Cotidiano
Aleac aprova aumento de até 200% em adicional de insalubridade a servidores da saúde no AC
A medida deve beneficiar mais de 3,5 mil profissionais da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Proposta inicial do governo era de aumento de 100%, mas valor foi majorado.

Aleac aprova aumento de até 200% em adicional de insalubridade a servidores da saúde no AC — Foto: Arquivo/Secom
Por Iryá Rodrigues
Os deputados do Acre aprovaram um projeto de lei do governo do estado que autoriza o aumento de até 200% no adicional de insalubridade pago aos profissionais de saúde do estado. O texto foi aprovado em sessão nessa quarta-feira (29) da Assembleia Legislativa (Aleac).
Inicialmente, a proposta do governo era de garantir a ampliação em 100% no adicional de insalubridade, mas o valor foi majorado, após discussões entre os deputados e a Casa Civil. A informação foi confirmada pelo líder do governo na Casa, deputado Gehlen Diniz.
_______________
A medida deve beneficiar mais de 3,5 mil profissionais da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) que estão na linha de frente no combate à Covid-19 por um período de três meses. O deputado explica que o benefício é somente para os profissionais que já recebem o adicional.
_______________
Conforme o projeto, os beneficiados incluem médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, enfermeiros, motoristas, assistentes sociais, bioquímicos, agentes de saúde, biólogos e outros.
“Nós majoramos o adicional de insalubridade daqueles profissionais da área da saúde pública que já faziam jus a esse benefício. Isso por um prazo de três meses, podendo ser prorrogado enquanto durar a pandemia. Não têm direito ao benefício aqueles profissionais que não recebem o adicional de insalubridade, os que estão de férias e aqueles que estão afastados”, explicou o deputado.
Com a proposta aprovada, os servidores que atualmente ganham 10% de adicional de insalubridade tiveram um acréscimo de 200% e passam a receber 30%. Já os recebem 15% de adicional tiveram o recurso majorado em 133,3%, passando a receber 35%. Os que ganham 20% de adicional tiveram um acréscimo de 100% no benefício e vão receber agora 40%.
Após aprovação, o PL volta para o governo para ser sancionado e, em seguida, ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Mais de 500 profissionais afastados
Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) apontam que, até terça-feira (28), 93 servidores tiveram que ser afastados por estarem com Covid-19.
Além dos casos confirmados, 438 servidores também foram afastados porque estavam no grupo de risco. O que significa dizer que dos 5.719 servidores da Saúde em todo o estado, ao menos 531 estão afastados.
Como são números dinâmicos, vale destacar que o cenário muda diariamente, mas é um termômetro do que está ocorrendo dentro da Saúde durante essa pandemia.
O último boletim da Sesacre, divulgado nessa quarta-feira (29), apontava 354 casos confirmados de Covid-19 em todo o estado. As mortes por conta da doença chegaram a 18. E 721 pacientes ainda aguardam o resultado de exames.
Do total de casos, 300 são em Rio Branco; 13 em Acrelândia; dois no Bujari; 25 em Plácido de Castro; dois em Porto Acre, três em Senador Guiomard; 5 em Cruzeiro do Sul; um em Mâncio Lima e três em Xapuri.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.