Acre
Alan Rick participa de Fórum em defesa dos portadores de doenças raras
O Deputado Federal Alan Rick participou na manhã desta quinta-feira, 04, no Senado Federal, do IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras. O Fórum debate a implantação de uma política nacional de doenças raras que efetivamente atenda às demandas de mais de 13 milhões de brasileiros. Atualmente alguns projetos tramitam na Câmara e no Senado para atender os portadores de doenças raras. Um deles é o projeto de Lei Complementar 56/2016, em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e com relatoria do senador Garibaldi Filho.
“A grande dificuldade dos portadores de doenças raras refere-se ao acesso ao tratamento e à medicação. Por falta de legislação clara sobre o tema, eles precisam constantemente ingressar na justiça para ter acesso aos medicamentos e ao tratamento. Isso não é justo, não é razoável. Estamos trabalhando intensamente no Congresso Nacional para mudarmos essa realidade e tenho sido um forte defensor desta causa com a regulamentação de legislação específica, que já tramita na Câmara e no Senado”, destaca o parlamentar acreano.
Com a regulamentação será possível estabelecer um sistema nacional de doenças raras onde o governo federal, os governos estaduais e municipais serão responsáveis pelo tratamento, pela disponibilização de medicamentos. “Assim teremos um novo modelo, com acesso público e gratuito, sem a necessidade da judicialização do tratamento, como ocorre hoje, garantindo qualidade de vida às pessoas com doenças raras no Brasil”, destaca Alan Rick.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.