Conecte-se conosco

Cotidiano

ALEAC realizará sessão com o diretor-presidente da Aneel para discutir preço da tarifa da energia

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre realizará uma sessão temática com o diretor-presidente na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, no dia 26 de abril, para discutir o reajuste na tarifa de energia elétrica no estado. O evento está sendo coordenado pelo gabinete do vice-presidente da ALEAC, Jenilson Leite (PCdoB), e pelo coordenador da bancada federal no Congresso senador Sérgio Petecão (PSD).

A vinda do diretor da Aneel foi pactuada em Brasília, numa audiência pública com Pepitone, proposta pelo deputado federal Jesus Sérgio (PDT). Contudo, a data foi acertada pelo coordenador da bancada, na qual delegou a responsabilidade de organizar o encontro no Acre ao precursor do movimento pela redução do preço da tarifa da energia elétrica no parlamento estadual.

A partir da ação judicial peticionada pelas defensorias públicas da União e do Estado contra o aumento, e a reunião dos parlamentares em Brasília, o reajuste de 21% aprovado pela agência reguladora e aplicada pela Energisa, empresa que arrematou a Eletroacre por 50 mil em leilão, baixou para 18%. Todavia, o reajuste vigente é considerado abusivo tendo em vista o poder aquisitivo do consumidor acreano, além disso, o Acre não faz o uso das termelétricas. Que contribui para elevar o preço da energia. Também em Brasília, foi criado uma comissão de desoneração do preço da energia no Acre.

O convite para a sessão temática foi feito a todos os parlamentares federais, OAB, MPAC, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Câmara de vereadores, Prefeituras, Associação de Moradores e movimentos sociais. Todas essas entidades são contrárias ao aumento.

Outra conquista dessa luta contra o reajuste da tarifa de energia foi o adiamento do novo reajuste com o mesmo valor que estava previsto para o mês de julho. Além de ter sido adiado, se ainda houver o aumento, não será no valor do atual.

Para o deputado Jenilson Leite, somente a união das forças políticas do Acre, movimentos sociais, MPAC, defensorias públicas e toda a sociedade poderá obter uma vitória frente aos preços abusivos praticados pela concessionária de energia, que comprou a Eletroacre prometendo melhoria na qualidade de distribuição e um preço justo ao povo acreano. “ A queda do preço da energia é graças a união de todos os acreanos que se dispuseram a lutar contra essa justiça. Essa vinda do André Pepitone é um momento ideal de expor nossa indignação e dizer ao preço impagável da conta de luz”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Inmet emite alerta de tempestade para todo o Acre no dia de Natal

Publicado

em

Aviso aponta risco de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo

Foto: Sérgio Vale

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na véspera de Natal, um aviso de tempestade com perigo potencial válido para todo o estado do Acre nesta quarta-feira (25). O alerta tem início à 0h e segue até as 23h59.

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O aviso também indica a possibilidade de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h, além de queda de granizo em pontos isolados.

Apesar do alerta, o instituto destaca que o risco é considerado baixo para ocorrências mais graves. Ainda assim, não estão descartadas interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

O Inmet recomenda que a população adote medidas preventivas, como evitar abrigo sob árvores durante tempestades e manter atenção a possíveis alterações nas condições do tempo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez vence o Independência em jogo treino visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Independência e Galvez são favoritos ao título do Estadual 2026

O Galvez venceu o Independência por 3 a 0 nesta terça, 23, no Tonicão, em um jogo treino como parte da preparação das duas equipes visando a disputa do Campeonato Estadual. Ricardo Rato, Kaká e Anderson marcaram os gols do Imperador.

Galvez

O técnico Maurício Carneiro aprovou o desempenho do Galvez no treinamento e acredita na evolução física e tática até a estreia no Estadual

“Fizemos esse jogo treino e a avaliação precisa ser feita sob vários aspectos. Estamos no começo do trabalho, mas gostei da parte física, movimentação e foi possível começar a pensar nos encaixes do time”, declarou Maurício Carneiro.

Independência

Segundo Ivan Mazzuia, comandante do Tricolor, o treinamento foi bem avaliado por ser no início da fase de preparação.

“Estamos priorizando o condicionamento dos atletas e ainda iremos trabalhar os aspectos do jogo. Vamos evoluir e isso é o mais importante”, afirmou o treinador do Independência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo e Dheryke são mais duas contratações do Rio Branco

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Dheryke estava atuando no futebol do Paraná

Em doses homeopáticas, a diretoria do Rio Branco segue a montagem do elenco para a disputa do Campeonato Estadual. O zagueiro Marcelo, ex-Náuas, e o meia Dheryke, ex-Cambé do Paraná, são mais duas contratações do Mais Querido visando à temporada de 2026.

“São mais duas peças importantes. Estamos montando esse trabalho e queremos uma equipe competitiva no Estadual”, declarou o técnico Ulisses Torres.

Apresentação do elenco

O elenco do Estrelão foi apresentado nesta terça, 23, no José de Melo, e o professor Selcimar Maciel explicou o planejamento do trabalho para o Estadual.

“Estamos exigindo dos atletas, mas com todos os cuidados para evitar lesões. Essa fase de pré-temporada é fundamental para podermos ter um time forte”, explicou Selcimar Maciel.

Faz treinamento

O elenco do Rio Branco realiza nesta quarta, 24, no José de Melo, mais um treinamento na sequência da preparação para o Estadual. O Estrelão estreia no Estadual no dia 17 de janeiro contra o Vasco, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo