fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Alan Rick assumirá o DEM com apoio a Gladson e aconselha Bocalom e Ulisses desistirem da 3ª via

Publicado

em

As executivas regionais do DEM serão dissolvidas até o dia 28 de fevereiro, data da convenção do partido.

Presidente nacional dos democratas, senador Agripino Maia, confiou ao deputado Alan Rick, responsabilidade de reordenar o partido no acre (Foto: Reprodução)

Marcus José com Assem Neto

Todas as executivas regionais do DEM serão dissolvidas até o dia 28 de fevereiro, data da convenção do partido. O presidente da legenda no Acre, Tião Bocalom, deve perder o cargo antes mesmo desta data caso não aceite compor com o senador Gladson Cameli.

Em reunião da Executiva Nacional do DEM, que aconteceu em novembro de 2017, os cardeais do partido decidiram dissolver seus diretórios estaduais. A articulação seria uma estratégia para tentar desvincular a imagem da legenda do escândalo da Lava Jato, a articulação aconteceu após o presidente nacional da sigla, o senador Agripino Maia ser denunciado por supostamente atuar para destravar um financiamento do BNDES para a obra da Arena das Dunas, em Natal, em troca de propina da construtora OAS. A intenção da cúpula do DEM é substituir o senador investigado e todos os presidentes estaduais na convenção nacional em fevereiro.

__________________________________

Nos bastidores do (DEM), filiados da legenda que não apoiam a candidatura própria afirmam que Bocalom, já sabia da dissolução do diretório no Estado, mas estaria insistindo na candidatura própria para sair do processo de mudança como vítima de uma rasteira política.

__________________________________

Com isso, o presidente do Democratas acreano Tião Bocalom, que defende a candidatura própria pelo partido no Estado, estaria fora da presidência, juntamente com os demais dirigentes que pregam que o DEM monte chapa própria e não apoie a pré-candidatura de Gladson Cameli (PP) ao governo do Acre.

De olho na estrutura financeira e o tempo de TV que o partido teria a oferecer, o militar chegou a anunciar que sairia candidato pelo DEM. Nos bastidores, filiados da legenda que não apoiam a candidatura própria, afirmam que Bocalom, já sabia da dissolução do diretório no Estado, mas estaria insistindo na candidatura própria para sair do processo de mudança como vítima de uma rasteira política.

A cúpula do Democratas decidiu ainda que o comando do partido deverá ser ocupado pelos deputados federais, ou seja, no Acre o DEM passaria a ser presidido pelo deputado Alan Rick, que não estaria nada satisfeito com a postura do atual presidente, que tem pretensões no pré-candidatura Coronel Ulysses.

Em entrevista bastante esclarecedora, na manhã de segunda-feira (22), ao jornalista Assem Neto, o mesmo confirmou que o presidente nacional dos democratas, senador Agripino Maia, lhe confiou a responsabilidade de reordenar o partido no acre. E mais: o DEM entrou na briga pra indicar o vice de Gladson, tendo, inclusive, apoio do PMDB, Solidariedade, PTB entre outros partidos. Leia abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses.

Abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses

Leia abaixo a entrevista em que Alan Rick diz sonhar com uma mudança de opinião de Bocalom e Ulisses

Confira a entrevista:

Dizem que o senhor quer tomar o DEM…

Alan Rick – Mentira. Em novembro, teve reunião com as executivas estaduais. Estas foram informadas que seriam dissolvidas as atuais executivas estaduais em todos os estados, sendo repassadas para os deputados federais da legenda fazerem uma reorganização. Eu nunca quis fazer parte do diretório. Eles próprios me colocaram como secretário executivo. Eu não aceitarei ser presidente do DEM, mas a mim é confiada a responsabilidade de reordenar o partido. Não fugirei dessas responsabilidade. É bom deixar claro que isso tudo é decisão da Executiva Nacional, ocorrida ainda em novembro.

E essa tal unidade?

Alan Rick – Buscarei a unidade até o fim. O próprio senador Gladson procurou o nosso presidente nacional, admitiu que falhou em certas situações aqui no Acre quando buscou firmar a unidade das oposição, inclusive com a presença do DEM. O senador demonstrou interesse em reconstruir, arrumar a casa, ou seja, alcançar a alternância de poder através da unidade. Achei um gesto humanitário da parte do Gladson. Eu, pessoalmente, sou flexível. Não sei se o Bocalom estará propenso a isso também. Ouvi que  ele não volta atrás na decisão de apoiar o Ulisses.

Como ficam o Bocalom e o Ulisses?

Alan Rick – Ao Agripino, informei o que as lideranças democratas no Acre me disseram. Ou seja, não querem embarcar em aventuras, e reafirmaram seu interesse em caminhar com o senador Gladson. Esta é a unidade que eles também desejam. O Ulisses também não quer vir para esse grupo. Então, infelizmente, o ego e a vaidade prevalecem. Quando não tem coração mole para perdoar, as coisas só se agravam. Eu, pessoalmente, quero que o Bocalom permaneça presidente. Rede social não é parâmetro de pesquisa. Tenho um apreço enorme pelo Bocalom, e, sinceramente, não gostaria de perdê-lo. Ele teria todo o apoio do DEM para ser eleito deputado federal. O cenário é esse. Não há mais motivo para esse ódio e essa raiva toda. Quando a gente se torna cristão, a gente perdoa fácil. Eu não consigo pensar diferente. Meu sonho é receber uma ligação do Bocalom, agora ou mais tarde, em que ele diria que está disposto a repensar e caminhar junto com a gente. É um cara combativo, honesto. O Ulisses seria, certamente, também um dos estaduais mais votados. Estamos abertos a todos que queiram, de fato, a alternância de poder e dar um basta no PT.

É bom deixar claro que todas as decisão são da Executiva Nacional, ocorrida ainda em novembro de 2017 (Foto: reprodução)

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry Correia busca solução para trecho do Ramal do Recife junto ao ICMBio

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Rio Branco, buscando soluções para um trecho do Ramal do Recife que se encontra embargado há vários anos por questões ambientais.

O prefeito destacou que a Prefeitura tem trabalhado intensamente na melhoria do ramal, mas enfrenta limitações devido à área sob embargo. “Nosso objetivo é garantir acesso às famílias que vivem além desse trecho, que precisam do ramal para escoamento da produção, acesso à educação, atendimento médico e outros serviços essenciais”, disse Jerry Correia.

Prefeito Jerry agradeceu o apoio da Associação da Amopreab, presidida por Wendel, além de vereadores envolvidos no tema. “Saio daqui animado. Acreditamos que, com diálogo e respeito às leis ambientais, vamos encontrar uma solução para atender essas famílias ainda neste verão”, reforçou o prefeito.

A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando para manter as máquinas em operação nos ramais e, ao mesmo tempo, buscar alternativas legais que garantam mobilidade e qualidade de vida para todos os moradores da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Acre

Diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, recebe honraria em celebração aos 50 anos do TRE/AC

Publicado

em

Durante a solenidade foram homenageadas 31 autoridades e personalidades do Acre

Um ato solene em comemoração aos 50 anos de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) aconteceu nesta sexta-feira, 1º de agosto. Durante a cerimônia, 31 autoridades e personalidades foram homenageadas com uma Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre.

De acordo com o presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, este ato reafirma um pacto coletivo com os valores democráticos que regem a República. “A cada homenageado, nosso sincero reconhecimento e agradecimento, esta honraria é reflexo do respeito e da admiração da sociedade acreana pelos que fazem a nossa democracia”, declarou em seu pronunciamento oficial.

O diretor-superintendente do Sebrae e vice-presidente da Fecomércio, Marcos Lameira, foi um dos agraciados com a honraria, um reconhecimento às relevantes contribuições para o fortalecimento da democracia e apoio institucional à Justiça Eleitoral.

“Essa honraria simboliza o reconhecimento de que a democracia se fortalece também por meio da atuação ética, responsável e cidadã das instituições. A Justiça Eleitoral tem sido uma parceira essencial na promoção da inclusão social, da educação cívica e na ampliação do acesso aos direitos políticos. Neste marco de 50 anos, parabenizamos o TRE pela sua trajetória e reafirmamos nosso compromisso com um Acre cada vez mais democrático, justo e sustentável”, destacou Lameira.

O evento marcou meio século de atuação da Justiça Eleitoral no estado, reafirmando seu compromisso com a democracia, a legalidade e o fortalecimento das instituições.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral em solenidade de 50 anos do TRE-AC

Publicado

em

Nesta sexta-feira (1º), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou da solenidade comemorativa aos 50 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), realizada no Plenário da corte. A cerimônia marcou meio século de atuação do TRE-AC na consolidação da democracia no estado.

Acompanhado da primeira-dama, Kelen Bocalom, o prefeito foi homenageado com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral, uma honraria concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o fortalecimento da democracia e da cidadania no Acre.

“Atualmente o TRE possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto”, destacou Júnior. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, destacou a importância do Tribunal, que atualmente possui nove zonas eleitorais e atende mais de 600 mil eleitores acreanos, garantindo o acesso democrático ao voto, inclusive em regiões de difícil acesso.

“Não tínhamos eleições diretas para os chefes do executivo em 1975, isso só foi possível a partir da Constituição de 1988. Desde então, o Tribunal vem realizando eleições seguras, legítimas e respeitando a vontade da maioria do eleitorado”, ressaltou o desembargador.

Durante o evento, o prefeito Tião Bocalom, ressaltou a colaboração dos gestores municipais na realização das eleições no estado. “Quero agradecer imensamente e dividir esta medalha com os outros 21 prefeitos do Acre, que, cada um dentro de suas possibilidades, sempre apoiam a Justiça Eleitoral, especialmente no período eleitoral, oferecendo o suporte logístico necessário para o sucesso do processo democrático”, afirmou o prefeito.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans”, declarou Clendes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Também foi homenageado o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, que destacou a honra em receber a medalha em nome da equipe da Prefeitura de Rio Branco.

“Esta medalha representa um reconhecimento não só para mim, mas para minha família, os trabalhadores da RBTrans, líderes comunitários e toda a população de Rio Branco”, declarou Clendes.

(Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TRE-AC evidencia o compromisso mútuo com a transparência, a justiça e o fortalecimento das instituições democráticas. Essa colaboração é fundamental para garantir que os processos eleitorais ocorram com segurança, eficiência e amplo acesso para todos os cidadãos do município.

A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a democracia e a cidadania, mantendo parcerias sólidas para garantir a transparência e segurança dos processos eleitorais no município.

Comentários

Continue lendo