Extra
André Hassem encerrou mandato inaugurando várias obras com escola campeã do Ideb
Da redação
Praças, avenida e escola de bairro periférico que virou campeã do Ideb são os principais destaques
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), que terminou seu mandato a meia-noite de sábado, 31 de dezembro de 2016, passou a semana inteira inaugurando obras. A última delas, que transformou o visual do centro da cidade, a Praça Luiza Santos de Melo, mereceu um ato público com direito a despedidas do prefeito, apresentações do Coral dos Idosos e prestação de contas diante de um público numeroso.
Foram mais de R$ 8 milhões em obras, montante adquirido por intermédio de emendas federais durante quatro anos. O ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) foi o campeão de liberações de dinheiro em Brasília (DF), segundo o próprio prefeito.

Ex-deputado Marcio Bittar durante inauguração de avenida em Epitaciolândia; “campeão de emendas”, diz prefeito André Hassem/Foto: ContilNet
A agenda lotada de inaugurações transformou a fase final do mandato de quatro anos do prefeito André Hassem, em um marco no Acre por uma razão óbvia: o País está com sua economia dilacerada, o que desaguou nas prefeituras do interior. No Acre, maioria delas fecha o ano no vermelho e com seus prefeitos com a popularidade em frangalhos.
Em Epitaciolândia nos últimos dias o prefeito não parou de inaugurar obras, sem contar com o ajuste financeiro que realizou, deixando as finanças enxutas, com maioria dos fornecedores e servidores devidamente pagos, ou empenhados com dinheiro em caixa.
Uma das principais obras inauguradas nos últimos 60 dias, a duplicação da BR na chegada da cidade já seria suficiente para o prefeito fechar com chave de ouro. “Graças a Deus que tinha muitas outras obras para inaugurar e foi o que fizemos nos últimos dias”, diz o prefeito, que voltará a advogar a partir de 2 de janeiro 2017, o que fazia antes do mandato. “O futuro a Deus pertence”, afirma Hassem, ao ser perguntado se seguirá a carreira política.
Na última semana foram inauguradas duas escolas, entre elas a João Pedro da Silva, no bairro Liberdade, destaque nacional do Ideb. E na noite de sexta-feira a praça Luiza Santos, agora cartão postal da cidade, pela sua localização, logo na chegada da avenida Santos Dumont. “Uma beleza de obra, abençoada por Deus por sua serventia, por ter deixado de ser um lugar onde pessoas se escondiam para usar entorpecentes para servir como entretenimento”, elogiou o pastor Lázaro Lemes, presidente da igreja Assembleia de Deus no município, convidado para fazer uma oração em praça pública, que marcaria o encerramento do mandato de André Hassem.
A solenidade de inauguração da praça Luiza Santos, nome de uma antiga moradora da cidade, serviu como despedida para o prefeito. Em seu discurso ele prestou contas do mandato, quando lembrou que melhorou a situação dos servidores, construindo um plano de carreira junto com os sindicatos, e fez o inédito anúncio do pagamento de uma espécie de décimo quarto salário aos professores. “Peguei o dinheiro da repatriação e decidi junto com os vereadores que faríamos um reconhecimento a uma das categorias que nos orgulha muito, os professores e decidimos dividir o dinheiro entre eles. Terminou meu mandato feliz por isso”, disse.
Na entrega da Praça Luiza Santos, André entregou para as Secretarias de Saúde e Educação, dois veículos novos, que irão se juntar à frota que fora adquirida durante seu mandato, fazendo com que a Prefeitura não precise buscar fora, para melhorias de Estradas, ramais e ruas, entregando as do governo federal, fornecidas pelo INCRA.
A Sua última entrega, foi da Praça dos Mototaxistas, localizada em frente à Igreja São Sebastião, onde irá dar vida ao local, com abrigo aos passageiros e profissionais que buscam o sustento de suas famílias.
‘Um sonho realizado após 17 anos’, segundo o presidente dos mototaxistas de Epitaciolândia, Antonio R. Oliveira da Silva, onde agradeceu o empenho do Prefeito e dos vereadores que aprovaram o ponto num local estratégico para poderem melhor atender os munícipes e àqueles que venham precisar dos serviços.
Marcio Bittar é campeão de emendas para Epitaciolândia
O ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) foi a figura política mais prestigiada nessa agenda de inaugurações em Epitaciolândia. A razão é elementar: ele foi o parlamentar que mais alocou emendas para o município, na legislatura passada. Bittar foi o alvo de agradecimento do prefeito, de seus secretários e até de vereadores. “Temos que reconhecer essa parceria do deputado Marcio Bittar conosco”, afirmou o prefeito André Hassem em discurso diante de numerosa plateia que assistia a inauguração da praça Luiza Santos.
O ex-deputado Marcio Bittar disse que apenas cumpriu com sua obrigação e que “se pudesse teria feito mais por Epitaciolândia”. Bittar destacou o desprendimento do prefeito André e acrescentou que sabia do esforço do prefeito para aplicar bem os recursos. “O André é um gestor capaz, muito trabalhador, razão pela qual deu certo nossa parceria. Parabenizo ele pelo sucesso de sua gestão, mesmo diante da crise”, afirmou.
Extra
Motociclista de aplicativo morre após ser atropelado por caminhão na BR-364 em Rio Branco
Vítima tentou ultrapassar caminhão boiadeiro, perdeu o controle da moto e morreu ainda no local do acidente
Um motociclista de aplicativo identificado como Edino Nazareno de Oliveira Barroso, de 50 anos, conhecido como “Velhinho”, morreu na tarde desta quinta-feira (8) após sofrer um grave acidente de trânsito na BR-364, nas proximidades do Auto Posto Corretão, no bairro Santa Inês, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Edino trafegava em uma motocicleta modelo Mottu, de cor preta, no sentido centro–bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem em um caminhão boiadeiro vermelho, de placa MZS-7793. Durante a manobra, ele teria tocado no veículo, perdeu o equilíbrio e caiu sobre a pista, sendo atropelado em seguida pelo próprio caminhão.
Com o impacto, o motociclista sofreu múltiplas fraturas e teve a cabeça esmagada por uma das rodas do veículo de grande porte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Apesar das tentativas de reanimação realizadas pela equipe médica, Edino não resistiu aos ferimentos e morreu ainda na via pública.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, isolaram a área para os trabalhos da perícia e registraram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos.
O motorista do caminhão permaneceu no local e foi conduzido até o posto da PRF para prestar esclarecimentos. A motocicleta foi recolhida por um guincho e a rodovia, que ficou parcialmente interditada, foi liberada após o encerramento da ocorrência.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende foragido por tentativa de homicídio em Xapuri
Suspeito era procurado desde 2023 por crime ocorrido no seringal Nazaré, na zona rural do município
Investigadores da Polícia Civil do Acre (PCAC) que atuam em Xapuri prenderam na manhã desta quinta-feira (8) um foragido da Justiça identificado pelas iniciais F.A.S., de 24 anos. A ação foi coordenada pelo inspetor-chefe Eurco Feitosa e ocorreu em cumprimento a mandado judicial expedido contra o suspeito, que estava sendo procurado há meses.
A prisão aconteceu por volta das 10h, quando os investigadores atravessavam a ponte da Sibéria e, já no bairro de mesmo nome, reconheceram o suspeito, morador da zona rural do município. Diante da identificação, a equipe realizou a abordagem e deu cumprimento imediato ao mandado de prisão.
F.A.S. era procurado por envolvimento em uma tentativa de homicídio registrada em 2023, no seringal Nazaré, área rural de Xapuri. Desde então, ele estava foragido e vinha sendo alvo de diligências contínuas por parte da Polícia Civil.
Segundo as investigações, no dia do crime, o autor e a vítima consumiam bebida alcoólica quando se desentenderam. A discussão evoluiu para uma luta corporal, ocasião em que o suspeito teria desferido golpes de faca contra a vítima.
Após a prisão, F.A.S. foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Comentários
Extra
Polícia Civil esclarece furto de 28 bovinos na zona rural de Epitaciolândia
A Polícia Civil do Estado do Acre, por meio da Delegacia de Epitaciolândia, tomou conhecimento do furto de 28 cabeças de gado ocorrido em uma propriedade rural localizada no Ramal do Mato Grosso, nas proximidades da Escola Alcino Monteiro, zona rural do município. O crime causou grande prejuízo ao proprietário e gerou forte repercussão entre produtores da região.
Assim que informada sobre os fatos, a equipe de investigação iniciou diligências imediatas, deslocando-se até o local do furto para levantamento das primeiras informações. Durante a averiguação, os policiais constataram indícios claros de que a ação criminosa foi praticada de forma organizada e planejada, com o emprego de dois caminhões boiadeiros, utilizados para o transporte dos animais subtraídos.
A partir da análise dos vestígios encontrados na propriedade, bem como de informações colhidas durante as diligências de campo, os investigadores conseguiram identificar um dos veículos utilizados no crime. Trata-se de um caminhão boiadeiro de cor prata, pertencente ao Frigorífico Norte Carnes, localizado no município de Brasiléia. Essa identificação foi fundamental para o avanço das investigações e para a reconstituição da dinâmica do furto.
Com o aprofundamento dos trabalhos investigativos, a Polícia Civil conseguiu desvendar toda a logística empregada na ação criminosa, apurando que o furto contou com a participação de pelo menos cinco pessoas. Entre os envolvidos, as investigações apontam a participação direta de um vizinho da propriedade, que teria sido o responsável por arquitetar e coordenar toda a ação, aproveitando-se do conhecimento da rotina local e das facilidades de acesso à área rural.
O delegado titular de Epitaciolândia destacou o empenho e a eficiência da equipe de investigadores na rápida elucidação do caso, ressaltando a importância do trabalho técnico para dar uma resposta efetiva à sociedade. “Por meio do rápido trabalho investigativo, foi possível chegar à autoria desses crimes, que causaram repercussão na cidade. Nesse sentido, a Polícia Civil reforça o comprometimento com a investigação criminal a fim de que crimes dessa natureza não voltem a ocorrer”, frisou.
As investigações seguem em andamento para a completa responsabilização dos envolvidos e adoção das medidas legais cabíveis, bem como para a recuperação do prejuízo causado à vítima. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate aos crimes patrimoniais na zona rural e orienta que a população continue colaborando com informações que podem ser repassadas de forma anônima.





























































Você precisa fazer login para comentar.