fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Aleac autoriza governo a extinguir Igesac e transferir funcionários para a Sesacre

Publicado

em

Depois de mais de 12 anos de polêmicas os trabalhadores contratados pelo antigo Pro-Saúde poderão finalmente ter paz. Isso graças a uma iniciativa do governador Gladson Cameli juntamente com a Assembleia Legislativa (Aleac) que conseguiram montar uma engenharia para garantir o emprego de mais de mil servidores da saúde.

Eles deverão ser transferidos diretamente para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O que vai permitir essa solução é projeto aprovado pela Aleac, nesta quarta, dia 1º, que permite ao governo do Estado extinguir o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac).

Projeto foi aprovado nesta quarta-feira. Foto: Agência Aleac

Entenda o caso: o atual governo para manter os empregos dos contratados do Pro-Saúde criou o Igesac. No entanto, questões de legislação, criaram embaraços nesse processo. Assim o governo resolveu extinguir o Igesac e contratar diretamente esse servidores pela Sesacre.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP) afirmou que a solução encontrada é um alívio para esse trabalhadores com origem no Pró-Saúde.

“Esse problema vem de muito tempo desde gestões passadas. São funcionários do Pró-Saúde que o governador Gladson Cameli tem feito de tudo para mantê-los empregados. Esse projeto que foi aprovado pela Aleac permite acomodar esses trabalhadores na Sesacre. Isso trará a tranquilidade para cerca mil pais e mães de famílias acreanas em todo o estado, mostrando o compromisso do governador com essas pessoas”, avaliou o presidente.

Para se chegar a um consenso houve muito diálogo até o projeto chegar ao plenário da Aleac. “Foram semanas de negociações com os trabalhadores e os sindicatos da Saúde, mas conseguimos chegar a um consenso. Com o projeto que aprovamos poderemos deixar essas pessoas mais seguras dos seus empregos”, disse Nicolau.

O líder do governo na Aleac, Pedro Longo (PV), explicou como esse processo deverá ajudar a solucionar o problema desses servidores.

“Com esse projeto o governo fica autorizado a extinguir o Igesac. Mas com a sanção da Lei os trabalhadores do Igesac passam a ser servidores da Sesacre. Deixam de ter qualquer vínculo com o Igesac e passam a ser funcionários com carreiras celetistas dentro do governo. Esse foi o acordo costurado entre governo, deputados e os sindicatos”, avaliou Longo.

O líder falou ainda como será a relação desses funcionários com a Sesacre.

“Eles são considerados concursados, mas estarão no regime de celetistas porque a Lei permite o servidor ser estatutário ou celetista. Isso significa que na medida que eles forem se aposentando não serão substituídos. Ao contrário de outras carreiras na Sesacre como, por exemplo, de um médico ou de uma enfermeira, que quando abre uma vaga poderão ser substituídos. No caso desses servidores com origem no Pró-Saúde e, posteriormente, no Igesac, isso não acontecerá. Eles estarão com os empregos garantidos, mas na medida que se aposentarem ou pedirem demissão esses cargos serão extintos”, finalizou o líder.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo do Acre e de Pando se reúnem com representantes do BID para tratar de projetos de cooperação transfronteiriça

Publicado

em

A delegação do governo do Acre esteve reunida, nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz de la Sierra, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante o encontro técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF).

A reunião teve a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, do governador de Pando, Regis German Rocher, e das coordenadoras do BID no Brasil (unidade da Amazônia), Tatiana Schor, e na Bolívia, Juliana Johannsen.

Na agenda, foram discutidas necessidades do estado para captação de investimentos e o alinhamento de estratégias de trabalho conjunto entre Brasil e Bolívia. Entre as prioridades do governo do Acre, foram abordados projetos voltados para minimizar danos das enchentes, saneamento básico e proteção das florestas, com destaque para o desenvolvimento de economia verde.

Governador de Pando disse que parceria é necessária para fortalecer ações nos três países. Foto: cedida

“Enfrentamos os mesmos problemas que a Bolívia e as cheias do Rio Acre, a seca e o desmatamento. Também necessitamos de investimentos em outros projetos de saneamento básico, a proteção das florestas; então é o início de um trabalho conjunto entre os três países”, disse a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.

O encontro também teve a presença da controladora-geral do Estado (CGE), Mayara Lima, e do diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti.

Em reunião, foram discutidos potenciais projetos do Acre com a instituição de fomento. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Dr. Cristian Moraes avança na busca pela tão esperada ponte do bairro Sibéria

Publicado

em

Em uma importante missão para o desenvolvimento de Xapuri, o Dr. Cristian Moraes, representando o Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, esteve em Brasília para buscar informações sobre o andamento da tão aguardada ponte do bairro Sibéria, em Xapuri.

Durante sua visita ao Congresso Nacional, Cristian Moraes foi recebido pelo Senador Márcio Bittar, autor da emenda destinada à construção da ponte. Em um encontro frutífero, o Senador assegurou que a emenda, no valor de mais de 9 milhões de reais, já está alocada para o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), permitindo que o processo avance.

A ponte do bairro Sibéria é um anseio antigo da população xapuriense, e ao longo de sua carreira política, o Deputado Manoel Moraes tem sido um defensor incansável dessa causa. Agora, com a emenda prestes a ser liberada para o Governo do Estado, onde será executada pelo Deracre, a concretização desse sonho está mais próxima do que nunca, trazendo esperança e progresso para a região.

Comentários

Continue lendo