fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Aplicativo Pardal: Acre já registrou 101 denúncias de propaganda irregular na campanha 2024

Publicado

em

O sistema garante a confidencialidade das informações do denunciante, mas penalidades podem ser aplicadas em casos de denúncias feitas de má-fé

De modo detalhado, foram 35 denúncias envolvem candidaturas de vereador (a), 33 de prefeito (a), seis de vice-prefeito (a) e 27 de coligação/federação/partido. Foto: assessoria

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 101 denúncias ou reportes de atos de irregularidades nas “Eleições 2024” via aplicativo Pardal Móvel. As cidades acreanas como Rio Branco (44), Cruzeiro do Sul (18), Senador Guiomard (12) lideram o ranking dos que reúnem mais denúncias, conforme verificou a reportagem na tarde desta terça-feira (04).

O aplicativo Pardal, foi desenvolvido para aprimorar a fiscalização e transparência durante o período eleitoral, tem se mostrado uma ferramenta eficaz no monitoramento de práticas irregulares. Disponível para download e uso por qualquer cidadão, o aplicativo permite o registro de denúncias sobre propaganda eleitoral não autorizada, fornecendo uma maneira prática e acessível para que a população participe ativamente da supervisão das eleições.

Recentemente, o aplicativo alcançou um marco significativo no Acre, com a marca de 100 denúncias de propaganda eleitoral irregular registradas até esta terça-feira, 3 de setembro. Entre as queixas apresentadas, destacam-se as 44 ocorrências provenientes de Rio Branco, que agora estão sob investigação da Justiça Eleitoral.

O Pardal permite que as denúncias sejam feitas de forma anônima ou identificada, desde que sejam acompanhadas de evidências como fotos, vídeos ou gravações

Já em todo o estado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 101 denúncias ou reportes de atos de irregularidades nas “Eleições 2024” via aplicativo Pardal Móvel. A cidade de Rio Branco já registrou (44/Atos irregularidades), Cruzeiro do Sul (18), Senador Guiomard (12), lideram o ranking dos que reúnem mais denúncias, conforme verificou a reportagem na tarde desta terça-feira, dia (04).

De modo mais especificados, 35 denúncias envolvem candidaturas de vereador (a), 33 de prefeito (a), seis de vice-prefeito (a) e 27 de coligação/federação/partido.

Veja o ranking geral:

As seis cidades do acre que mais receberam denúncia foram Rio Branco, com (44), Cruzeiro do Sul (18), Acrelândia e Senador Guiomar (12), Assis Brasil (4), e Brasiléia já teve (4), denúncias, cidades que lideram o ranking dos que reúnem mais denúncias, conforme verificou a reportagem, veja quadro abaixo:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 101 denúncias ou reportes de atos de irregularidades nas “Eleições 2024” via aplicativo Pardal Móvel. De modo mais especificados, 35 denúncias envolvem candidaturas de vereador (a), 33 de prefeito (a), seis de vice-prefeito (a) e 27 de coligação/federação/partido.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Jerry visita comunidades indígenas e recebe apoio por onde passa

Publicado

em

De carro, de barco e a pé. Para chegar às comunidades indígenas no alto Rio Iaco, o prefeito de Assis Brasil e candidato a reeleição, Jerry Correia ( PP), precisou percorrer ramais, navegar por rios e igarapés e caminhar por longas trilhas no meio da floresta para chegar até onde moram os índios Manchineri e Jaminawá, em aldeias que ficam a dias de viagem da sede do município.
Desde o início da semana, Jerry visita os parentes e tem sido recebido com muita alegria nas aldeias por onde tem passado.

“Estou muito feliz com o carinho que recebo, o reconhecimento da nossa gestão e a manifestação de apoio à nossa reeleição. Obrigado a todos que tão bem me acolheram em suas aldeias”, disse Jerry ao encerrar mais uma visita.

Mesmo liderando as pesquisas de intenção de voto com mais de 70%, Jerry não se acomodou e tem percorrido todas as regiões da zona rural de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Por unanimidade, CNMP decide afastar promotor suspeito de se envolver com faccionados

Publicado

em

A defesa do promotor alegou que e por obrigação legal não pode comentar o caso porque este corre em segredo de justiça, completando ainda afirmando que o vazamento das informações do processo será investigado.

No requerimento, o autor do pedido lembra que Tranin é suspeito de e envolvimento sexual com mais de 20 apenados do sistema prisional

Uma decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), publicada no último dia 20 de agosto, decidiu, por unanimidade, afastar o promotor Tales Tranin de suas funções.

O autor do pedido para o afastamento não foi revelado, mas o deferimento foi feito por Angelo Fabiano Farias da Costa, corregedor nacional, e pelos demais corregedores. A informação foi revelada pelo site Ecos da Notícia.

O CNMP ainda solicitou a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e, também por unanimidade, instaurou procedimento de remoção por interesse público.

No requerimento, o autor do pedido lembra que Tranin é suspeito de e envolvimento sexual com mais de 20 apenados do sistema prisional. Os relacionamentos teriam, em pelo menos alguns casos, ocorrido durante inspeções em unidades carcerárias, em horário de expediente, inclusive com presos conhecidos por integrarem facção criminosa, e mediante pagamento.

“Por esses motivos, é solicitado o afastamento cautelar da função, avocação de sindicância, e a remoção do promotor da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio”, disse.

A defesa do promotor alegou que e por obrigação legal não pode comentar o caso porque este corre em segredo de justiça, completando ainda afirmando que o vazamento das informações do processo será investigado.

Já o MPAC informou que “confirma a existência de pedido de autorização para instauração de investigação para apurar os fatos, que se encontram em segredo de justiça” .

O processo de investigação foi autorizado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Samoel Evangelista.

Comentários

Continue lendo

Acre

Empreendedores do Acre conhecem novas tecnologias da mineração durante feira

Publicado

em

Missão empresarial realizada pelo Sebrae, com apoio do Sindimineral e Fieac, visa proporcionar impactos positivos no ecossistema de negócios no Acre.
O Sebrae selecionou cinco empresas do Acre do segmento de mineração (areia, argila, pedras e afins) para participarem da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM. O evento, que aconteceu de 9 a 12 de setembro em Belo Horizonte – MG, é considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina.
Segundo a analista do Sebrae, Sonia Caroline Pinheiro, o objetivo da missão técnica é proporcionar a esses empreendedores acesso ao maior HUB de experiências da mineração e o cenário mais atual mundial do segmento. “É um fórum rico e de alto nível para compartilhar conhecimento, experiências e visões de futuro. Na feira, são apresentadas as principais tendências em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. Toda essa informação é fundamental para que nossos empreendedores façam as melhores escolhas, alinhando tecnologia e desenvolvimento sustentável”, frisou a analista.
A expectativa é que a missão técnica traga impactos positivos não apenas para os empresários que participam, mas para todo o ecossistema de negócios no Acre, fortalecendo o setor e criando oportunidades no estado. “Vimos muitas novidades, muitas coisas acontecendo e já estamos prospectando alguns negócios para a nossa cooperativa de mineração. Está sendo um evento bastante grandioso, porque as coisas estão se modernizando muito”, destacou o conselheiro do CDE do Sebrae no Acre e 1º vice-presidente da FIEAC que acompanha a comitiva, João Paulo de Assis Pereira.
A programação da Exposibram contou com um congresso composto por sessões magnas e painéis temáticos simultâneos que apresentaram aos congressistas o cenário mais atual da mineração mundial, com a presença de especialistas renomados, representantes do setor produtivo, governamental e terceiro setor.

 A missão empresarial contou com o apoio do Sindicato das indústrias de areia, argila, pedra e afins do Estado do Acre – SINDIMINERAL, por meio da Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC.

Comentários

Continue lendo