Acre
Analfabeto, falso engenheiro já foi preso por assalto no RJ e se passar por advogado no AC
Adenilton Ferreira de Souza era conhecido no presídio por “Dr Nó” e chegou tirar dezenas de clientes do presídio e até se destacou como um “bom advogado”

Adenilton já tem duas passagens pela Penal por estelionato e se apresentava com dois nomes e engenheiro civil – Foto: Alexandre Lima
Da redação, com jornal A Tribuna
Especialista na arte de enganar o próximo, o presidiário em liberdade condicional A.F.S que, mesmo sendo semianalfabeto por dois anos se passou como advogado criminalista em Rio Branco, tirou vários detentos do presídio local foi preso no final de semana na fronteira do Brasil com a Bolívia.
Em Brasileia e Epitaciolândia, ele se passava por engenheiro da obra do hospital que está sendo construído na fronteira usando o nome e documento falso de Fernando Augusto Figueiredo de Magalhães.
O espertalhão foi reconhecido por um policial civil que trabalhava na Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco d’Oliveira Conde, quando Adenilton estava por estelionato. Deverá ser mandado de volta ao presídio local.
No final da década de 80, Adenilton foi preso por assalto no Rio de janeiro, e durante os seis anos em que esteve no Presídio de Bangu I se dedicou a estudo do Código Penal Brasileiro e do direito.
Quando saiu da prisão, estava preparado ganhar a vida enganando o próximo. Muito jovem veio para Rio Branco e se passando por advogado trabalhou por dois anos em um conceituado escritório de advocacia.
Conhecedor do direito, Adenilton tirou dezenas de clientes do presídio e até se destacou como um “bom advogado”. Ele só foi descoberto por não ter estudado português. Durante um final de semana na ausência de sua secretária que escrevia todas suas defesas e tipos de documentos, ele foi fazer uma petição e escreveu com dois s. Preso por estelionato, falsificação de documento público e exercício ilegal da profissão foi recolhido ao presídio onde passou vários anos.
Por diversas reincidiu e nos últimos 20 anos passou diversas vezes pela Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco d’Oliveira Conde, onde ficou conhecido por “Doutor Nó”. Em liberdade condicional ele se mudou para a fronteira e passou a agir no eixo Brasiléia/Epitaciolândia , e por vezes em Cobija, na Bolívia.
Há meses vinha se passando por engenheiro civil responsável pela construção do Hospital Geral de Brasileia. Iria continuar enganando a população, caso um policial civil que trabalhava no presídio no período em que ela esteve preso, não o tivesse reconhecido, o que fez com que o delegado Sérgio Lopes o prendesse e constasse que este usava documentos falsos.
A. usava uma carteira de engenheiro civil com o nome falso de Augusto Fernando Figueiredo de Magalhães. Quando da sua prisão ela estava na Prefeitura de Brasiléia onde iria fechar alguns contratos como engenheiro. A polícia que o “Doutor Nó” tinha algumas obras em Cobija, na Bolívia. Deverá ser indiciado novamente for falsificação de documento público. Exercício ilegal da profissão e estelionato. Nos próximos deverá retornar ao presídio da Capital.
Matéria relacionada:
Falso engenheiro é preso em Epitaciolândia após ser reconhecido por delegado
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.