Conecte-se conosco

Acre

Ailson Mendonça fala sobre pré-candidatura a prefeitura de Xapuri

Publicado

em

Ailson (camisa vermelha), durante encontro com lideranças para fortalecer a indicação de seu nome à pré-candidato - Foto: arquivo/pessoal

Ailson (camisa vermelha), durante encontro com lideranças na cidade de Xapuri para fortalecer a indicação de seu nome à pré-candidato – Foto: arquivo/pessoal

Há pouco mais de oito meses da realização das eleições municipais, as siglas partidárias no Acre já se articulam para formar seu quadro de candidatos a vereadores e prefeitos.  A maioria dos partidos tem por objetivo ter representantes em todas as cidades do Estado.

Em Xapuri, a conversa dentro do Partido Democrata quanto aos possíveis pré-candidatos já está bem avançada. No que diz respeito à disputa pela prefeitura do município um dos nomes já confirmados, é do filho do deputado estadual Antonio Pedro, Ailson Mendonça.

Com seu pai, o deputado estadual Antonio Pedro, que vem se destacando na Assembleia Legislativa do Acre entre os cinco mais atuante em 2015 - Foto: Arquivo pessoal

Com seu pai, o deputado estadual Antonio Pedro, que vem se destacando na Assembleia Legislativa do Acre entre os cinco mais atuante em 2015 – Foto: Arquivo pessoal

O jovem empreendedor é visto pela comunidade de Xapuri como uma das pessoas mais qualificadas para assumir o cargo.  Empolgado com a possibilidade de poder representar a comunidade de sua cidade natal, ele frisa que a ideia de sair candidato surgiu a partir de conversas com os xapurienses que desejam um novo nome, com um modelo de gestão diferente da atual.

“Temos verificado esse sentimento nas ruas e em parte de movimentos significativos da sociedade. As pessoas desejam tem buscado nomes novos. Xapuri hoje necessita urgentemente de passar por um processo de renovação política”, disse ele.

Ailson frisa que, o foco principal de seu projeto será proporcionar melhorias para Xapuri. “O primordial dessa gestão será, sem sombra de dúvida, será possibilitar uma melhor qualidade de vida a nossa comunidade. Xapuri precisa crescer, desenvolver. Estou me colocando a disposição da população para dar início a esse trabalho”.

Ailson tem visitado o povo de Xapuri para ouvir as demandas da população e assim, elaborar um plano de governo que possa realmente atender as necessidades de Xapuri. “Acredito que para elaborar um plano de governo é preciso primeiramente conversar com o povo, ouvir suas demandas. Tenho feito isso. Representar o povo significa exatamente isso, dar voz as suas necessidades e buscar da melhor maneira possível dar solução as problemáticas da cidade”.

Por onde passa, o filho do deputado estadual Antonio Pedro tem sido bem recepcionado. “Graças a Deus a comunidade tem me recebido de portas abertas. Cada casa que visita recebo apoio e isso é maravilhoso, pois, vejo que Xapuri tem depositado confiança em minha pessoa. Sou de Xapuri e trabalho por esta cidade independente de cargo político. Minha família sempre fez isso e vamos continuar fazendo. A comunidade sabe disso, sabe do nosso compromisso com nossa cidade”.

Confira abaixo uma entrevista com o jovem Ailson Mendonça:

 

O que levou você a ser pré-candidato?

Ailson Mendonça – Nossa pré-candidatura nasceu do sentimento de grande parte do povo de Xapuri que querem uma alternativa, um novo modelo de gestão e governança para o município. Temos verificado esse sentimento nas ruas e em parte de movimentos significativos da sociedade. As pessoas desejam tem buscado nomes novos. Xapuri hoje necessita urgentemente de passar por um processo de renovação política. Mas, votar em qualquer um não é a solução. Precisamos de pessoas competentes para colocar a cidade no rumo do desenvolvimento e econômico e social, a acredito que nosso nome foi contemplado pela executiva do Partido Democratas, exatamente porque buscamos sempre agir com honestidade e transparecia.

Qual a melhor forma de representar a população de Xapuri?

Ailson Mendonça – A primeira coisa que temos que fazer é sentar e ouvir as demandas da população. Manter contato e diálogo constante com o povo de Xapuri. Como se irá representar um povo sem nem ao menos você está perto dele? Não podemos nos esquecer de nossa população. Os problemas estão aí, todo mundo sabe quais são, o que falta é alguém disposto a resolvê-los. Eu me coloco a disposição para isso. Quero ver minha cidade natal crescendo e desenvolvendo. Merecemos isso, a comunidade de Xapuri merece isso.

Como tem sido o contato com a população após a confirmação de sua pré-candidatura?

Ailson Mendonça – Muito positivo. Tenho ouvido muitas palavras de apoio a minha possível candidatura. Quando entro em um lar de Xapuri percebo o quanto a população tem se sentido abandonada pela atual gestão. Não quero e não pretendo fazer isso. Meu foco é manter o máximo de proximidade possível com os xapurienses. Quando decidimos servir, temos que fazer da melhor maneira possível. Nossa comunidade merecer o melhor e buscarei sempre fazer a melhor gestão para Xapuri.

Qual análise você faz desse momento político do Acre?

Ailson Mendonça – O momento político que atualmente o Acre vive é um reflexo do que se passa no cenário politico nacional. O que vemos é um cenário econômico ruim, inflação crescendo, desemprego aumentando e um possível quadro de recessão. Esses são fatores que afetam qualquer líder de estado. Mas, além disso, no momento da disputa eleitoral, foram feitas muitas promessas que aparentemente não estão sendo cumpridas e isso gera um desencanto por parte da sociedade. O Governo do estado perdeu o respeito com o trabalhador. O caso dos trabalhadores da Educação é um bom exemplo disso. Isso acaba gerando um desgaste bem maior para o governo. No cenário da oposição, vejo nossa como uma terra de ninguém onde todos querem mandar e ninguém quer obedecer. É preciso que se tenha um diálogo em caráter de urgência para que a oposição crie sua própria identidade. A oposição não perde para o Governo, pois, eles já estão derrotados por sua própria gestão fracassada.  Estamos perdendo para nosso amadorismo político.

Atualmente, como se encontra o Democratas no Acre?

Ailson Mendonça – O DEM é um partido que vem crescendo em todo o Estado. Hoje, temos um deputado estadual muito atuante na Aleac que é o Deputado Antônio Pedro. Em vários municípios do Acre temos chances reais de aumentar o número dos nossos Vereadores e de eleger alguns prefeitos como é o caso de Xapuri. O DEM vem se fortalecendo. Estamos construindo alianças através de diálogos sadios respeitando o estado democrático e buscando ouvir a comunidade para que juntos possamos construir um projeto solido, transparente e eficaz que possa atender toda a população.

Como você avalia o mandato do seu pai o Deputado Antônio Pedro?

Ailson Mendonça – O bom desempenho ético, moral, e a seriedade do deputado Antônio Pedro, para mim não é nenhuma novidade. Conheço a sua conduta e desde pequeno acompanho seus passos. Sempre soube que ele iria dar o melhor de si no parlamento estadual. Este primeiro semestre foi bastante produtivo, o deputado optou por potencializar mais sua região que é o Alto Acre, mas em especial sua terra natal Xapuri. Nosso município tinha representantes na “casa do povo” de direito, mas, não tinha de fato e hoje, em seis meses de mandato, o deputado já contribuiu significativamente com o desenvolvimento de Xapuri, através de Indicações, Requerimentos e utilizando sua arma maior em defesa do povo que é a tribuna.

Acredito que o segredo desse mandato produtivo é o fato de o deputado Antônio Pedro não ter abandonado suas bases e nem o seu povo. E mesmo estando deputado estadual, ele continua humilde e mais comprometido com nossa gente e isso é o que faz a diferença. Nosso lema é honestidade e trabalho e é assim que vamos continuar vivendo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Avanço do 1001 Dignidades: Prefeito de Rio Branco acompanha a construção das primeiras casas para famílias em situação de vulnerabilidade

Publicado

em

O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na tarde desta terça-feira (3), no bairro Santo Afonso para acompanhar o avanço das obras do programa habitacional 1001 Dignidades, o maior projeto de moradia já realizado pela gestão municipal. As primeiras oito casas do programa foram montadas e estão em fase de acabamento.

No local, 53 radiers – fundações rasas em forma de laje de concreto armado que garantem a distribuição uniforme das cargas da construção – já foram concluídos. Esses radiers irão abrigar, ao todo, 83 unidades habitacionais. O projeto tem como objetivo oferecer moradia digna às famílias que vivem em áreas alagadiças e em situação de vulnerabilidade social.

Avanco 1001 Dignidades 13
“Estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Em seu pronunciamento, o Prefeito Tião Bocalom expressou sua satisfação com o avanço do projeto. “Estou feliz, porque já estamos vendo a transformação da dignidade dessas famílias em realidade. Já temos 200 kits de casas prontos na Serraria, que serão montados aqui. Através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom.

Avanco 1001 Dignidades 17
Além das casas no Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Além das casas no bairro Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. O projeto de habitação de Rio Branco soma mais de duas mil unidades que beneficiarão mais de duas mil famílias.

Avanco 1001 Dignidades 14
Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e  Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos.

“Mesmo com o inverno amazônico e os desafios de logística, seguimos trabalhando para transformar Rio Branco em uma cidade moderna e que atenda às necessidades da população. Este é um esforço contínuo para levar dignidade às famílias que moram em áreas de vulnerabilidade”, afirmou Ferreira.

Avanco 1001 Dignidades 5
 “O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam” destacou João Marcos Luz..(Foto: Marcos Araújo/Secom)

João Marcos Luz, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o impacto social do projeto. “O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam. O 1001 Dignidades tem o objetivo de resolver a vida de muitas famílias que vivem em condições precárias, como nas áreas de desbarrancamento e deslizamento, como é o caso da Sapolândia e Hélio Melo. Além disso, já atendemos 330 pessoas em aluguel social. Estamos felizes com o avanço do programa e esperamos em breve ver essas famílias vivendo em suas casas novas”, concluiu Luz.

O programa 1001 Dignidades segue com seu cronograma de execução, trazendo mais qualidade de vida e segurança para as famílias de Rio Branco.

Avanco 1001 Dignidades 24
Avanco 1001 Dignidades 23
Avanco 1001 Dignidades 22
Avanco 1001 Dignidades 21
Avanco 1001 Dignidades 20
Avanco 1001 Dignidades 19
Avanco 1001 Dignidades 18
Avanco 1001 Dignidades 15
Avanco 1001 Dignidades 12
Avanco 1001 Dignidades 10
Avanco 1001 Dignidades 9
Avanco 1001 Dignidades 8
Avanco 1001 Dignidades 7
Avanco 1001 Dignidades 6
Avanco 1001 Dignidades 4
Avanco 1001 Dignidades 3
Avanco 1001 Dignidades 2
Avanco 1001 Dignidades 1
Avanco 1001 Dignidades 16 e1770224330370

<p>The post Avanço do 1001 Dignidades: Prefeito de Rio Branco acompanha a construção das primeiras casas para famílias em situação de vulnerabilidade first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura e Estado intensificam ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência com mutirão de Implanon

Publicado

em

A prevenção começa com o acesso à informação, ao cuidado e às escolhas seguras. Instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência mobiliza ações em todo o país e, em Rio Branco, teve início nesta terça-feira (3), na Policlínica Barral y Barral, com a inserção do contraceptivo Implanon em mais de 200 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos.

Foto de inserção de implante anticoncepcional
As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Átilas Moura/Secom)

A iniciativa atende adolescentes já inseridas na fila de regulação da rede municipal, conforme a programação definida pela pasta. Vale ressaltar que, embora o mutirão seja focado no público jovem para acelerar a assistência em um curto período, as mulheres de 20 a 49 anos continuam sendo atendidas normalmente. As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatizou que a gestão tem trabalhado para fortalecer a rede e intensificar as intervenções, especialmente neste período que antecede o Carnaval.

Foto de Rennan Biths
“O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência”, destacou Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, destacou o gestor.

Foto de banners sobre prevenção da Gravidez na Adolescência
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente.

Foto de Kathyelly
“A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“Elas passam a ter mais autonomia para planejar o próprio projeto de vida. A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly.

Foto de Yasmin Vitória
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. “Agora estou mais tranquila e protegida. Vou conseguir fazer minha faculdade com tranquilidade, sabendo que o risco é mínimo, pois o método é 99% eficaz. Estou muito feliz e agradeço muito ao SUS por isso”, comemorou Yasmin.

Foto de Almira Lopes
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. “Entendo que o Implanon vai além da prevenção da gravidez. Ele também contribui para a orientação sobre saúde sexual. Avaliei de forma muito positiva os testes rápidos, que minhas filhas fizeram pela primeira vez. Muitas meninas engravidam cedo e abandonam os estudos; essa ação ajuda a preservar a juventude e abrir melhores perspectivas”, concluiu.

Foto do Implanon
A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência. (Foto: Átilas Moura/Secom)

A inserção do Implanon integra o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Sesacre. A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência.

Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico.

Foto de enfermeira e da Sulamita mostrado o implante anticoncepcional
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico. Na imagem ao lado direito. (Foto: Átilas Moura)

“Desde o ano passado, intensificamos a inserção desse método entre as mulheres e, em parceria com a Sesacre, direcionamos essa ação especialmente para as adolescentes, para garantir o acesso a métodos eficazes e possibilitar que planejem suas vidas nos próximos anos”, concluiu Sulamita.

<p>The post Prefeitura e Estado intensificam ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência com mutirão de Implanon first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Camelí e vice Mailza Assis participam da abertura do Ano Judiciário de 2026

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Camelí, e a vice-governadora Mailza Assis participaram na manhã desta quarta-feira, 4, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em Rio Branco. A cerimônia marcou o início oficial das atividades do Poder Judiciário acreano neste ano.

Sessão solene reforçou o compromisso do TJAC em colocar o cidadão no centro das ações institucionais. Foto: Neto Lucena/Secom

Conduzido pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, o evento reuniu demais desembargadores, juízes e membros da comunidade jurídica, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Autoridades estaduais e imprensa local também acompanharam a solenidade.

Presença do governador e da vice-governadora reforça o compromisso do Estado com o TJAC. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante a abertura, o TJ apresentou à sociedade os principais avanços alcançados ao longo de 2025, bem como as diretrizes e prioridades que irão nortear as ações da instituição em 2026. Entre os destaques estão iniciativas voltadas à modernização tecnológica, ao fortalecimento do atendimento em todas as comarcas e à ampliação do acesso à Justiça.

Em seu pronunciamento, o governador Gladson Camelí agradeceu a parceria institucional construída ao longo de seus mandatos e ressaltou ações conjuntas entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça, destacando o Projeto Cidadão, considerado a maior ação social do Acre, além da colaboração do Judiciário em programas de regularização fundiária e na entrega de títulos definitivos de propriedade.

“O meu compromisso sempre foi o de respeitar a independência dos poderes, ao mesmo tempo em que incentivo o trabalho harmônico entre Executivo, Legislativo e Judiciário, pois o objetivo maior é garantir cidadania e dignidade à população acreana”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, o governador do Acre desejou um ano de produtividade à Justiça acreana. Foto: Diego Gurgel/Secom

A vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da união e da colaboração entre os poderes constituídos. “O Judiciário é um poder de grande relevância e atua em parceria com o governo do Estado. Temos no Acre uma Justiça eficiente e transparente, e reforçamos a importância da atuação conjunta das instituições públicas em benefício dos cidadãos acreanos”, afirmou.

Como chefe do Executivo estadual, Camelí reforçou ainda que a atuação conjunta entre as instituições é fundamental para enfrentar os desafios sociais e promover políticas públicas mais eficazes. “Quando os poderes caminham em diálogo permanente e com respeito às atribuições constitucionais de cada um, quem ganha é a população, que passa a ter serviços mais eficientes, direitos assegurados e mais oportunidades de desenvolvimento”, ressaltou.

O desembargador Laudivon Nogueira afirmou que 2026 será um ano estratégico para o Judiciário acreano, representando não apenas o início de um novo ciclo, mas também a consolidação de um conjunto de conquistas planejadas pela instituição. O magistrado destacou os investimentos contínuos em tecnologia e na valorização das pessoas, com o objetivo de tornar o Tribunal cada vez mais eficiente e alinhado ao seu papel institucional.

Magistrado ressaltou que trabalho desenvolvido pelo TJAC é voltado ao interesse coletivo, com reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça em 2025. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao fim da cerimônia, o governador desejou que o Judiciário acreano continue cumprindo seu papel social, assegurando a preservação dos direitos constitucionais e contribuindo para um desenvolvimento econômico e social inclusivo no estado.


Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo