Conecte-se conosco

Flash

Alunos da rede pública do Acre celebram boa pontuação na prova do Enem

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na terça-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Na rede pública estadual do Acre, os alunos e especialmente as alunas que conquistaram amplo protagonismo nas provas, têm motivos para comemorar.

Érica de Souza, de 17 anos, estudante autista da Escola Tancredo Neves, conquistou 920 pontos na redação e sonha em ser médica neuropediatra. Foto: Mardilson Gomes/SE

O sucesso é um reflexo das iniciativas de fortalecimento da educação pública no estado, como o programa Pré-Enem Legal, a oferta de material didático, a Plataforma Farias Brito, os aulões e simulados, os tablets com internet e os laboratórios de informática nas escolas. Muitos alunos acreanos, tanto da capital quanto do interior, obtiveram notas superiores a 900 pontos na redação.

Com a divulgação das notas, os estudantes agora têm a oportunidade de ingressar no ensino superior por meio de programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

O titular da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Aberson Carvalho, parabenizou os estudantes, destacando que muitos alcançaram notas superiores a 800 e 900 na redação. Ele ressaltou o impacto positivo do Pré-Enem Legal e do terceirão do ensino médio focado no Enem, enaltecendo o esforço tanto dos professores quanto dos alunos.

cursar Direito. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Érica de Souza, estudante autista de 17 anos da Escola Tancredo Neves, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, conquistou 920 pontos na redação, como resultado de uma rotina intensa de estudos, tanto em sala de aula quanto em casa. Com o sonho de se tornar médica neuropediatra, Érica utilizou recursos online, videoaulas e exercícios simulados para se preparar.

Duas alunas do Colégio Tiradentes, na capital, também obtiveram destaque, alcançando 980 pontos na redação. Letícia Santos, de 17 anos, pretende cursar Direito, e Polyana Araújo, de 18, quer estudar Medicina. Ambas atribuem parte de seu sucesso ao ensino promovido pela instituição e ao suporte do Pré-Enem Legal da SEE.

Letícia, que participou do Enem em anos anteriores como treineira, ressalta a evolução constante em seu desempenho. Polyana, por sua vez, dedicou quatro horas diárias ao estudo, além do tempo na escola, buscando aprimorar suas habilidades com redações diárias, com incentivo dos professores.

Polyana Araújo, de 18 anos, aluna do Colégio Tiradente, deseja cursar Medicina. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já Luane Jenuíno, 17 anos, estudou em tempo integral na Escola Glória Perez, na capital acreana, aproveitando todo o tempo que encontrava para se preparar para o Enem. A nota de sua redação foi 980. A aluna escolheu, como primeira opção, Psicologia, e como segunda, Letras-Português.

“Desde o início do ano letivo, iniciativas como aulões Pré-Enem, parcerias com instituições federais e o Pré-Enem Legal foram essenciais para o sucesso dos nossos alunos, como a Luane, maior pontuação aqui da escola”, disse a professora de matemática da Escola Glória Perez, Andreza Rodrigues.

O coordenador do Pré-Enem Legal, Humberto Miranda, frisou a alta qualidade da preparação nos 22 municípios, ressaltando a estrutura gratuita oferecida aos alunos: “Levamos nossa caravana para todas as cidades e atendemos os alunos do Iapen [Instituto de Administração Penitenciária]”.

Luane Jenuíno, 17 anos, aluna da Escola Glória Perez, alcançou 980 pontos na redação; tem como primeira opção o curso de Psicologia e segunda Letras-Português. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeitura de Rio Branco fortalece a saúde bucal infantil com vans odontológicas nas escolas

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está levando vans odontológicas para escolas das redes públicas municipal e estadual pactuadas com o Programa Saúde na Escola (PSE). A ação é realizada de forma integrada com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela coordenação do programa.

df609bfa a4c8 4adf 92eb 1437405ca4ae
Crianças receberam atendimento odontológico diretamente no ambiente escolar.(Foto: Átilas Moura/Secom)

Nesta segunda-feira (23), a primeira unidade de ensino assistida foi a Escola Municipal Luiza Carneiro Dantas, onde as crianças receberam atendimento odontológico diretamente no ambiente escolar.

O atendimento tem como foco o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), uma técnica minimamente invasiva utilizada no tratamento da cárie dentária, indicada para ampliar o acesso das crianças aos serviços de saúde bucal, sem o uso de equipamentos odontológicos convencionais.

d99c4de0 6055 4fe1 b132 f631ae96a249
A técnica do Departamento de Saúde Bucal, Sarah Sampaio, afirmou que o procedimento é um importante indicador das ações de saúde bucal no município. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Segundo a técnica do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Sarah Sampaio, o procedimento é um indicador importante da política pública de saúde bucal do município.

“As vans odontológicas estão sendo utilizadas para realizar o ART, que é um indicador que precisa ser alcançado tanto nas unidades básicas, quanto nas escolas pactuadas com o Programa Saúde na Escola, garantindo atendimento direto às crianças” explicou a técnica.

A ação será realizada em outras unidades de ensino da capital ao longo da semana, com atendimento exclusivo para esse tipo de procedimento, que proporciona mais conforto às crianças durante o tratamento.

f25cb62f 76f9 4ba9 8818 5511912390fd
“O Programa Saúde na Escola é coordenado pela Educação, mas depende da parceria com a Saúde para assegurar qualidade de vida aos alunos e melhores condições de aprendizado”, destacou Maíra. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A chefe da Divisão Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Maíra Hidalgo, destacou a importância da parceria entre as secretarias.

“O Programa Saúde na Escola é coordenado pela Educação, mas ele só funciona de forma integrada com a Saúde, e essa parceria é fundamental para garantir qualidade de vida às crianças e melhores condições para o aprendizado”, salientou a chefe.

Além da saúde bucal, o Programa Saúde na Escola contempla diversas ações ao longo do ano, como acompanhamento psicológico, atualização do calendário vacinal, avaliação nutricional, combate ao Aedes aegypti e atividades educativas.

c83f32f1 dff8 4a94 9c7d 8486a2a5ddcd
“Muitos pais não podem pagar tratamento odontológico, por isso o atendimento gratuito da prefeitura é essencial para a saúde dos nossos filhos”, destacou Santos. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para as famílias, o atendimento odontológico nas escolas facilita o acesso ao cuidado. A mãe de aluno, Maria Adriana dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa.

“Muitos pais não têm condições de pagar um tratamento odontológico, então esse atendimento gratuito oferecido pela prefeitura é muito importante para cuidar da saúde dos nossos filhos”, destacou Santos.

6d4e0f4d eb43 4eb5 8997 36c443d2431f
“Para muitas famílias é difícil levar as crianças ao posto de saúde, e o atendimento na escola faz toda a diferença”, disse a mãe. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Outra mãe atendida pela ação, Valéria Dantas, também avaliou positivamente o atendimento.

“Para muitas famílias é difícil levar as crianças até um posto de saúde, e esse atendimento na escola, com atenção e cuidado, faz toda a diferença”, disse a mãe.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco fortalece a saúde bucal infantil com vans odontológicas nas escolas first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo federal reconhece situação de emergência após enxurrada no mês de janeiro em Brasiléia

Publicado

em

Forte chuva provocou enxurradas que destruiu dezenas de pontes, prejudicando ramais e produção em Brasiléia

O prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou a importância do reconhecimento, por parte do Governo Federal, do decreto de situação de emergência no município de Brasiléia, em decorrência da forte enxurrada ocorrida no final de janeiro, que deixou cerca de 500 famílias isoladas.

Segundo o gestor, a atuação rápida da Prefeitura de Brasiléia, em parceria com o Governo do Estado, foi fundamental para retirar as famílias do isolamento e garantir assistência emergencial às comunidades afetadas.

Os prejuízos causados pelo desastre podem ultrapassar R$ 1,5 milhão, impactando diretamente a infraestrutura rural e a economia local. Neste momento, a gestão municipal entra na fase de reconstrução, com a recuperação de mais de 13 pontes, reabertura de acessos e reconstrução de mais de 20 linhas de bueiros.

As obras são essenciais para restabelecer o tráfego, assegurar o acesso das famílias e garantir o escoamento da produção agrícola e extrativista, incluindo a castanha, a borracha e a produção dos aviários, especialmente nas áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes.

O prefeito reforçou que o apoio do Governo Federal é decisivo para acelerar a reconstrução e minimizar os impactos causados às comunidades rurais.

Comentários

Continue lendo

Flash

Agenda do Sebrae oferece oportunidades de qualificação em todo o Acre

Publicado

em

Programação inclui jornada de inovação, palestra de internacionalização e encontro setorial

A agenda semanal de cursos e eventos do Sebrae no Acre traz uma série de oportunidades para empreendedores de diferentes segmentos. As atividades são presenciais e acontecem de 24 a 27 de fevereiro, na capital e interior do estado.

Além de capacitação, a programação proporciona momentos de networking e trocas de experiências entre os participantes. Grande parte das ações é gratuita, reafirmando o compromisso do Sebrae em apoiar quem empreende e contribuir para o desenvolvimento econômico do Acre.

Confira a agenda:

– Jornada da Inovação da Indústria (Rio Branco)

24 de fevereiro – Gratuito;

– Curso Alcance o diferencial no atendimento ao seu cliente e gere impactos positivos (Assis Brasil)

25 a 28 de fevereiro – Investimento de R$ 56,70;

– Palestra Missão Internacional: Do stand ao contrato (Rio Branco)

26 de fevereiro – Gratuito;

– Seminário 3º Encontro de Costureiras do Acre (Rio Branco)

27 de fevereiro – Gratuito;

Com a programação, o Sebrae reforça seu apoio a quem deseja crescer e se manter competitivo no mercado, estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo no estado.

Os interessados podem conferir mais informações e se inscrever pelo site ac.loja.sebrae.com.br.

Comentários

Continue lendo