Acre
Alunos do Pronatec fazem estágio recuperando prédios públicos em Brasiléia

Alunos que estão visitando repartições públicas para recuperar áreas que necessitem de reparos – Foto: Alexandre Lima
Com o intuito de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional em nível médio inicial e qualificação presencial e a distancia, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vem oferecendo educação tecnológica e profissional em Brasiléia.
A iniciativa foi criada pelo Governo Federal no ano de 2011, onde estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência de recursos financeiros estados credenciados, por intermédios dos órgãos gestores da educação visando à oferta do Bolsa-formação através do Programa.

Além da teoria, alunos colocam em prática recuperando repartições públicas do Município – Foto: Alexandre Lima
Sob a supervisão do professor Eduardo Silva, são cerca de 150 educando que se inscreveram e estão sendo beneficiados em Brasiléia. Os objetivos são audaciosos e atinge em várias áreas, além de aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação, melhorando a qualidade do ensino médio.
A duração dos cursos oferecido em Brasiléia, tem média de três meses, em conformidade com a carga horaria, tendo início em novembro de 2012, com término previsto para março próximo.
Em Brasiléia, algumas turmas já estão colocando na prática, o que aprenderam na teoria. Alunos que estão visitando repartições públicas para recuperar áreas que necessitem de reparos como encanador, pedreiro, eletricista, pintor restaurador, entre outros.
Veja lista abaixo.
Cursos realizados em Brasileia – ( 150 educandos beneficiados )
- Encanador
- Pedreiro
- Mecânico de manutenção de refrigeração
- Pintor predial
- Eletricista, instalador predial de baixa tensão
- Desenhista de móveis
- Criador de animais de pequenos porte
- Operador de beneficiamento de frutas
- Marceneiro
- 10.Pintor restaurador
- 11.Artesão de Biojóias
- 12.Churrasqueiro
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.