Acre
“Alma leve de Gladson Cameli me aproximou do seu projeto político “, diz ex-deputado Moisés Diniz
Para o ex-líder do governador Binho (PT), a alma leve do atual chefe do Palácio Rio Branco fez com que ele viesse se aproximar de Cameli.
Com blog do Evandro Cordeiro
O secretário de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz, escreveu em sua página social no Facebook o que motivou ele trocar o PCdoB pelo Progressistas, do governador Gladson Cameli. Para o ex-líder do governador Binho (PT), a alma leve do atual chefe do Palácio Rio Branco fez com que ele viesse se aproximar de Cameli.
Moisés destaca que durante 28 anos, Gladson Cameli foi o primeiro governador a sancionar um projeto político de grande relevância de um deputado da oposição. O projeto em questão é de autoria do deputado Edvaldo Magalhães que suspende o empréstimo consignado do funcionalismo público estadual durante três meses, ou durante o estado calamidade causado pelo Covid-19.
Veja nota do ex-deputado;
FOI ESSA NOVIDADE QUE ME FEZ MUDAR
O governador Gladsom Cameli (PP) sancionou projeto de lei do deputado Edvaldo Magalhaes (PCdoB), que suspende por três meses a cobrança de empréstimos consignados.
Edvaldo Magalhães foi 8 anos líder de governo e 4 anos presidente da Aleac nos governos petistas.
Edvaldo Magalhães é um parlamentar atuante e experiente. Na verdade, hoje, funciona como um líder da oposição.
É aqui que reside o diferencial de Gladsom Cameli. É a primeira vez, em 28 anos, que um governador sanciona um projeto de lei importante de um líder da oposição.
Esse é o destaque: a capacidade de agir como estadista do atual governador do Acre.
Foi esse oxigênio que me fez aproximar do projeto político liderado por Gladsom Cameli, sua alma política leve, a sua capacidade de olhar para os interesses da população acima das disputas partidárias, esse espaço novo que estamos respirando, sem metano, sem truculência contra adversários, sem processos judiciais contra jornalistas, respeito aos aliados leais, diálogo aberto e direto com a população, sem intermediários, sem plástica.
Gladsom Cameli recebeu Edvaldo Magalhães no gabinete e sancionou o seu projeto, que faz bem ao Acre: tanto o projeto do deputado, como o gesto do governador.
Comentários
Acre
Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco
O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.
As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.
Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.
Comentários
Acre
Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.
Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.
A seguir, o detalhamento dos casos por município:
Casos em investigação:
Acrelândia: 2
Porto Acre: 1
Cruzeiro do Sul: 2
Rio Branco: 2
Brasiléia: 4
Casos descartados:
Porto Acre: 2
Feijó: 1
Sena Madureira: 2
Cruzeiro do Sul: 2
Epitaciolândia: 2
Assis Brasil: 2
Rio Branco: 3
Brasiléia: 1
Cobija (Bolívia): 1*
(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)
A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Situação na Bolívia preocupa
O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.
Comentários
Acre
ExpoAcre já arrecada 80 mil quilos de alimentos com ingressos de shows
Ao menos 80 mil quilos de alimentos já foram arrecadados nos cinco primeiros dias de troca de ingressos por mantimentos para os shows nacionais da ExpoAcre. Na quarta, 23, foi ativado o ponto de troca no Atacale, na BR-364. Os demais locais que efetuam a troca de alimentos por ingressos são o Via Verde Shopping, o Arasuper do Amapá e o Aramix da Dias Martins.
Os dias e horários para efetuar as trocas estão definidos da seguinte forma: no Via Verde Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos de 13h às 20h; no Arasuper do Amapá, todos os dias, de 8h às 22h; no Aramix da Dias Martins, todos os dias, das 8h às 20h; e no Atacale, de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingo das 8h às 21h
“O governo fez uma parceria com a Casa da Amizade para que os donativos que estão sendo recebidos sejam distribuídos para as pessoas que mais precisam. A edição deste ano da Expoacre será histórica, tanto pelo marco simbólico dos 50 anos quanto pela estrutura e atrações preparadas”, destacou o governador Gladson Camelí.
A Casa da Amizade, na Marechal Deodoro, no Centro, está sendo o ponto principal de armazenamento dos alimentos, onde equipes de voluntários já estão organizando a separação em pilhas de arroz, feijão, farinha, óleo, macarrão, açúcar, trigo, milharina e outros.
A presidente do Rotary Clube e membro da Casa da Amizade, Lucy Queiroz, avalia que a arrecadação de alimentos vem superando todas as expectativas, com evolução recorde, dada a qualidade dos shows.
“Somos uma equipe de 60 voluntários trabalhando das 8h às 18h, num movimento contínuo de recebimento de carregamento de alimentos e separação dos mesmos, já organizando e nos preparando para o momento crucial, que é o encaminhamento das doações”, frisou.
Orientações prévias
A coordenação da Expoacre reforça que no Via Verde Shopping, aos domingos, a troca está ocorrendo considerando o horário de funcionamento do local, pois nesse dia a praça de alimentação abre às 11h e as lojas somente a partir das 13h. Portanto, as retiradas de ingressos ocorrem das 13h às 20h. De segunda a sábado, das 10h às 21h, evitando assim a formação de filas após as 22h, quando o shopping encerra as atividades.
Carência de óleo e leite em pó
A coordenação reforça, ainda, que para garantir o ingresso basta levar 2 quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de sal, açúcar e macarrão instantâneo, lembrando a importância da doação de óleo e leite em pó, pois esses itens de suma importância estão em menor quantidade. Também é possível retirar o ingresso de um acompanhante, apresentando um documento com foto, CPF dele e os 2 quilos dos alimentos correspondentes.
Para retirar o ingresso de um acompanhante que esteja em algum município – parente, na maioria das vezes – é necessário apresentar documentos e comprovante de endereço desse requerente.
Você precisa fazer login para comentar.