fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Senac Acre promove dia dedicado ao Outubro Rosa com foco na saúde da mulher

Publicado

em

Objetivo foi unir educação, saúde e bem-estar para conscientizar e prevenir o câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, alunos e orientadores educacionais do Senac Acre realizaram na quarta-feira, 8, um dia dedicado à conscientização do câncer de mama. A ação visava proporcionar um dia inteiramente voltado às mulheres, incluindo mães e alunas da unidade do Senac no Bosque. A iniciativa não se limitou apenas a palestras e informações, mas também ofereceu serviços de corte de cabelo, escova, limpeza facial, testes sanguíneos e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento se destacou por unir educação, saúde e bem-estar em um esforço conjunto para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a comunidade local e com a promoção da saúde da mulher.

Karen Mesquita, supervisora de saúde do Senac Acre, explicou que a instituição se empenhou em promover a conscientização não apenas sobre o câncer de mama, mas também sobre o câncer do colo do útero, a saúde reprodutiva das mulheres e as ISTs. “Tudo esses serviços são ofertados pelos nossos alunos com a supervisão dos orientadores educacionais da instituição”.

Antônia Albuquerque, uma das participantes do evento, expressou sua gratidão pela ação do Senac salientando que todos os detalhes da decoração e a assistência dos funcionários foram cuidadosamente pensados. “A gente se sente honrada neste dia tão especial, nesse mês especial que é o Outubro Rosa. Está sendo maravilhoso, e saio daqui completamente transformada, linda”.

Para encerrar as atividades em alusão ao Outubro Rosa, uma roda de conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama com a mediação da jornalista Anne Nascimento e participação de Ana Maria Negreiros, Gerente do Hospital do Amor, o mastologista Dr. Laís Bulsoni, e com Ana Lúcia da Costa, acontecerá na sexta, 20, às 16 horas, marcando o encerramento das ações.

O Outubro Rosa é um mês de conscientização que, a cada ano, ganha mais adeptos que reconhecem a importância de disseminar informações sobre a saúde das mulheres. Essa iniciativa mostra que a educação e a solidariedade podem se unir em prol de uma causa nobre, além de reforçar o compromisso do Senac com a metodologia que divide teoria e prática.

Comentários

Geral

Mulher dá entrada no PS de Rio Branco após colisão entre carro, moto e bike

Publicado

em

A ciclista Rilari Menezes Ferreira, 21 anos, ficou ferida na noite deste sábado (9), após uma colisão entre um carro, uma moto e um bicicleta, na rua Senador Mário Maia, no bairro Montanhês, na parte alta de Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Rilari trafegava em uma bicicleta no sentido bairro-centro, quando acabou colidindo contra uma motocicleta e um carro que trafegavam na mesma via. O local onde aconteceu o acidente é uma rua que apresenta vários buracos e sempre acontecem acidentes de trânsito nessa área.

Na queda, a mulher bateu a cabeça e acabou convulsionando, além de sofrer escoriações. Já o motociclista não caiu.

Populares que passavam no local ajudaram a vítima e acionaram a polícia e uma ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado. Rilari teve o quadro clínico estabilizado e depois foi encaminhado para o pronto-socorro de Rio Branco, em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local do ocorrido, mas a bicicleta da vítima já havia sido retirada da via pública, dificultando o trabalho pericial.

Comentários

Continue lendo

Geral

Supostamente alcoolizado, motociclista perde controle e cai em rodovia do Acre

Publicado

em

O motociclista Jhonatan Brandão da Silva, 27 anos, ficou gravemente ferido na noite deste sábado (9), após perder o controle e cair na BR-364, na Vila Custódio Freire, em Rio Branco.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente, Jhonatan trafegava em uma motocicleta modelo Biz de cor vermelha no sentido Rio Branco/Bujari, quando de forma inesperada acabou perdendo o controle e caiu em uma valeta que separa as duas pistas.

Populares que passavam no local ajudaram o homem a sair do local e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para dar os primeiros atendimentos, mas precisou de apoio de uma unidade de suporte avançado. A vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável, com um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza leve.

Ainda segundo informações de testemunhas, Jhonatan estaria supostamente alcoolizado no momento do acidente.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local, onde isolou a área para o trabalho da perícia criminal. A motocicleta foi removida por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Geral

Construção do Hospital Universitário da Ufac ficou de fora do PPA de Lula, diz Duarte

Publicado

em

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) expressou nas redes sociais, sua preocupação em relação à ausência de previsão de recursos para a construção do Hospital Universitário no Acre no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do governo Lula.

Apesar de ter recebido amplo apoio e promessas de recursos para a tão necessária instituição de saúde, a ausência do investimento no PPA levanta questionamentos sobre o compromisso do governo em atender às demandas cruciais para o Acre.

O parlamentar expressou sua insatisfação com a limitação imposta aos parlamentares para emendar o PPA, com apenas três emendas permitidas. Todas as propostas apresentadas pelo deputado, incluindo a destinação de recursos para o Hospital Universitário, foram rejeitadas durante o processo de relatoria.

“Para a minha surpresa, todas as três emendas minhas que garantiriam a construção do HU foram rejeitadas pelo relator. Ou seja, nem na proposta inicial do governo nem no relatório final do PPA consta esse importantíssimo hospital para a população acreana. Mas seguirei na luta por esse hospital universitário até o último momento na Casa Legislativa. Dessa forma, o que estiver ao meu alcance farei de tudo para reverter essa situação e garantir que esse investimento possa se tornar realidade. Esse hospital vai mudar a saúde do nosso estado. Não podemos desanimar nem muito menos desistir desse tão sonhado Hospital”, afirmou.

Comentários

Continue lendo








Em alta