Acre
Ao lado de Renan, Jorge será eleito vice do Senado nesta sexta
O senador Jorge Viana (PT) será eleito nesta sexta-feira o vice-presidente do Senado. Ele terá à frente na linha sucessória de comando da Casa apenas o presidente. Conforme acordo das bancadas, o PMDB indicará o nome para a presidência, sendo Renan Calheiros (AL) o favorito.
A eleição do Senado tem sido marcada nos últimos dias por polêmicas por conta da volta do senador alagoano à ao comando da Mesa.
Em 2007 ele teve que renunciar ao cargo por conta de denúncias que tornaram sua permanência insustentável. Uma série de reportagens mostrava que Renan tinha suas despesas pessoais pagas pelo lobista de uma empreiteira.
Recentemente foi revelada que empresas de aliados do senador foram beneficiadas em contratos milionários do “Minha Casa, Minha Vida” em Alagoas.
Esta é a segunda vez que Renan Calheiros terá um político do Acre como colega de Mesa. Em 2007 seu vice era o então senador Tião Viana (PT), que veio a ocupar a presidência por algumas semanas até nova eleição.
O Acre ocupa a vice-presidência desde agosto do ano passado, quando Anibal Diniz (PT) substituiu Marta Suplicy (PT-SP), indicada para o Ministério da Cultura.
Fábio Pontes
Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco
Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.
Comentários
Acre
Governo revoga normas da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente no AC

Foto: Felipe Freire/Secom
O Governo do Acre publicou no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5, duas normas que revogam dispositivos relacionados à Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente, alterando a legislação vigente sobre a estrutura da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a organização administrativa do Executivo.
Revogação na Lei Orgânica da PGE
A Lei Complementar nº 501, de 27 de novembro de 2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, modifica a Lei Complementar nº 45/1994, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado. A nova norma revoga:
a alínea “e” do inciso IV do art. 2º;
o art. 19-L da mesma lei.
Além disso, a Lei Complementar nº 501 revoga integralmente a Lei Complementar nº 480, de 17 de dezembro de 2024, que havia criado dispositivos específicos para tratar da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação.
Revogação da estrutura da Ouvidoria Fundiária e Ambiental
Também foi publicado o Decreto nº 11.800, de 4 de dezembro de 2025, que revoga o Decreto nº 11.639/2025, responsável por definir a estrutura organizacional básica da Ouvidoria Fundiária e do Meio Ambiente.
Com a revogação, a estrutura criada em fevereiro deste ano deixa de existir oficialmente. O decreto também entrou em vigor na data de sua publicação.

Você precisa fazer login para comentar.