Flash
Ao prender suspeitos, polícia diz que morte de ex-prefeito foi ‘muito bem planejada’ e deve capturar outros envolvidos
Entre os acusados está um ex-secretário da Prefeitura e um agiota da cidade; outros três acusados são procurados
“A demora na elucidação é decorrente do fato de os crimes de pistolagem serem sempre muito planejados. Quanto mais planejamento, maior é a dificuldade para elucidação”. Foi assim que os delegados Henrique Maciel, diretor-geral da Polícia Civil do Acre ( PCAC), e Alcino Júnior, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), se manifestaram, numa coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (20), ao falarem sobre a elucidação do caso de assassinato do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros.
O crime ocorreu na manhã de 21 de maio de 2021, na Via Chico Mendes, em Rio Branco, e só agora, mais de dois anos e meio após o assassinato, a elucidação está a caminho com a prisão de três pessoas apontadas como executores.
Entre os presos estão o ex-secretário municipal de esportes de Plácido de Castro e ex-candidato a vice-prefeita na chapa derrotada de Gedeon Barros na disputa pela reeleição, em 2020. O ex-secretário foi identificado como Liomar de Jesus Mariano, o “Mazinho”, e Carmelio de Souza, um conhecido comerciante de Plácido de Castro que também vivia de emprestar dinheiro a juros, a chamada agiotagem, o que também é considerado crime de usura. O terceiro executor do crime, que não teve o nome revelado, está preso em Tarauacá, por outros crimes e agora também passará a responder pela morte do ex-prefeito.
A PCAC chegou ao trio através da Operação Abunã, referência ao nome do rio que banha a cidade de Plácido de Castro. Ao todo foram expedidos pela Justiça nove mandados- seis de prisão e outros três de busca e apreensão. Outras três pessoas estão sendo procuradas como mandantes do crime e por terem contribuído com a logística para a execução do assassinato
Os dois delegados disseram ainda que a prisão dessas três pessoas é questão de tempo e que, a partir de agora, porque há os três réus presos, a PCAC terá dez dias para concluir o inquérito.” A demora é porque, como é comum em crimes de pistolagem, houve muito planejamento”, afirmou o delegado Henrique Maciel.
Já o delegado Alcino Júnior, que comanda as investigações, não quis dizer ainda as motivações do crime e quem de fato atirou na cabeça do ex-prefeito. “Declino de fornecer essas informações para não prejudicar o restante das investigações”, disse o delegado.
Descartado está o envolvimento de uma mulher no crime. Gedeon Barros foi assassinado no momento em que parou o carro que dirigia, um Corola, na Via Chico Mendes, no bairro Santa Inês, na entrada de Rio Branco, para atender possivelmente uma chamada no telefone celular. É neste momento que o pistoleiro se aproxima do veículo parado no acostamento da rua e atira, mesmo com os vidros do veículo fechados. Gedeon morreu na hora.
Os criminosos, que pareciam monitorar o ex-prefeito e seguiam seu veículo de moto, fugiram e só agora estão sendo identificados. O caso deverá ser encerrado ainda este ano.
Comentários
Flash
Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.
Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.
Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.
Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.
Comentários
Flash
Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta
Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre
A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026, aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.
De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.
Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.
O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.
A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.
Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.
Comentários
Flash
URGENTE: quatro detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul
Fuga ocorreu após abertura de buraco na cela; operação de recaptura já foi iniciada
Quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na estrutura de uma cela e conseguirem acesso à laje da unidade prisional.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga aconteceu no bloco 3 do presídio e foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).
Os foragidos foram identificados como Izaqueu da Conceição Lima, João Paulo Lima de Souza, Railon Rodrigues Lopes e Robson Rodrigues da Silva.
Assim que a fuga foi detectada, uma operação de recaptura foi iniciada, com atuação da Polícia Penal e apoio de outras forças de segurança. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos detentos.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, que intensificaram as buscas na região.
Nota pública sobre a fuga de quatro detentos em Cruzeiro do Sul
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de quatro presos da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Bloco 3, Cela 16, na madrugada desta segunda-feira, 23. Os detentos fugiram pela laje da cela, após fazerem um buraco na estrutura.
Estão foragidos:
Izaqueu da Conceição Lima
João Paulo Lima de Souza
Railon Rodrigues Lopes
Robson Rodrigues da Silva
De imediato, iniciou-se a operação de recaptura. A Polícia Penal, junto as demais forças de segurança do estado, estão empregando todos os esforços para recapturar os foragidos.
Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen





Você precisa fazer login para comentar.