Acre
Amigos pescam peixe que pode pesar mais de 200 quilos em rio da Bolívia

Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, juntamente com Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, após chegada em Epitaciolândia com o peixe – Foto: Jonys David ‘Ceará’
Não é história de pescador. Os amigos Cirley Oliveira da Cunha, conhecido como ‘Xis’, juntamente com o amigo Ironildo corrêa da Silva, o ‘Mano’, foram pescar no Rio Manobare, interior da Bolívia, onde tiveram uma grande surpresa.
Segundo Xis, que é irmão do senador acreano Sérgio Petecão, saíram da cidade de Epitaciolândia nesta quinta-feira (25), percorrendo por cerca de cinco horas de carro até o Rio Manobare, com mais três de barco até o local, para fazer uma boa pesca.
Em um dos lances de vara, Ironildo sentiu que algo teria fisgado o anzol, começando uma ‘batalha’ que teria levado cerca de três horas. Foi quando conseguiram puxar o peixe pelo cansaço, um Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu. Um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul, que pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilos de peso facilmente.

Muitas pessoas que passavam no local, aproveitaram para tirar uma foto do peixe. Foto: Jonys David ‘Ceará’
Neste caso, o peixe alcançou os 2,40 metros e pode ultrapassar os 200 quilos. O peixe ainda seria pesado, já haviam retirado suas vísceras e não tinham uma balança no local.
O Peixe Piraíba é conhecido por grande parte dos pescadores e temido pelas comunidades ribeirinhas, pois muitos afirmam que o animal é capaz de engolir facilmente uma pessoa de estatura média.
Muitos curiosos foram até o local para tirar fotos com peixe, pois não é sempre que se vê um animal desse tamanho. Segundo Xis, será cortado em partes e colocado para gelar.

Tamanho do peixe impressiona – foto: Jonys David ‘Ceará’
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.