Geral
Aleac homenageia médicos que atuam no Acre

Na manhã desta quinta-feira (19) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, comemorado ontem. O evento é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD) como forma de reconhecimento ao trabalho prestado por esses profissionais à sociedade.
A solenidade reuniu médicos de diversas especialidades e áreas de atuação, representantes da Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Conselhos Federal e Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed), Unimed e Tribunal de Justiça.
Ao iniciar a sessão, o deputado Eduardo Ribeiro falou sobre sua gratidão em ser o proponente da homenagem. Ele enalteceu a função dos médicos e citou o filósofo Hipócrates, ao pontuar que o amor à humanidade é amor à medicina. O parlamentar disse ainda, que muitas coisas precisam melhorar nessa área e que a principal mensagem do encontro é que a valorização profissional deve prevalecer.

“Uso a Tribuna para enaltecer os médicos. Hipócrates diz que o amor à humanidade e o amor à medicina caminham unidos. Deus me concedeu uma outra missão, mas vivencio a medicina em casa desde criança, pois minha mãe é médica e muitas vezes tinha que se ausentar para ajudar a salvar vidas. E um sacerdócio o que vocês vivem. Eu demorei a entender, mas quando compreendi, só aumentou o meu amor pela minha mãe. Além de uma sessão de homenagens, essa tem que ser também uma sessão de compromisso desta Casa com as causas da medicina. São muitas coisas nas quais ainda precisamos avançar, não existe uma Saúde do Estado saudável, se os profissionais não têm o devido reconhecimento. De todos os recados dessa solenidade, esse é o que tem que prevalecer”, proferiu.
O presidente do Sindmed, Dr. Guilherme Pulici, fez uma reflexão sobre a atual situação dos médicos que atuam no Estado. Ele citou como exemplo, a ausência de pagamento de plantões extras e a falta de concessão dos adicionais legais, fatos que, caso não sejam acertados com o governo, incidirão numa greve da classe prevista para o dia 8 de novembro.

“O não pagamento por parte do governo, resultou em descontos significativos nas remunerações. Não tem como ignorarmos o que está acontecendo, os colegas deixaram de receber os plantões extras no final do mês passado. Muitos ainda não estão recebendo os adicionais previstos em lei, como insalubridade e titulação. Não somos nem mais nem menos que ninguém, mas também temos nossas contas para pagar”, protestou.
Pulici seguiu falando em nome da classe médica do Estado: “Estamos com uma insatisfação muito grande e, em assembleia geral, de forma unânime, todos decidimos paralisar caso nada seja feito, mas claro, sem afetar os serviços de urgência e emergência. Friso ainda, que são os profissionais do Estado e não os municipais. É trabalhoso para todos nós, é desgastante, mas é a única forma e ferramenta que temos para garantir aquilo que nos é líquido e certo. Estamos aqui para comemorar, claro, é um momento festivo, mas sem abrir mão dos nossos direitos”, pontuou.
A Dra. Dilza Ribeiro, mãe do deputado Eduardo Ribeiro e secretária-geral do Conselho Federal de Medicina, falou sobre a importância da solenidade. “Medicina para mim, é tudo. Amo o que faço e parabenizo todos os médicos, em especial os que atuaram na época da pandemia, onde foram testadas as todas as nossas capacidades. Visitando outros estados, verificamos que não estamos tão ruins, precisamos melhorar sim, mas temos profissionais bem qualificados no Acre. Precisamos agora trabalhar as universidades, para que nossos alunos saiam melhor preparados, pois nem todos terão a oportunidade de fazer residência médica”.
Leuda Maria da Silva, atual presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM), expressou profundo agradecimento durante a sessão solene, enfatizando sua gratidão pela tarefa confiada a ela. Também destacou a notável contribuição da Dra. Dilza Ribeiro para a medicina, não apenas no Acre, mas em todo o Brasil, elogiando sua generosidade e transparência.
Além disso, Leuda Maria da Silva abordou desafios críticos que a classe médica enfrenta, incluindo a falta de fixação de profissionais no Acre e ameaças à segurança dos médicos nos hospitais. “Eu não poderia jamais deixar de falar sobre essas questões nesta Casa de Leis, ambiente de grandes debates e também de voz. Vejo que falta vontade política para resolver alguns desafios que nossa classe enfrenta atualmente, e nós precisamos buscar soluções, principalmente políticas para esses problemas. No mais, seguiremos firmes, unidos e trabalhando com empenho e responsabilidade na moldagem do futuro da medicina”, disse.
Em seguida, Pedro Pascoal, secretário de Estado de Saúde, fez um agradecimento especial aos médicos que se dedicam tanto na gestão privada quanto na pública. O gestor ressaltou ainda a complexidade, mas também a recompensa de trabalhar na área da saúde, reconhecendo os desafios existentes.

Pascoal enfatizou sua confiança nos profissionais de saúde do Acre, mencionando sua experiência em São Paulo e destacando a necessidade de valorizar o trabalho desses profissionais que atuam no Estado. Ele também reconheceu a importância de fortalecer a atenção básica e trabalhar na prevenção.
“Residi em São Paulo por um tempo e quando digo que voltei para assumir a pasta é porque eu sei do que precisamos, nós médicos conhecemos a realidade e se não colocarmos a nossa cara a tapa, nada vai mudar. É esse o nosso diferencial, fazer gestão com o que conhecemos. Seis das melhorias que já alcançamos e também sei onde precisamos avançar. E para isso, temos profissionais incríveis que deixam suas famílias todos os dias para nos dar segurança. Muito obrigado a todos os médicos que atuam nas nossas unidades de saúde, vocês são incríveis. E contem comigo, sempre”, disse.
O que disseram os parlamentares:
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse: “Médicos são pessoas que fizeram uma escolha na vida, a escolha do cuidado. São pessoas que dedicam a vida toda para cuidar da vida dos outros e isso traz alguns desafios. Essas pessoas também precisam de cuidados, e quem vai cuidar dos nossos cuidadores quando for preciso? Hoje é para homenagear esses profissionais que se dedicam a cuidar da vida, e isso não é nada simples. Parabéns! ”.
Antonia Sales (MDB): “A homenagem de hoje é mais do que justa. Estamos hoje homenageando uma classe muito abençoada. Cuidar da vida humana é um serviço sacerdotal. Parabéns a todos os médicos do Acre”.
O deputado Adailton Cruz (PSB) destacou a importância da homenagem e da profissão. “É uma honra participar desse momento. Fico muito contente em poder rever os meus amigos dos plantões da vida. Além do nosso reconhecimento, quero deixar claro aos nossos médicos que podem contar com a gente, com uma voz aqui nesta casa. Sou enfermeiro e sei o quanto é difícil fazer saúde nesse Estado. Além de um salário digno esses profissionais merecem ter condições de trabalho, de mecanismos para salva-vidas. Contem com a gente sempre. Tenho certeza que vamos conseguir construir uma medicina melhor e uma saúde melhor começando com a discussão do orçamento nesta casa, que está próximo”.
Ao final da solenidade, profissionais da medicina receberam certificados de honra no centro do Plenário, em reconhecimento pelos importantes serviços prestados à comunidade acreana.
Dia do Médico
O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos. A escolha de São Lucas como padroeiro dos médicos se deve ao fato de ele ser considerado o evangelista que escreveu o “Evangelho segundo Lucas” e o “Livro dos Atos dos Apóstolos” na Bíblia. Além de suas contribuições religiosas, ele também era um médico de profissão. Por isso é visto como um símbolo da relação entre a medicina e a espiritualidade.
Texto: Andressa Oliveira e Mircléia Magalhães
Fotos: Sérgio Vale
Comentários
Geral
Vídeo: Colisão entre motos deixa motoboy e professor de jiu-jitsu feridos em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Chico Mendes; vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas ao Pronto-Socorro
Um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas deixou dois homens feridos na noite desta sexta-feira (26), na Rua Nobre, no bairro Chico Mendes, em Rio Branco.
As vítimas foram identificadas como o motoboy Henrique Max Melo Pereira dos Santos, de 22 anos, e um professor de jiu-jitsu conhecido como Lucas.
Segundo relatos de testemunhas, Lucas trafegava em uma motocicleta Honda CG 160, de cor azul e placa QWM-1779, no sentido centro–bairro, subindo a ladeira, quando Henrique, que conduzia uma moto Biz vermelha, placa RGK-3H17, no sentido contrário, tentou realizar uma ultrapassagem e acabou colidindo frontalmente com a motocicleta.
Com o impacto, ambos foram arremessados ao solo. Henrique sofreu fraturas na perna direita e na mandíbula, além de cortes nos lábios e no queixo. Lucas teve apenas escoriações pelo corpo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias ao local — uma de suporte básico e outra de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos e estabilização, os dois foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
O Policiamento de Trânsito também foi acionado, mas ao chegar ao local constatou que as motocicletas já haviam sido retiradas por populares. O caso deve ser apurado pelas autoridades competentes.
Comentários
Geral
Policial militar ajuda localizar idosa desaparecida em Rio Branco

A véspera de Natal foi marcada por emoção e alívio para a Polícia Militar do Acre (PMAC) e para familiares de uma idosa de 77 anos que havia desaparecido em Rio Branco. Após quase dois dias de buscas ininterruptas, a mulher foi localizada com vida em uma área de mata, graças à atuação integrada das forças de segurança e ao empenho de policiais militares, inclusive fora do horário de serviço.
A idosa saiu de casa na manhã de quarta-feira, 24, para realizar uma caminhada, mas não retornou, o que levou familiares a comunicarem o desaparecimento. A partir disso, iniciou-se uma grande mobilização envolvendo parentes, voluntários e profissionais da segurança pública do Acre, com o objetivo de localizar a mulher o mais rápido possível.
Moradora do bairro João Eduardo I e mãe do sargento da reserva remunerada da PMAC, Evan Araújo, a senhora Clarice Amâncio acabou se perdendo durante o percurso. As buscas seguiram por horas sem sucesso inicial, até que o trabalho avançou com o auxílio do sistema de videomonitoramento. As imagens permitiram identificar o possível trajeto percorrido, direcionando as equipes a uma área de mata localizada no km 1 da rodovia Transacreana.
Na noite de quinta-feira, 25, o sargento da PMAC, Fernando Barreto, que havia atuado durante todo o plantão, permaneceu voluntariamente nas buscas e conseguiu localizar a idosa caída em meio à vegetação. O militar dedicou mais de 12 horas ao trabalho, demonstrando compromisso, empatia e espírito de solidariedade, mesmo após o término do serviço ordinário.
“Hoje a sensação é de dever cumprido. Quando soube que a mãe do meu irmão de farda havia desaparecido, iniciei as buscas ao assumir o serviço de rádio de patrulha na Sobral. Infelizmente não conseguimos achá-la. Após meu plantão, recebi umas imagens do monitoramento indicando onde ela havia entrado. Juntamos as equipes o fomos até o local, onde, graças a Deus a encontramos”, disse o militar.
Câmeras instaladas entre a Estrada da Floresta e a terceira ponte, especialmente na rotatória de acesso à Transacreana, registraram o momento em que a idosa entrou na área de mata, ao lado de um imóvel abandonado, informação decisiva para o desfecho positivo da ocorrência.
O filho de Clarice, o senhor Evan Araújo, relatou um pouco do drama vivido. Dia 24, eu, meu irmão e alguns familiares estávamos nos preparando para ceia de Natal. Meu irmão Éder havia comprado algumas roupas novas para ela estar conosco na Ceia. Por volta das 11h da manhã do dia 24 ela saiu para caminhar como de costume, e nessa caminhada ela se perdeu. Daí lembrei do Sgt F. Barreto e entrei em contato com ele que também estava de serviço, e com ajuda das imagens passadas pelo COPOM conseguimos localizá-la”, afirmou.
A retirada da idosa contou com o apoio de voluntários, incluindo pessoas com experiência em áreas de mata, além de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo resgate até a rodovia. No local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros atendimentos.
A equipe médica constatou pressão arterial elevada, desidratação, sinais iniciais de hipotermia e debilidade física, em razão do tempo prolongado sem alimentação e da exposição à chuva e ao frio. Após os cuidados iniciais, a idosa foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco para avaliação médica.
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem investigado por agredir violentamente companheira

O preso se encontra à disposição da Justiça e o Inquérito Policial será concluído no prazo legal. Foto: cedida
Na última quinta-feira, 25, a Polícia Civil do Acre (PCAC) por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), deu cumprimento a um mandado de prisão expedido em desfavor de H. G. da C., de 26 anos
O homem é investigado por ter agredido violentamente sua companheira na noite de 23 de dezembro de 2025, por meio de puxões de cabelo, empurrão, chutes e murros no braço e rosto, fatos ocorridos na frente do filho do casal, de apenas 03 (três) anos de idade.
Após o atendimento inicial e colheita das provas, a Delegada de Polícia Plantonista representou pela prisão preventiva do investigado, o que foi deferido pelo Poder Judiciário e cumprido na tarde de ontem, na Rodoviária de Rio Branco.
O preso se encontra à disposição da Justiça e o Inquérito Policial será concluído no prazo legal.
“A Polícia Civil teve conhecimento, na tarde de ontem, que o investigado estava fugindo para se esconder no Estado vizinho. A equipe se deslocou até a Rodoviária de Rio Branco e constatou que o investigado estava prestes a embarcar, momento em que lhe foi dada voz de prisão e conduzido à DEAM para os procedimentos de praxe.” Declarou a Delegada Michelle Boscaro.
Fonte: PCAC




















































Você precisa fazer login para comentar.