Acre tem letalidade de 3,2%. O boletim mostra ainda que quase todo o estado já possui casos confirmados da doença.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Um dos maiores narcotraficantes do Brasil é preso em boate em MG

Publicado

em

Foragido e condenado a mais de 11 anos, Sonny Clay foi capturado em Divinópolis. Ele era considerado um dos traficantes mais procurados

Considerado um dos maiores traficantes de drogas do Brasil, Sonny Clay Dutra, de 43 anos, foi preso na noite dessa sexta-feira (9/1) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A captura ocorreu dentro de uma boate em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado mineiro. Ele integrava a lista do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de criminosos mais procurados do país.

Segundo a PCMG, Sonny foi detido enquanto confraternizava com amigos em um prostíbulo da cidade. Durante a abordagem, os policiais encontraram uma arma de fogo, o que resultou em autuação por porte ilegal. Um veículo de luxo também foi apreendido.

Autoridades apontam Dutra como o maior traficante de pasta base de cocaína em Minas Gerais e um dos principais do Brasil. De acordo com as investigações, ele atuava como intermediário entre fornecedores internacionais e traficantes brasileiros, mantendo boa relação e ligação com diferentes facções criminosas.

“Ele tem grandes contatos em regiões de fronteira, principalmente na Bolívia e no Paraguai”, afirmou Marcus Vinícius Vieira, chefe da Divisão Especializada Operacional do Departamento de Operações Especiais (Deoesp).


Histórico criminal de Sonny

  • As investigações contra Sonny começaram em 2013, quando ele foi preso pela primeira vez. À época, acabou solto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Em 2019, voltou a ser preso durante uma partida de futebol amador em Ouro Preto (MG).
  • No entanto, teve a prisão preventiva revogada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
  • Na ocasião, a polícia identificou um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro, com uso de empresas de fachada em Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
  • A prisão de sexta-feira ocorreu para o cumprimento de uma condenação imposta em 2021 pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e associação para o tráfico.
  • O processo relacionado à prisão de 2019 ainda tramita no TJMG.

Monitoramento e prisão

De acordo com a PCMG, Sonny morava em Itaúna (MG) e havia mudado a aparência para tentar despistar as autoridades. Ele já vinha sendo monitorado por equipes do Deoesp, em Belo Horizonte, que identificaram sua presença em Divinópolis.

A ação foi planejada para evitar riscos aos frequentadores do local e aos policiais envolvidos. Segundo o delegado Davi Batista Gomes, o investigado era responsável por estruturar toda a logística de distribuição da pasta base de cocaína para Minas Gerais e outros estados.

“Ele é seguramente o maior traficante de pasta base de cocaína no estado e um dos maiores do Brasil”, afirmou o delegado.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel reage

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ameaças a Cuba neste domingo (11) em sua rede social, o Truth Social. O mandatário norte-americano afirmou que a ilha não terá mais o petróleo que recebia da Venezuela.

“Cuba viveu muitos anos com uma grande quantidade de petróleo e dinheiro vindos da Venezuela. Em contrapartida, Cuba fornecia “serviços de segurança” para os dos últimos ditadores venezuelanos. Agora isso acabou!”.

A Venezuela era o maior fornecedor de Petróleo para Cuba, mas houve um corte abrupto neste serviço após o sequestro de Maduro.

Em seu texto, Trump disse ainda que a maioria dos cubanos que eram seguranças pessoais de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, foram mortos na operação que sequestrou o líder venezuelano no dia 3 de janeiro. “A Venezuela agora tem os EUA, a força militar mais poderosa do mundo (de longe!) pra protegê-los”.

Trump também mandou um aviso ao governo cubano: “Sugiro fortemente que eles façam um acordo antes que seja tarde demais”.

O presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel foi às redes sociais e reagiu aos posts do mandatário norte-americano. Ele escreveu:

“Cuba é uma nação livre, independente e soberana. Ninguém nos dirá o que fazer. Cuba não agride, é agredida pelos EUA há 66 anos e ela não ameaça, ela se prepara para defender a Pátria até a última gota de sangue”.

Diaz-Canel seguiu em seu texto e disse que quem culpa a revolução cubana pelas carências econômicas “deveriam se calar por vergonha, porque sabem e reconhecem que elas são fruto das medidas de asfixia extrema que os EUA nos aplicam há seis décadas e que agora ameaçam superar”.

Segundo o presidente cubano, os EUA “não têm moral nenhuma para apontar o dedo para Cuba, pois transformam tudo em negócio, até mesmo vidas humanas. “Aqueles que agora se revoltam histericamente contra nossa nação estão consumidos pela raiva da decisão soberana deste povo de escolher seu modelo político”.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Veneno: jovem confessa que tentou matar os pais por namoro proibido

Publicado

em

Imagem colorida, Pais desaprovam namoro e filha de 17 anos põe veneno na comida deles - Metrópoles

Divulgação/PCMG

Uma adolescente de 17 anos confessou ter colocado veneno para ratos nas marmitas preparadas para toda a família, em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A jovem já havia sido apreendida por tentar envenenar os pais, e o novo depoimento detalhou que a comida contaminada seria consumida pelo pai, pela mãe e por um primo no dia seguinte.

Segundo a polícia, as marmitas estavam guardadas na geladeira. O primo, de 36 anos, chegou a ingerir parte da refeição, mas percebeu uma alteração na textura do alimento, descrita como semelhante a areia, e alertou os demais familiares. Com isso, os pais da adolescente não chegaram a consumir a comida. O homem foi levado para atendimento médico e passa bem.

Leia a matéria completa no site do Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo