Extra
André Hassem encerrou mandato inaugurando várias obras com escola campeã do Ideb
Da redação
Praças, avenida e escola de bairro periférico que virou campeã do Ideb são os principais destaques
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), que terminou seu mandato a meia-noite de sábado, 31 de dezembro de 2016, passou a semana inteira inaugurando obras. A última delas, que transformou o visual do centro da cidade, a Praça Luiza Santos de Melo, mereceu um ato público com direito a despedidas do prefeito, apresentações do Coral dos Idosos e prestação de contas diante de um público numeroso.
Foram mais de R$ 8 milhões em obras, montante adquirido por intermédio de emendas federais durante quatro anos. O ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) foi o campeão de liberações de dinheiro em Brasília (DF), segundo o próprio prefeito.

Ex-deputado Marcio Bittar durante inauguração de avenida em Epitaciolândia; “campeão de emendas”, diz prefeito André Hassem/Foto: ContilNet
A agenda lotada de inaugurações transformou a fase final do mandato de quatro anos do prefeito André Hassem, em um marco no Acre por uma razão óbvia: o País está com sua economia dilacerada, o que desaguou nas prefeituras do interior. No Acre, maioria delas fecha o ano no vermelho e com seus prefeitos com a popularidade em frangalhos.
Em Epitaciolândia nos últimos dias o prefeito não parou de inaugurar obras, sem contar com o ajuste financeiro que realizou, deixando as finanças enxutas, com maioria dos fornecedores e servidores devidamente pagos, ou empenhados com dinheiro em caixa.
Uma das principais obras inauguradas nos últimos 60 dias, a duplicação da BR na chegada da cidade já seria suficiente para o prefeito fechar com chave de ouro. “Graças a Deus que tinha muitas outras obras para inaugurar e foi o que fizemos nos últimos dias”, diz o prefeito, que voltará a advogar a partir de 2 de janeiro 2017, o que fazia antes do mandato. “O futuro a Deus pertence”, afirma Hassem, ao ser perguntado se seguirá a carreira política.
Na última semana foram inauguradas duas escolas, entre elas a João Pedro da Silva, no bairro Liberdade, destaque nacional do Ideb. E na noite de sexta-feira a praça Luiza Santos, agora cartão postal da cidade, pela sua localização, logo na chegada da avenida Santos Dumont. “Uma beleza de obra, abençoada por Deus por sua serventia, por ter deixado de ser um lugar onde pessoas se escondiam para usar entorpecentes para servir como entretenimento”, elogiou o pastor Lázaro Lemes, presidente da igreja Assembleia de Deus no município, convidado para fazer uma oração em praça pública, que marcaria o encerramento do mandato de André Hassem.
A solenidade de inauguração da praça Luiza Santos, nome de uma antiga moradora da cidade, serviu como despedida para o prefeito. Em seu discurso ele prestou contas do mandato, quando lembrou que melhorou a situação dos servidores, construindo um plano de carreira junto com os sindicatos, e fez o inédito anúncio do pagamento de uma espécie de décimo quarto salário aos professores. “Peguei o dinheiro da repatriação e decidi junto com os vereadores que faríamos um reconhecimento a uma das categorias que nos orgulha muito, os professores e decidimos dividir o dinheiro entre eles. Terminou meu mandato feliz por isso”, disse.
Na entrega da Praça Luiza Santos, André entregou para as Secretarias de Saúde e Educação, dois veículos novos, que irão se juntar à frota que fora adquirida durante seu mandato, fazendo com que a Prefeitura não precise buscar fora, para melhorias de Estradas, ramais e ruas, entregando as do governo federal, fornecidas pelo INCRA.
A Sua última entrega, foi da Praça dos Mototaxistas, localizada em frente à Igreja São Sebastião, onde irá dar vida ao local, com abrigo aos passageiros e profissionais que buscam o sustento de suas famílias.
‘Um sonho realizado após 17 anos’, segundo o presidente dos mototaxistas de Epitaciolândia, Antonio R. Oliveira da Silva, onde agradeceu o empenho do Prefeito e dos vereadores que aprovaram o ponto num local estratégico para poderem melhor atender os munícipes e àqueles que venham precisar dos serviços.
Marcio Bittar é campeão de emendas para Epitaciolândia
O ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) foi a figura política mais prestigiada nessa agenda de inaugurações em Epitaciolândia. A razão é elementar: ele foi o parlamentar que mais alocou emendas para o município, na legislatura passada. Bittar foi o alvo de agradecimento do prefeito, de seus secretários e até de vereadores. “Temos que reconhecer essa parceria do deputado Marcio Bittar conosco”, afirmou o prefeito André Hassem em discurso diante de numerosa plateia que assistia a inauguração da praça Luiza Santos.
O ex-deputado Marcio Bittar disse que apenas cumpriu com sua obrigação e que “se pudesse teria feito mais por Epitaciolândia”. Bittar destacou o desprendimento do prefeito André e acrescentou que sabia do esforço do prefeito para aplicar bem os recursos. “O André é um gestor capaz, muito trabalhador, razão pela qual deu certo nossa parceria. Parabenizo ele pelo sucesso de sua gestão, mesmo diante da crise”, afirmou.
Extra
Homem é executado a tiros dentro de casa no bairro Rui Lino 3, em Rio Branco
Ezequiel Lopes Ferreira, de 47 anos, foi assassinado por criminosos que invadiram sua residência enquanto ele estava com a esposa e a filha; polícia suspeita de ligação com disputa entre facções
A violência fez mais uma vítima em Rio Branco na noite desta quarta-feira (9). Ezequiel Lopes Ferreira, de 47 anos, foi executado a tiros dentro de sua residência, localizada na Rua Rio Madeira, no bairro Rui Lino 3, enquanto estava na companhia da esposa, que é cadeirante, e da filha.
Segundo testemunhas, dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta preta. O garupa, portando uma arma de fogo, desceu do veículo, invadiu o imóvel e efetuou seis disparos contra Ezequiel, atingindo a vítima na cabeça e no abdômen. Após a execução, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados.
Moradores e amigos tentaram socorrer Ezequiel ao retirá-lo da casa e colocá-lo na calçada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado esteve no local, mas os socorristas apenas puderam constatar o óbito.
Policiais militares do 1º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia criminal. Após a análise técnica, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
As primeiras linhas de investigação apontam que o crime pode ter relação com a guerra entre facções criminosas que atuam na capital acreana. O caso está sendo apurado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e será encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Polícia Civil busca pistas que levem à identificação e prisão dos autores do homicídio.
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia mobiliza equipes de saúde para Vacinação contra o Sarampo na fronteira
Neste sábado (12), a Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia de Vacinação Contra o Sarampo, com diversos pontos de vacinação disponíveis em toda a cidade.
A ação tem como objetivo fazer um grande chamado no município para proteger a população da doença, que pode levar a complicações graves se não for prevenida.
A vacina é gratuita, segura e indicada para pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade.
A imunização é uma das formas mais eficazes de evitar o sarampo, doença altamente contagiosa que pode ser prevenida através da vacinação.
A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município, Carol Santiago, explicou a importância de manter a vacinação em dia, afirmando que “a vacinação contra o sarampo é essencial para prevenir uma doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças pequenas.
Ela destacou que a vacina tríplice viral “é segura, eficaz e gratuita pelo SUS,” e que, além da proteção individual, “contribui para a imunidade coletiva, evitando surtos e a reintrodução do vírus em áreas onde a doença já estava controlada.”
Carol finalizou o alerta dizendo. “Manter a vacinação em dia é um ato de responsabilidade individual e coletiva pela saúde pública, especialmente diante dos 80 casos confirmados no nosso país vizinho, a Bolívia, inclusive em Cobija,” alertou.
No sábado (12), 6 pontos de imunização estarão abertos funcionando das 8h até as 17h sem intervalo para almoço, para melhor atender a população.
Pontos de vacinação:
UBS Francisco de Assis;
UBS Tufic Mizael Saady;
UBS Antônio Monteiro dos Reis;
Farmácia Municipal;
Ponte Wilson Pinheiro;
Frios Vilhena.
A ação visa intensificar a vacinação contra o sarampo, que já acontece diariamente nas UBS do município.

Coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município, Carol Santiago
Comentários
Extra
Aleac aprova medidas para equilibrar previdência estadual antes do recesso parlamentar
Propostas envolvem plano de custeio do déficit previdenciário, correções legais e reestruturação da Acreprevidência; matérias seguem para votação em plenário
Na última reunião das comissões permanentes antes do recesso legislativo, realizada nesta quarta-feira (9), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovaram uma série de mensagens governamentais voltadas à reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e ao equilíbrio fiscal do sistema previdenciário estadual.
Entre os destaques está a Mensagem nº 2303, que institui um plano de custeio para equacionar o déficit atuarial do RPPS. A medida, que segue diretrizes da legislação federal, tem como objetivo assegurar a sustentabilidade financeira da previdência, garantir o pagamento de aposentadorias e pensões futuras e permitir que o Estado obtenha as certidões de regularidade fiscal e previdenciária — essenciais para acessar recursos federais.
A proposta cria dois fundos: um de repartição simples para os servidores que ingressaram até 30 de junho de 2022 e outro de capitalização para os que entrarem após essa data. Também está prevista a elevação da alíquota de contribuição patronal de 14% para 28%, sem mudanças nas alíquotas dos servidores ou em seus direitos.
O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), relator na comissão, explicou que o plano não configura uma reforma previdenciária nos moldes tradicionais, pois não altera regras de aposentadoria nem impõe novos encargos aos servidores.
Já o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) criticou a proposta, alegando que ela não ataca o problema estrutural do déficit. “Estamos apenas garantindo a certidão do Estado. Não há nenhuma medida para resolver a falência do fundo antigo”, afirmou.
Presidente da Comissão de Serviço Público, o deputado Pedro Longo (PDT) reconheceu a urgência da medida, mas defendeu que o Estado avance em soluções mais estruturantes no futuro, como a ampliação das fontes de receita previdenciária.
Além da Mensagem nº 2303, os parlamentares também aprovaram:
Mensagem nº 2306: ajusta o uso do Banco de Horas dos policiais penais, garantindo o princípio da presunção de inocência para aqueles que respondem a inquéritos ou sindicâncias;
Mensagem nº 2308: regulariza a situação funcional dos motoristas penitenciários, após exclusão da categoria da Polícia Penal por decisão do STF;
Mensagem nº 2313: atualiza a estrutura da Acreprevidência, modifica nomenclaturas e amplia o mandato dos conselheiros de dois para quatro anos, com possibilidade de recondução. A proposta também altera o nome da junta pericial para Junta de Avaliação Biopsicossocial, adequando-se a critérios técnicos mais modernos.
As matérias seguem agora para apreciação e votação em plenário. O recesso parlamentar da Aleac começa no próximo dia 15 de julho.
Você precisa fazer login para comentar.