fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Alan Rick pede ao MS edital urgente do Mais Médicos para atender o AC e estados em colapso

Publicado

em

Por Nany Damasceno

O deputado federal Alan Rick (DEM) afirmou na nesta segunda-feira (8) que solicitou oficialmente ao Ministério da Saúde a publicação urgente do novo edital do Programa Mais Médicos para atender os estados que estão com o sistema de saúde em colapso de atendimento devido a Covid-19, como é o caso do Acre.

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed) denunciou que não há médicos suficientes para atender os pacientes com covid-19, em especial em Cruzeiro do Sul, onde os poucos profissionais que têm estão trabalhando em longos plantões, estando no limite e esgotados.

O parlamentar pede ainda que o Ministério da Saúde publique urgentemente o edital e cumprir a lei do programa que manda convocar os médicos brasileiros formados no exterior quando os médicos com CRM não preenchem as vagas.

De acordo com Alan Rick, a Secretaria de Atenção Primária (Saps) informou que o novo edital deverá ser publicado entre o fim de fevereiro e início de março. Mas lembrou que, em março quando começou a pandemia, o Estado tentou evitar o ocorre agora e o governador Gladson Cameli apresentou um edital para contratar 58 médicos de forma emergencial, porém, o Conselho Regional de Medicina (CRM) entrou com uma ação na Justiça para evitar a contratação de médicos formados no exterior.

“Mas nós temos uma legislação, que é a Lei do Programa Mais Médicos que permite a contratação d emédicos sem CRM para fins emergenciais, que é o próprio Mais Médicos, um programa de três anos”, explicou Alan Rick.

“Ora, o que vale mais neste momento, uma reserva de mercado ou salvar a vida das pessoas?”, questionou o parlamentar.A solicitação por escrito do deputado federal pede que o Acre seja olhado com atenção pelo Ministério e garante que se for preciso, vai lutar na Justiça para garantir que a demanda de médicos no Acre seja suprida.

O governador Gladson Cameli também disse que vai solicitar ao governo federal a contratação de profissionais da saúde. Ele compartilha da mesma ideia do deputado: que possam ser contratados os médicos formados no exterior diante da situação de emergência enfrentada. “Quando não houver médicos com CRM que queiram trabalhar, que a gente possa chamar os profissionais formados nos países vizinhos”, argumentou durante entrevista.

Cameli disse já acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que busque meios jurídicos que permitam a contratação imediata.

Colapso

No fim de semana o Acre entrou em colapso na saúde. Cruzeiro do Sul foi o primeiro município a lotar todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no domingo (7). No mesmo dia, Rio Branco também atingiu o limite máximo. Ontem mesmo o governador Gladson Cameli enviou equipamentos para a abertura de cinco novos leitos no Juruá, e nesta segunda (8), anunciou oito nas UTIs no Pronto Socorro de Rio Branco.

Mas mesmo que hajam UTIs, sem médicos não há como tratar os pacientes.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo

Extra

Vereadora Arlete Amaral Assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira 24 de abril, a prefeita Fernanda Hassem empossou vereadora licenciada Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social.

A transição de Arlete para a Secretaria de Assistência Social foi marcada por um ato simbólico realizado no centro de conveniência do idoso, aos servidores da pasta e à equipe municipal.

Arlete Amaral, uma empresária respeitada na comunidade e mãe de dois filhos, já havia ocupado cargos de destaque na política local, como presidente da Câmara por dois anos e vice-presidente por outros dois.

Em suas primeiras palavras como secretária, Arlete expressou gratidão pela confiança depositada pela prefeita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e a inclusão social dos cidadãos de Brasiléia.

“Estou profundamente honrada pela confiança da prefeita Fernanda Hassem. Assumo este desafio com humildade e determinação, comprometida em servir a população de Brasiléia e dizer para a prefeita que a senhora não vai se decepcionar comigo, vamos trabalhar dia e noite pelo nosso povo e eu sou muito humana, se tem uma coisa que eu sei, é respeitar as pessoas”, enfatizou Arlete.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a nomeação de Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social representa uma nova fase para o município de Brasiléia, com a expectativa de uma gestão comprometida e voltada para o atendimento das necessidades da população mais vulnerável. “É com grande satisfação que recebo Arlete Amaral como nossa Secretária de Assistência Social. Sua experiência e dedicação às causas públicas são reconhecidas por todos. Estamos confiantes de que juntas, podemos fazer grandes avanços em prol da população de Brasiléia”, disse a prefeita.

Para preencher a vaga deixada por Arlete na Câmara Municipal, o suplente João Rocha (PP) assumirá o cargo, dando continuidade ao trabalho legislativo.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA – AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILÉIA

AVISO INTENÇÃO DE CONTRATAÇÃO DIRETA

Torna-se público que o Município Brasiléia/AC, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizará Dispensa de Licitação, do tipo “menor preço”, com critério de julgamento “global”, em conformidade com o art. 75, inciso VIII, nos termos da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, Decreto Municipal nº 088/2023 e exigências estabelecidas neste Aviso, conforme os critérios e procedimentos a seguir definidos, objetivando obter a melhor proposta, para a prestação de serviços de restabelecimento de bueiros, recuperação de pavimentação em via pública e restabelecimento de encosta, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC, conforme Projeto Básico e Planilhas Orçamentárias.

DATA LIMITE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: 29/04/2024

HORÁRIO: 10:00 HORAS

LOCAL: Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC

E-MAIL PARA PARTICIPAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTAS:  [email protected]

Comentários

Continue lendo