fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ambulância de hospital de Brasiléia presta serviços na Capital

Publicado

em

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Ambulância fotografada na Capital e postada no facebook

Alexandre Lima, de Brasiléia/Ac

Algumas fotos que circulam nas redes socais, vem mostrando mais um mistério que aglomeram na falida saúde pública imposta pelo Governo do Acre, no que se refere ao velho e sucateado Hospital Raimundo Chaar, que deveria prestar serviços de primeiro mundo na fronteira.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Foto de veículo que estaria prestando serviços na capital.

Além dos problemas de falta de equipamentos e medicamentos do dia-dia na fronteira, se acumula a falta de ambulância para atender Brasiléia e Epitaciolândia, uma vez que as ambulâncias do SAMU e dos Bombeiros se reversam nos serviços de resgate e translado.

Sem unidade de UTI no hospital, qualquer ocorrência de trauma, o paciente tem que ser transferidos para a Capital e esse serviço faz com que as cidades fiquem sem um veículo para que doentes sejam atendidos.

O hospital de Brasiléia recebeu uma ambulância no período eleitoral, que ficou por meses parada sem que funcionasse. Após denuncias, a mesma foi levada á Capital para consertos e não mais retornou.

Muitas pessoas passaram a ver o veículo circulando e registraram a mesma prestando serviços na Capital, deixando a fronteira desprovida. O jornal oaltoacre entrou em contato com a secretária de comunicação do Estado, Andréia Zilio, que por sua vez passou o número do assessor da saúde, Diego Tenutti, através do número 8428-**75, que soube do caso.

A administração do Hospital Raimundo Chaar também foi procurada pelo número 3546-4740 para falar com o diretor Francisco Borges Pacífico que se encontra na Capital e a Diretora Administrativa, Silvania Batista, que por sua vez, disse que iria falar com outras pessoas e retornaria para passar informações sobre a ambulância e dar sua versão sobre os fatos.


 

Segundo Sesacre, Brasileia vai receber uma nova ambulância até o final do mês

Após publicação sobre imagens da ambulância que deveria estar prestando serviços na fronteira, o assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, Diego Tenutti, entrou em contado com a redação do jornal oaltoacre.com, para dar a versão sobre o caso.

Segundo o jornalista, a ambulância que deveria estar no Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, foi remanejada para a capital, por não estar mais em condições de fazer viagens entre a capital e a fronteira. Segundo informações, esses translado deveria ser feito somente por ambulâncias do SAMU.

Disse que, até o final do mês em curso, o Estado irá receber cerca de 12 novas ambulâncias, sendo que uma deverá ser disponibilizada para Brasiléia e as demais irão a outros municípios do interior.

As cidades da fronteira, estariam sido cobertas pelas ambulâncias do SAMU enquanto a nova não for disponibilizada. A questão seria simples. Se a mesma está em condições de trabalhar na Capital, porque não nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia?

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Publicado

em

Por

Encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras, além de debater sobre ferramentas tecnológicas para a acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participa, de quarta a sexta-feira, 24 a 26,  do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O juiz Auxiliar da Presidência, Giordane Dourado e o diretor-geral (Diger) José Carlos Martins Júnior estiveram presentes representando o Poder Judiciário acreano.

O encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil.

Durante três dias, profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação debatem temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA. As palestras mostrarão como a tecnologia e a inovação podem acelerar a transformação digital dentro do Sistema de Justiça.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abriu o evento no plenário Ministro Waldemar Zveiter ao lado do desembargador Marcos Andre Chut; dos juízes auxiliares da Presidência Alberto Republicano de Macedo Junior e João Luiz Ferraz; do secretário-geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; e do advogado Ademir Piccoli, CEO do J.EX.

“Eu não vejo um Judiciário no qual a prestação jurisdicional seja eficiente e eficaz se não investirmos maciçamente em tecnologia. O futuro da Justiça passa inegavelmente por essa modernização e pelo uso dessas ferramentas tecnológicas. O futuro, que praticamente já é o presente, caminha para uma Justiça totalmente digital”, ressaltou o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo.

Os participantes do encontro puderam visitar a feira de tecnologia que apresentou as inovações dos patrocinadores do Enastic. Os stands foram montados no Foyer do décimo andar do Fórum Central, próximo ao plenário da abertura.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC realiza ação do Projeto Justiça Restaurativa em escola

Publicado

em

Por

As ações ocorrem em atendimento ao previsto no artigo 29-A da Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prever a implementação de programas, projetos e ações de Justiça Restaurativa

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma) e do Centro de Justiça Restaurativa (Cejures), realizou na última quinta-feira, 25, a ação “Círculo de Construção de Paz” com professoras e professores da escola estadual Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês, em Rio Branco.

A atividade foi um convite da professora Maria das Graças Ferreira da Silva, facilitadora do Projeto Justiça Restaurativa e formada pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), com o objetivo de proporcionar uma experiência introdutória de processo de círculos para as pessoas que ainda não participaram das ações, bem como aprimorar o espírito de trabalho em equipe.

“As escolas oportunizam aos integrantes da comunidade escolar a sensação de pertencimento, já que através das práticas restaurativas eles são ouvidos e tem voz ativa na resolução dos conflitos que surgem nesse ambiente social. Os conflitos são inerentes à convivência social, então, a Justiça Restaurativa proporciona que os reais envolvidos encontrem uma solução com base na cultura da paz,” afirmou Fredson Pinheiro, servidor do TJAC e pedagogo.

Os participantes elogiaram a metodologia do Círculo de Construção de Paz porque perceberam que muitos problemas da escola Pedro Martinello afetam toda a comunidade escolar. Através do momento de interação, já é possível se buscar soluções para as questões levantadas. Além disso, a realização da ação proporcionou que a equipe de professoras e professores pudessem conhecer melhor os colegas de trabalho.

As atividades ocorrem em atendimento ao previsto no artigo 29-A da Resolução 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prever a implementação de programas, projetos e ações de Justiça Restaurativa no contexto do ambiente escolar, em parceria com os tribunais, a comunidade e as redes de garantia de direitos locais.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Clube de motoqueiros solicita apoio da Prefeitura para fomento do turismo no Acre

Publicado

em

Por

O clube de motoqueiros Bodes do Asfalto, com sede em Rio Branco, solicitou apoio da prefeitura da capital para fomentar o turismo no estado do Acre, mais especificamente na região do Alto Acre, passando pelos países andinos.

Nesse domingo (28), o grupo dos amantes do asfalto em duas rodas convidou o prefeito de Rio Branco para um breve passeio até o município de Capixaba, no interior do estado, para que o gestor municipal pudesse sentir o vento no rosto e a satisfação de poder confraternizar com os amigos que amam a liberdade e conhecer novos lugares.

Jaime: “O apoio vai potencializar o turismo na região” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Para o presidente do clube Jaime Fontes Vasconcelos o Acre é um corredor natural para os países da nossa tríplice fronteira e o apoio da Prefeitura de Rio Branco com certeza vai potencializar o turismo na região.

“O motociclismo na região norte, sobretudo no Acre, ele envolve muitos aspectos turísticos, pela proximidade que nós estamos com os Andes. Aqui virou um corredor de motociclismo internacional. Nós estamos desenvolvendo um evento regional que envolverá os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Em Rio Branco será dia 31 de agosto e a Prefeitura de Rio Branco é parceira 100%.”

Bocalom: “Eles Podem contar com o nosso apoio” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Após sentir a experiência de percorrer nas potentes motocicletas pela BR-317 e um café reforçado já em Capixaba, o prefeito da capital não escondeu a satisfação de poder ajudar e, principalmente, contribuir para o potencial turístico no estado.

“Foi um prazer muito grande poder vir de Rio Branco até aqui e foi muito legal. Eu agradeço imensamente a esses motoclubes que me fizeram o convite. Estou muito agradecido. Pode contar com a nossa prefeitura, com o nosso apoio. Isso aí fomenta o turismo.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo