Acre
André Hassem se reúne com autoridades para definir plano de segurança no trânsito

Prefeito André Hassem esteve reunido com várias autoridades da fronteira e do Município em seu gabinete – Foto: Assessoria
Aconteceu nesta segunda 21, uma reunião com autoridades do Alto Acre para definir um plano emergencial de segurança no trânsito de Epitaciolândia, devido o grande número de acidentes no trecho da chegada da Cidade na BR 317 que vai da rua Duque de Caxias até o km 03, foram registrados em pouco mais de um ano 32 acidentes sendo 4 com vítimas fatais.
Estiveram presentes na reunião o Prefeito Andre Hassem, Juiz da comarca de Epitaciolândia Dr. Robson Aleixo, Comandante da PM Cpt. Rômulo, Major Perez Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Cristiane PM, Delegado da Polícia Federal Dr. Gustavo Buaiz, Pr. Lázaro Umberto Lemes Presidente da Igreja Assembléia de Deus, Raimundo Freire Presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Mourão Diretor do Detran- Brasiléia, Comandante do Exercito Brasileiro Cpt Leite, Representante da Eletroacre Sr. Valmir e Secretários e Assessores municipais.
Ficou definido que será contactado de imediato a Direção estadual da Eletroacre em Rio Branco para instalação de rede de distribuição de energia de baixa tensão no referido trecho para que a prefeitura possa concluir seu trabalho nos locais que ainda não foram iluminados.
Ficou definido ainda que a prefeitura enviará uma solicitação ao Ciatran – Ac, para que o serviço de engenharia de tráfego possa sinalizar com placas e faixas todo perímetro onde vem ocorrendo os acidentes, alem disso: será implantado lombadas (Quebra molas) nos pontos mais críticos, ou seja, nas proximidades das escolas e junções de outras vias públicas no caso da rua Mundico Fabrício mais conhecida como a rua do motel, próximo ao Fórum etc.
O Prefeito André Hassem garantiu para as autoridades presentes na reunião que em curto espaço de tempo será iniciado as obras da construção das lombadas, primeiro vamos buscar parcerias, caso elas não aconteça à prefeitura vai tomar essa iniciativa, pois não podemos permitir que acidentes aconteçam causando vítimas fatais, “Alem das lombadas já estamos iluminando toda a Avenida Amazonas que vai da Ponte metálica até o Km 02 a fim de garantir maior segurança no trânsito” conclui o Prefeito.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.