Acre
Ailson Mendonça fala sobre pré-candidatura a prefeitura de Xapuri

Ailson (camisa vermelha), durante encontro com lideranças na cidade de Xapuri para fortalecer a indicação de seu nome à pré-candidato – Foto: arquivo/pessoal
Há pouco mais de oito meses da realização das eleições municipais, as siglas partidárias no Acre já se articulam para formar seu quadro de candidatos a vereadores e prefeitos. A maioria dos partidos tem por objetivo ter representantes em todas as cidades do Estado.
Em Xapuri, a conversa dentro do Partido Democrata quanto aos possíveis pré-candidatos já está bem avançada. No que diz respeito à disputa pela prefeitura do município um dos nomes já confirmados, é do filho do deputado estadual Antonio Pedro, Ailson Mendonça.

Com seu pai, o deputado estadual Antonio Pedro, que vem se destacando na Assembleia Legislativa do Acre entre os cinco mais atuante em 2015 – Foto: Arquivo pessoal
O jovem empreendedor é visto pela comunidade de Xapuri como uma das pessoas mais qualificadas para assumir o cargo. Empolgado com a possibilidade de poder representar a comunidade de sua cidade natal, ele frisa que a ideia de sair candidato surgiu a partir de conversas com os xapurienses que desejam um novo nome, com um modelo de gestão diferente da atual.
“Temos verificado esse sentimento nas ruas e em parte de movimentos significativos da sociedade. As pessoas desejam tem buscado nomes novos. Xapuri hoje necessita urgentemente de passar por um processo de renovação política”, disse ele.
Ailson frisa que, o foco principal de seu projeto será proporcionar melhorias para Xapuri. “O primordial dessa gestão será, sem sombra de dúvida, será possibilitar uma melhor qualidade de vida a nossa comunidade. Xapuri precisa crescer, desenvolver. Estou me colocando a disposição da população para dar início a esse trabalho”.
Ailson tem visitado o povo de Xapuri para ouvir as demandas da população e assim, elaborar um plano de governo que possa realmente atender as necessidades de Xapuri. “Acredito que para elaborar um plano de governo é preciso primeiramente conversar com o povo, ouvir suas demandas. Tenho feito isso. Representar o povo significa exatamente isso, dar voz as suas necessidades e buscar da melhor maneira possível dar solução as problemáticas da cidade”.
Por onde passa, o filho do deputado estadual Antonio Pedro tem sido bem recepcionado. “Graças a Deus a comunidade tem me recebido de portas abertas. Cada casa que visita recebo apoio e isso é maravilhoso, pois, vejo que Xapuri tem depositado confiança em minha pessoa. Sou de Xapuri e trabalho por esta cidade independente de cargo político. Minha família sempre fez isso e vamos continuar fazendo. A comunidade sabe disso, sabe do nosso compromisso com nossa cidade”.
Confira abaixo uma entrevista com o jovem Ailson Mendonça:
O que levou você a ser pré-candidato?
Ailson Mendonça – Nossa pré-candidatura nasceu do sentimento de grande parte do povo de Xapuri que querem uma alternativa, um novo modelo de gestão e governança para o município. Temos verificado esse sentimento nas ruas e em parte de movimentos significativos da sociedade. As pessoas desejam tem buscado nomes novos. Xapuri hoje necessita urgentemente de passar por um processo de renovação política. Mas, votar em qualquer um não é a solução. Precisamos de pessoas competentes para colocar a cidade no rumo do desenvolvimento e econômico e social, a acredito que nosso nome foi contemplado pela executiva do Partido Democratas, exatamente porque buscamos sempre agir com honestidade e transparecia.
Qual a melhor forma de representar a população de Xapuri?
Ailson Mendonça – A primeira coisa que temos que fazer é sentar e ouvir as demandas da população. Manter contato e diálogo constante com o povo de Xapuri. Como se irá representar um povo sem nem ao menos você está perto dele? Não podemos nos esquecer de nossa população. Os problemas estão aí, todo mundo sabe quais são, o que falta é alguém disposto a resolvê-los. Eu me coloco a disposição para isso. Quero ver minha cidade natal crescendo e desenvolvendo. Merecemos isso, a comunidade de Xapuri merece isso.
Como tem sido o contato com a população após a confirmação de sua pré-candidatura?
Ailson Mendonça – Muito positivo. Tenho ouvido muitas palavras de apoio a minha possível candidatura. Quando entro em um lar de Xapuri percebo o quanto a população tem se sentido abandonada pela atual gestão. Não quero e não pretendo fazer isso. Meu foco é manter o máximo de proximidade possível com os xapurienses. Quando decidimos servir, temos que fazer da melhor maneira possível. Nossa comunidade merecer o melhor e buscarei sempre fazer a melhor gestão para Xapuri.
Qual análise você faz desse momento político do Acre?
Ailson Mendonça – O momento político que atualmente o Acre vive é um reflexo do que se passa no cenário politico nacional. O que vemos é um cenário econômico ruim, inflação crescendo, desemprego aumentando e um possível quadro de recessão. Esses são fatores que afetam qualquer líder de estado. Mas, além disso, no momento da disputa eleitoral, foram feitas muitas promessas que aparentemente não estão sendo cumpridas e isso gera um desencanto por parte da sociedade. O Governo do estado perdeu o respeito com o trabalhador. O caso dos trabalhadores da Educação é um bom exemplo disso. Isso acaba gerando um desgaste bem maior para o governo. No cenário da oposição, vejo nossa como uma terra de ninguém onde todos querem mandar e ninguém quer obedecer. É preciso que se tenha um diálogo em caráter de urgência para que a oposição crie sua própria identidade. A oposição não perde para o Governo, pois, eles já estão derrotados por sua própria gestão fracassada. Estamos perdendo para nosso amadorismo político.
Atualmente, como se encontra o Democratas no Acre?
Ailson Mendonça – O DEM é um partido que vem crescendo em todo o Estado. Hoje, temos um deputado estadual muito atuante na Aleac que é o Deputado Antônio Pedro. Em vários municípios do Acre temos chances reais de aumentar o número dos nossos Vereadores e de eleger alguns prefeitos como é o caso de Xapuri. O DEM vem se fortalecendo. Estamos construindo alianças através de diálogos sadios respeitando o estado democrático e buscando ouvir a comunidade para que juntos possamos construir um projeto solido, transparente e eficaz que possa atender toda a população.
Como você avalia o mandato do seu pai o Deputado Antônio Pedro?
Ailson Mendonça – O bom desempenho ético, moral, e a seriedade do deputado Antônio Pedro, para mim não é nenhuma novidade. Conheço a sua conduta e desde pequeno acompanho seus passos. Sempre soube que ele iria dar o melhor de si no parlamento estadual. Este primeiro semestre foi bastante produtivo, o deputado optou por potencializar mais sua região que é o Alto Acre, mas em especial sua terra natal Xapuri. Nosso município tinha representantes na “casa do povo” de direito, mas, não tinha de fato e hoje, em seis meses de mandato, o deputado já contribuiu significativamente com o desenvolvimento de Xapuri, através de Indicações, Requerimentos e utilizando sua arma maior em defesa do povo que é a tribuna.
Acredito que o segredo desse mandato produtivo é o fato de o deputado Antônio Pedro não ter abandonado suas bases e nem o seu povo. E mesmo estando deputado estadual, ele continua humilde e mais comprometido com nossa gente e isso é o que faz a diferença. Nosso lema é honestidade e trabalho e é assim que vamos continuar vivendo.
Comentários
Acre
Motociclista fica ferido após colisão com carro na AC-40, em Rio Branco
Jovem de 22 anos sofreu fratura no tornozelo e foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável
O motociclista Diogo Henrique de Menezes Santos, de 22 anos, ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (17), na Rodovia AC-40, nas proximidades da Curva do Tucumã, região da Vila Acre, em Rio Branco.
Segundo informações apuradas no local, o jovem seguia de motocicleta no sentido Rio Branco–Senador Guiomard quando colidiu na traseira de um automóvel. O próprio condutor da moto relatou que o veículo à sua frente teria parado de forma repentina, não havendo tempo hábil para evitar o impacto.
Com a força da colisão, Diogo foi arremessado ao solo e sofreu diversos ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros que passavam pelo local prestaram os primeiros atendimentos. Em seguida, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Senador Guiomard foi acionada para realizar o atendimento pré-hospitalar. Após ser estabilizado, o motociclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Na unidade de saúde, a vítima foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatadas fratura no tornozelo esquerdo, um corte na mesma região e múltiplas escoriações pelo corpo. Posteriormente, ele foi encaminhado ao setor de Ortopedia para avaliação especializada.
Apesar da gravidade dos ferimentos, o estado de saúde de Diogo Henrique é considerado estável, e ele permaneceu consciente durante todo o atendimento. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Motociclista de 21 anos fica gravemente ferido após colisão com carro em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Ivete Vargas; motorista de um Renault Kwid fez conversão irregular e fugiu sem prestar socorro, segundo informações apuradas no local.
O motociclista Marcos Santana, de 21 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira (17), na rua Rio de Janeiro, bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
De acordo com informações colhidas no local, Marcos seguia no sentido bairro–centro conduzindo uma motocicleta Yamaha Factor preta, quando um Renault Kwid azul-escuro, que trafegava no sentido contrário, realizou uma conversão à esquerda para acessar a rua Carneiro Leão sem aguardar a passagem do motociclista, provocando a colisão.
Com o impacto, Marcos foi arremessado ao solo, sofrendo um ferimento grave no joelho da perna direita. O condutor do automóvel fugiu do local sem prestar socorro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. Após os primeiros atendimentos e estabilização da vítima, o motociclista foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral.
Uma equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) esteve no local para colher informações, registrar a ocorrência e elaborar o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT).
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco atendeu mais de 790 famílias da agricultura familiar em 2025
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP).

Gestão municipal ampliou distribuição de insumos, assistência técnica e programas de incentivo à produção local. Foto: captada
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP). O relatório anual evidencia avanços significativos nos programas municipais, ampliando atendimentos, reforçando a assistência técnica e garantindo melhores condições de produção para centenas de famílias rurais.
Ao longo do ano, o DAP concentrou seus esforços em quatro eixos estratégicos: Assistência Técnica (ATE), Programa Municipal de Grãos, Programa da Bacia Leiteira e Cultivo Protegido, além de iniciativas complementares como georreferenciamento, distribuição de insumos, apoio às Fazendinhas Comunitárias e participação ativa em eventos de grande porte, como ExpoAcre e o 2° Festival da Macaxeira.

Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Foto: Secom
Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Essas visitas permitiram:
- Acompanhamento direto das atividades produtivas;
- Diagnóstico das necessidades específicas de cada comunidade;
- Orientações de manejo, adubação, correção de solo e condução de cultivos;
- Fortalecimento da relação entre técnicos e agricultores;
- Planejamento estratégico dos programas municipais.
Essas ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar.

Ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar. Foto: Secom
Programa Municipal de Grãos: avanço da produção de arroz, soja e café
O Programa Municipal de Grãos ganhou destaque em 2025 com a ampliação das frentes produtivas e o fortalecimento das parcerias institucionais.
Produção de arroz – BRSA 502 e Primavera
- Parceria estratégica com a Embrapa, discutindo tecnologias e estratégias de aumento de produtividade;
- Participação da equipe municipal em todo o processo pós-colheita, incluindo limpeza, ensacamento, embarque e desembarque na Cageacre (unidade Campinas);
- Resultado consolidado de 405 kg de sementes de arroz limpas, prontas para uso e redistribuição.
Expansão da cafeicultura

Café também recebeu destaque em 2025. Foto: Secom
O café também recebeu destaque em 2025:
- Três produtores receberam assistência técnica especializada detalhada;
- 33 produtores foram acompanhados pelo programa ao longo do ano;
- Foram realizadas visitas de campo para monitoramento de lavouras e correção de manejo;
- Houve reuniões com produtores e orientação para melhoria da qualidade do café produzido.
Cultivo Protegido: tecnologia, manejo e ampliação de práticas sustentáveis

Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor. Foto: Secom
O Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor, em 2025, o programa envolveu:
- Acompanhamento direto de produtores em diversas comunidades rurais;
- Implementação de técnicas de produção em ambiente protegido;
- Cursos práticos, como o de irrigação realizado no Ramal Baixa Verde;
- Orientações especializadas para hortas comunitárias e cultivos diversificados.
Outro avanço importante foi o georreferenciamento das propriedades rurais, o mapeamento técnico permitiu, melhorar a organização territorial, auxiliou no planejamento de ações futuras, assim como atualização de dados agrários do município.
Entrega de mais de 277 mil quilos de insumos em 2025

Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares. Foto: Secom
A Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares, distribuindo:
- 100 kg de calcário;
- 750 kg de NPK 08-28-16;
- 050 kg de NPK 20-05-20;
Totalizando 277.900 kg de insumos agrícolas.
As culturas mais beneficiadas são:
- Café
- Mandioca
- Milho
- Melancia
- Arroz
- Pastagem rotacionada
- Frutíferas (açaí, mamão, banana, acerola, laranja, limão, pitaya)

2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. Foto: Secom
Essa distribuição teve papel decisivo na correção de solos, aumento de produtividade e fortalecimento da agricultura familiar.
O relatório anual confirma que 2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e do Departamento de Apoio à Produção, ampliou investimentos, reforçou a presença técnica nas comunidades e consolidou programas estruturantes que impactam diretamente o aumento da produção, a geração de renda e a qualidade de vida rural.

























Você precisa fazer login para comentar.