Cotidiano
ALEAC realizará sessão com o diretor-presidente da Aneel para discutir preço da tarifa da energia
A Assembleia Legislativa do Acre realizará uma sessão temática com o diretor-presidente na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, no dia 26 de abril, para discutir o reajuste na tarifa de energia elétrica no estado. O evento está sendo coordenado pelo gabinete do vice-presidente da ALEAC, Jenilson Leite (PCdoB), e pelo coordenador da bancada federal no Congresso senador Sérgio Petecão (PSD).
A vinda do diretor da Aneel foi pactuada em Brasília, numa audiência pública com Pepitone, proposta pelo deputado federal Jesus Sérgio (PDT). Contudo, a data foi acertada pelo coordenador da bancada, na qual delegou a responsabilidade de organizar o encontro no Acre ao precursor do movimento pela redução do preço da tarifa da energia elétrica no parlamento estadual.
A partir da ação judicial peticionada pelas defensorias públicas da União e do Estado contra o aumento, e a reunião dos parlamentares em Brasília, o reajuste de 21% aprovado pela agência reguladora e aplicada pela Energisa, empresa que arrematou a Eletroacre por 50 mil em leilão, baixou para 18%. Todavia, o reajuste vigente é considerado abusivo tendo em vista o poder aquisitivo do consumidor acreano, além disso, o Acre não faz o uso das termelétricas. Que contribui para elevar o preço da energia. Também em Brasília, foi criado uma comissão de desoneração do preço da energia no Acre.
O convite para a sessão temática foi feito a todos os parlamentares federais, OAB, MPAC, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Câmara de vereadores, Prefeituras, Associação de Moradores e movimentos sociais. Todas essas entidades são contrárias ao aumento.
Outra conquista dessa luta contra o reajuste da tarifa de energia foi o adiamento do novo reajuste com o mesmo valor que estava previsto para o mês de julho. Além de ter sido adiado, se ainda houver o aumento, não será no valor do atual.
Para o deputado Jenilson Leite, somente a união das forças políticas do Acre, movimentos sociais, MPAC, defensorias públicas e toda a sociedade poderá obter uma vitória frente aos preços abusivos praticados pela concessionária de energia, que comprou a Eletroacre prometendo melhoria na qualidade de distribuição e um preço justo ao povo acreano. “ A queda do preço da energia é graças a união de todos os acreanos que se dispuseram a lutar contra essa justiça. Essa vinda do André Pepitone é um momento ideal de expor nossa indignação e dizer ao preço impagável da conta de luz”.
Comentários
Cotidiano
Botafogo faz história, vence PSG e se aproxima das oitavas do Mundial

Igor Jesus celebra gol do Botafogo sobre o PSG • Luiza Moraes – FIFA/FIFA via Getty Images
O Botafogo chocou o mundo do futebol, na noite desta quinta-feira (19), ao vencer por 1 a 0 o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, pela Copa do Mundo de Clubes.
Com a vitória histórica, os campeões da Libertadores chegam aos seis pontos no grupo B, com 100% de aproveitamento, e estão muito perto da vaga nas oitavas de final.
O gol da partida foi marcado pelo centroavante Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, levando à loucura a barulhenta torcida do Botafogo presente ao estádio Rose Bowl, na Califórnia, palco do tetracampeonato da Seleção Brasileira.
PSG mexe no time e é surpreendido pelo Botafogo
Técnico do PSG, o espanhol Luis Enrique mexeu algumas peças do time após o golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 na estreia. Marquinhos, João Neves, Fábian Ruiz e Nuno Mendes foram sacados por Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez.
Já Renato Paiva fortaleceu o meio de campo, escalando o volante Allan na vaga do atacante Mastriani, para diminuir os espaços do times francês e explorar possíveis contra-ataques.
Foi o que aconteceu: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, assustou o goleiro John, mas foi para o intervalo perdendo para o time brasileiro graças a uma saída rápida do Botafogo.
Artur tirou a bola de Kvaratskhelia, acionou Marlon Freitas, que passou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus na velocidade, o atacante fintou Pacho, bateu rasteiro, a bola desviou no zagueiro e matou Donnarumma.
John faz milagre na etapa final
Valente, o Botafogo voltou para o segundo tempo na mesma toada do primeiro, deixando a bola com o PSG, mas fechando os espaços dos pontas Kvaratskhelia e Doué, armas mais fortes do time francês.
Tanto que por até o fim do segundo tempo, a melhor chance do PSG havia saído de uma bola parada. Vitinha cobrou falta aos 6 minutos, Mayulu desviou e John fez uma defesa milagrosa, no reflexo.
Nos acréscimos, Kvaratskhelia cobrou uma falta perigosa, mas a bola passou por cima do gol de John.
A partida seguiu até o fim com pressão e domínio total do time de Paris, mas ineficiente. O tempo foi passando e o que antes parecia improvável, um sonho para a torcida do Botafogo, que estava na Série B até 2021, virou realidade.
Próximos jogos
O Botafogo enfrenta o Atlético de Madrid, na próxima segunda-feira (23), muito próximo da vaga. Só uma derrota por três ou mais gols de diferença tiraria o time carioca das oitavas de final.
Já o PSG precisará pontuar contra o Seattle Sounders, ou torcer pelo Botafogo, em jogo simultâneo, para carimbar a continuidade no Mundial de Clubes.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Andirá vence o São Francisco em uma partida com 8 gols

Foto Glauber Lima: Adriano (10) foi mais uma vez uma peça decisiva no Morcego
O Andirá venceu o São Francisco por 5 a 3 nesta quinta, 19, no Florestão, e deu um passo importante para chegar na segunda fase do Campeonato Estadual Sub-20. Adriano (2), Arlyson (2) e Jedeson fizeram os gols do Morcego enquanto Gustavo, Kerlon e Careca anotaram para o São Francisco.
Chega aos 10
Com a vitória, o Andirá chegou aos 10 pontos e ainda fará mais três partidas na primeira fase.
“A vitória foi importante, mas ainda iremos enfrentar Galvez e Vasco e são jogos bem complicados”, avaliou o técnico do Andirá, João Paulo Lourenço.
3 partidas
O São Francisco segue com 6 pontos e terá mais três partidas nesta fase da competição. Os Católicos irão jogar contra Rio Branco, Assermurb e Plácido de Castro.
Comentários
Cotidiano
Humaitá e Vasco em campo e meta de ambos é seguir entre os primeiros

Foto Glauber Lima: Jogos são importantes para projetar os confrontos da segunda fase
Dois jogos fecham nesta sexta, 20, a partir das 16 horas, no Florestão, mais uma rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. O Humaitá joga contra o Plácido de Castro e o Vasco enfrenta a Assermurb.
Assumir vice-liderança
O Humaitá é muito favorito contra o Plácido de Castro e uma vitória vai garantir a vice-liderança do Estadual e a classificação para a segunda fase do Estadual.
“É um jogo importante, mas vamos rodar o nosso elenco. Esse é o momento de colocar todos para jogar”, comentou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.
Evitar surpresa
O elenco vascaíno trabalhou forte durante a semana para o confronto contra a Assermurb. A ordem na Fazendinha é evitar surpresas e se manter com folga no G4.