Conecte-se conosco

Acre

Ambulância de hospital de Brasiléia presta serviços na Capital

Publicado

em

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Alexandre Lima, de Brasiléia/Ac

Algumas fotos que circulam nas redes socais, vem mostrando mais um mistério que aglomeram na falida saúde pública imposta pelo Governo do Acre, no que se refere ao velho e sucateado Hospital Raimundo Chaar, que deveria prestar serviços de primeiro mundo na fronteira.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Além dos problemas de falta de equipamentos e medicamentos do dia-dia na fronteira, se acumula a falta de ambulância para atender Brasiléia e Epitaciolândia, uma vez que as ambulâncias do SAMU e dos Bombeiros se reversam nos serviços de resgate e translado.

Sem unidade de UTI no hospital, qualquer ocorrência de trauma, o paciente tem que ser transferidos para a Capital e esse serviço faz com que as cidades fiquem sem um veículo para que doentes sejam atendidos.

O hospital de Brasiléia recebeu uma ambulância no período eleitoral, que ficou por meses parada sem que funcionasse. Após denuncias, a mesma foi levada á Capital para consertos e não mais retornou.

Muitas pessoas passaram a ver o veículo circulando e registraram a mesma prestando serviços na Capital, deixando a fronteira desprovida. O jornal oaltoacre entrou em contato com a secretária de comunicação do Estado, Andréia Zilio, que por sua vez passou o número do assessor da saúde, Diego Tenutti, através do número 8428-**75, que soube do caso.

A administração do Hospital Raimundo Chaar também foi procurada pelo número 3546-4740 para falar com o diretor Francisco Borges Pacífico que se encontra na Capital e a Diretora Administrativa, Silvania Batista, que por sua vez, disse que iria falar com outras pessoas e retornaria para passar informações sobre a ambulância e dar sua versão sobre os fatos.


 

Segundo Sesacre, Brasileia vai receber uma nova ambulância até o final do mês

Após publicação sobre imagens da ambulância que deveria estar prestando serviços na fronteira, o assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, Diego Tenutti, entrou em contado com a redação do jornal oaltoacre.com, para dar a versão sobre o caso.

Segundo o jornalista, a ambulância que deveria estar no Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, foi remanejada para a capital, por não estar mais em condições de fazer viagens entre a capital e a fronteira. Segundo informações, esses translado deveria ser feito somente por ambulâncias do SAMU.

Disse que, até o final do mês em curso, o Estado irá receber cerca de 12 novas ambulâncias, sendo que uma deverá ser disponibilizada para Brasiléia e as demais irão a outros municípios do interior.

As cidades da fronteira, estariam sido cobertas pelas ambulâncias do SAMU enquanto a nova não for disponibilizada. A questão seria simples. Se a mesma está em condições de trabalhar na Capital, porque não nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia?

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário

Publicado

em

Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas

O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).

A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.

A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.

De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

Publicado

em

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.

Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco

Publicado

em

A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.

Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Pequenos empreendedores ofertam opções da gastronomia e brinquedos infláveis na Feira Natalina ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

Doces, artesanato e presentes são atrativos da Vila Natalina, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.

Som ao vivo

Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:

29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro

04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

Divulgação Sete

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo