Conecte-se conosco

Acre

Ambulância de hospital de Brasiléia presta serviços na Capital

Publicado

em

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Alexandre Lima, de Brasiléia/Ac

Algumas fotos que circulam nas redes socais, vem mostrando mais um mistério que aglomeram na falida saúde pública imposta pelo Governo do Acre, no que se refere ao velho e sucateado Hospital Raimundo Chaar, que deveria prestar serviços de primeiro mundo na fronteira.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Além dos problemas de falta de equipamentos e medicamentos do dia-dia na fronteira, se acumula a falta de ambulância para atender Brasiléia e Epitaciolândia, uma vez que as ambulâncias do SAMU e dos Bombeiros se reversam nos serviços de resgate e translado.

Sem unidade de UTI no hospital, qualquer ocorrência de trauma, o paciente tem que ser transferidos para a Capital e esse serviço faz com que as cidades fiquem sem um veículo para que doentes sejam atendidos.

O hospital de Brasiléia recebeu uma ambulância no período eleitoral, que ficou por meses parada sem que funcionasse. Após denuncias, a mesma foi levada á Capital para consertos e não mais retornou.

Muitas pessoas passaram a ver o veículo circulando e registraram a mesma prestando serviços na Capital, deixando a fronteira desprovida. O jornal oaltoacre entrou em contato com a secretária de comunicação do Estado, Andréia Zilio, que por sua vez passou o número do assessor da saúde, Diego Tenutti, através do número 8428-**75, que soube do caso.

A administração do Hospital Raimundo Chaar também foi procurada pelo número 3546-4740 para falar com o diretor Francisco Borges Pacífico que se encontra na Capital e a Diretora Administrativa, Silvania Batista, que por sua vez, disse que iria falar com outras pessoas e retornaria para passar informações sobre a ambulância e dar sua versão sobre os fatos.


 

Segundo Sesacre, Brasileia vai receber uma nova ambulância até o final do mês

Após publicação sobre imagens da ambulância que deveria estar prestando serviços na fronteira, o assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, Diego Tenutti, entrou em contado com a redação do jornal oaltoacre.com, para dar a versão sobre o caso.

Segundo o jornalista, a ambulância que deveria estar no Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, foi remanejada para a capital, por não estar mais em condições de fazer viagens entre a capital e a fronteira. Segundo informações, esses translado deveria ser feito somente por ambulâncias do SAMU.

Disse que, até o final do mês em curso, o Estado irá receber cerca de 12 novas ambulâncias, sendo que uma deverá ser disponibilizada para Brasiléia e as demais irão a outros municípios do interior.

As cidades da fronteira, estariam sido cobertas pelas ambulâncias do SAMU enquanto a nova não for disponibilizada. A questão seria simples. Se a mesma está em condições de trabalhar na Capital, porque não nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia?

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.

Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.

Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.

O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.

Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.

Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo