Acre
Amac realiza projetos e capacitações para prefeitos conseguirem mais investimentos
A Associação de Municípios do Acre (Amac) começou a elaborar mais de 300 projetos para garantir mais investimentos para as prefeituras acrianas. O recurso virá por meio de emendas da bancada federal no Orçamento Geral da União (OGU).
O planejamento da Amac ainda inclui a realização de novas capacitações para prefeitos, secretários, assessores e servidores com o objetivo de garantir a melhorias dos serviços públicos.
“Agora, vamos realizar a capacitação para a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O primeiro município a receber a qualificação será Porto Valter, no dia 3 de maio. Ainda pretendemos promover uma capacitação de recursos humanos para ajudar na melhoria dos serviços, tudo isso a custo zero”, afirmou a representante da Amac Telma Chaves.
Para as ações deste ano, a Associação elaborou uma série de atividades, o que contribuiu para a realização de quatro cursos nos primeiros cem dias de 2013, garantindo a capacidade de gestão dos prefeitos. Entre a qualificações oferecidas estavam palestras sobre a administração púbica, oficina sobre licitações, sobre Sicon, sobre Pis/Pasep e preenchimento de Darf.
“Capacitamos os prefeitos, os secretários, os assessores e os funcionários das prefeituras para evitar que eles cometessem erros. Os treinamentos foram baseados nas problemáticas que veem se arrastando nos últimos nove anos, como a contratação de pessoal sem concurso público, a modalidade de licitação e a retirada da inadimplência nos municípios”, detalhou Telma Chaves.
A representante da Amac explicou que o trabalho já rendeu pontos positivos, garantindo que sete municípios pudessem estar adimplentes para receber recursos públicos.
“Os outros estão com pendências, mas serão resolvidas em breve e poderão receber investimentos”, finalizou Telma Chaves.(Freud Antunes)
Comentários

Acre
Após horas de interdição, AC-40 tem tráfego de veículos liberado
Por Leônidas Badaró
Durante a manhã desta quinta-feira, 23, o tráfego de veículos na AC-40 próximo ao município de Senador Guiomard foi interditado por questões de segurança.
A forte chuva provocou o transbordamento de uma açude à beira da rodovia federal que fez com que o tráfego fosse interrompido. Por causa da interdição, uma fila de cerca de mais de três quilômetros se formou no local e alguns motoristas que vinham dos municípios do Alto Acre para a capital acreana acabaram desistindo da viagem.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e foi avaliado que a estrada não sofreu avaria. Com a diminuição da chuva, o tráfego foi liberado no início da tarde desta quinta e os veículos puderam seguir viagem.
Comentários
Acre
Nery tem nova data de audiência e julgamento no caso da morte de garoto de 13 anos

Sargento da Polícia Militar do Acre, Erisson de Melo Nery – Foto: arquivo pessoal.
Por Raimari Cardoso
A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco designou para o próximo dia 30 de agosto, às 10 horas, a audiência de instrução e julgamento do sargento Erisson Nery no caso do assassinato do garoto Fernando de Jesus, de 13 anos, ocorrido em 2017, quando o menor tentou furtar a casa do militar, na capital.
A audiência seria realizada em agosto do ano passado, mas foi suspensa a pedido do promotor público Carlos Pescador em razão da ausência de duas testemunhas. Nesta etapa da ação penal, a justiça decidirá se Nery será ou não pronunciado, ou seja, se vai ou não ser submetido ao júri popular.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, após o homicídio, Nery e um colega de farda, Ítalo de Souza Cordeiro, lavaram o corpo da vítima e os arredores do local, alterando a cena do crime.
O MP também afirma que eles colocaram uma pistola na mão direita do cadáver para sustentar a alegação que o ato foi praticado em legítima defesa. Antes da chegada da perícia, porém, a arma foi movida para uma distância de cerca de 13 centímetros da mão do garoto.
Na audiência que não foi realizada, seria proposta a suspensão condicional do processo em relação ao réu Ítalo, conforme parecer do Ministério Público. Cordeiro, no caso, não responde pelo homicídio, mas por crime de fraude processual.
À época, o advogado Wellington dos Santos, que atua na defesa do sargento Nery, disse que no final será comprovado que o militar agiu em legítima defesa.
Em outro caso de grande repercussão, Nery é acusado de tentativa de homicídio contra o estudante de medicina Flávio Endres de Jesus Ferreira, à época com 30 anos de idade.
O crime aconteceu em novembro de 2021 em um bar na cidade de Epitaciolândia. Neste processo, Nery, que recentemente foi expulso da Polícia Militar do Acre (PMAC), já foi pronunciado e irá a julgamento em Epitaciolândia em data ainda não marcada.
Comentários
Acre
MPAC inaugura unidade ministerial em Assis Brasil nesta sexta-feira
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizará nesta sexta-feira, 24, a inauguração da unidade ministerial Procurador-Geral de Justiça Jersey Nazareno de Brito Nunes, no município de Assis Brasil.
As novas instalações do MPAC em Assis Brasil resultam da destinação de uma emenda parlamentar concedida em 2020 pelo então deputado federal Alan Rick, a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos integrantes da instituição e melhor atendimento ao cidadão.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Confronto entre Gefron e criminosos termina com um traficante morto no rio Acre
-
Extra7 horas atrás
Casal é preso pela PM levando veículo roubado para ser entregue na Bolívia
-
Extra 21 dia atrás
Ação de Forças de Segurança do Acre descobrem ‘bunker’ para esconder drogas e apreendem arma em Brasiléia
-
Extra1 dia atrás
Faccionados são presos após tentarem matar desafeto rival e realizar disparos em ruas de bairro em Brasiléia
-
Geral6 horas atrás
Foragido da justiça é preso com quase 4 kg de drogas no interior do Acre
-
Acre12 horas atrás
Acusado de render mototaxista e estuprá-la em motel é preso pela Polícia Civil do Acre
-
Cotidiano1 dia atrás
Rafael Barros alega problemas e rescinde contrato com Humaitá
-
Acre1 dia atrás
Denúncia Procedente: Dupla é condenada a mais de 66 anos por latrocínio de idoso no Acre