Acre
Ampac pede que governador escolha o primeiro colocado da lista tríplice

A Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC) manifestou-se publicamente defendendo que o governador Gladson Camelí escolha o candidato mais votado para o cargo de procurador-geral de Justiça no biênio 2026-2028. A posição foi formalizada por meio de nota e de ofício encaminhado ao chefe do Executivo.
Na eleição realizada na terça-feira, 18, todos os membros aptos do Ministério Público do Acre votaram. O mais votado foi o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque, com 49 votos, seguido pela promotora de Justiça Marcela Ozório, que recebeu 45 votos, e pelo procurador Álvaro Pereira, que obteve 40 votos. Os três compõem a lista que será encaminhada ao governador.
Em sua manifestação, a AMPAC parabeniza os candidatos pela disputa e destaca que “a indicação do candidato mais votado, embora não seja obrigatória, é medida que fortalece a lógica democrática”. Por essa razão, a associação defendeu expressamente que a escolha recaia sobre o primeiro colocado.
O posicionamento também foi encaminhado ao governador por meio de ofício assinado em conjunto com o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Tarcísio Bonfim.
Segundo a entidade, ao defender o respeito ao resultado, reforça o equilíbrio entre autonomia, técnica e legitimidade, elementos essenciais ao bom funcionamento da instituição.
Comentários
Acre
Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso
Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó
Comentários
Acre
Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre
Cerimônia será realizada no dia 9 de abril em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para cargos de nível superior
Comentários
Acre
Ieptec convoca aprovados para atuação como bolsistas docentes no Acre
O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) publicou nesta quarta-feira, 01, a convocação de candidatos aprovados em processo seletivo simplificado para atuação como bolsistas docentes mensalistas. A seleção tem como objetivo formar cadastro reserva para cursos ofertados pela rede de educação profissional no estado.
Os convocados irão atuar no município de Marechal Thaumaturgo, na área de assessoria pedagógica, com carga horária de 40 horas semanais e período de contratação previsto de até 24 meses.
Foram chamados os seguintes candidatos: Lucas Lima de Souza – 3º colocado (nota 64), José Francisco Souza Silva – 4º colocado (nota 60) e Emily Cinara Paiva da Silva – 5º colocada (nota 57).
Os candidatos devem comparecer para entrega de documentação e assinatura do termo de compromisso no município de Cruzeiro do Sul, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Ceflora. O atendimento ocorrerá nos dias 1º, 6 e 7 de abril de 2026, das 8h às 12h.
Para efetivação da contratação, os convocados deverão apresentar original e cópia de documentos como RG, CPF, título eleitoral, comprovantes de quitação eleitoral e judicial, comprovante de residência, dados bancários, além de documentação acadêmica e profissional.
Também será necessário comprovar cadastro ativo como credor junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de apresentar foto 3×4 e demais comprovantes exigidos no edital.



Você precisa fazer login para comentar.