fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Agentes da Polícia Civil reformam delegacia para poder reiniciar os trabalhos em Brasiléia

Publicado

em

Policiais estão reformando o prédio para que possam retornar aos trabalhos o mais breve possível.

Enquanto a Secretaria Geral de Polícia Civil não se manifesta ao tocante à reforma de algumas delegacias do Estado, em Brasiléia, cidade distante cerca de 245km da Capital, os funcionários resolveram tomar uma atitude por conta própria.

A decisão, foi ‘arregaçar’ as mangas literalmente e fazer a reforma da delegacia do município, já que os atendimentos estavam parados devido a enchente que assolou cerca de 95% da região central onde se encontra o prédio. Os presos foram evacuados para a delegacia vizinha de Epitaciolândia.

A retirada e o retorno foi feito pelos próprios policiais e delegados.

Sem uma posição por parte da Direção Geral da Polícia Civil do Acre, em relação à reforma e reinício dos trabalhos, os agentes e delegados se uniram para retirar e retornar com os móveis e equipamentos para que retomassem os trabalhos.

Algumas doações de material de limpeza foram aceitas para que tivessem um ambiente higiênico. A mão-de-obra está sendo dos próprios policiais na limpeza e pintura do prédio. Segundo foi levantado, durante o período da enchente, parte da alimentação dos agentes foi doada graças a uma ONG que cuida de animais abandonados, que forneceu marmitas e água.

A delegacia de Brasileia é a coordenação regional do Alto Acre, onde concentram maior números de inquéritos policiais. O prédio é um dos poucos que não foi reconstruída nos últimos anos.

E por se tratar de uma delegacia onde se guarda presos, armas, drogas e vários outros objetos, ainda está em área de risco onde todo ano, pode ser alagada como toda a parte baixa da cidade de Brasiléia.

O outro lado

O jornal oaltoacre.com entrou em contato com dos assessores do Estado na pessoa da jornalista Aline Vieira. Segundo foi informado, foi comprado com cartão corporativo parte do material e que, não foram informados sobre a reforma.

Disse ainda que, o Delegado Geral de Polícia já está com o plano da reforma do prédio na Casa Civil e que seria o primeiro, pois, será realizado todos os trâmites de licitação o mais breve possível.


Nota Pública da assessoria da Direção Geral da Polícia Civil do Acre foi enviada posteriormente após as 21 horas após contato de delegado geral, José Henrique. Veja abaixo.

NOTA PÚBLICA

A direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC) vem a público prestar as informações e esclarecimentos acerca da matéria publicada no jornal on-line oaltoacre.com, por Alexandre Lima.

1. A assessoria de comunicação da Polícia Civil NÃO foi contactada para se manifestar ou prestar esclarecimentos, antecipadamente, acerca dos fatos narrados na matéria jornalística que faz referência à reforma do prédio da delegacia de Brasiléia.

2. Há um planejamento da gestão no tocante às reformas e ampliação das delegacias do Estado, em especial na de Brasileia, fato de conhecimento do delegado coordenador do Alto Acre e titular da citada delegacia, Dr. Erick.

3. Segundo o delegado coordenador e titular da delegacia, o que houve foi um mutirão espontâneo dos policiais e demais servidores, no sentido de uma limpeza e alguns reparos no prédio da delegacia, por ocasião do retorno dos equipamentos e do mobiliário, em razão da cheia ocorrida naquele município. E que o material utilizado nesse mutirão foi disponibilizado pela instituição.

4. Por fim, desde o início da alagação, no município, a direção acompanhou e se colocou à disposição da coordenação regional da Polícia Civil para prestar o apoio que fosse necessário.

José Henrique Maciel Ferreira
Delegado-Geral da PCAC

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Ponte de mão única se torna gargalo com aumento expressivo de veículos

Publicado

em

Screenshot

Ponte de mão única se torna gargalo com aumento expressivo de veículos; população cobra solução urgente

O crescimento no número de faculdades de medicina no lado boliviano da fronteira tem gerado reflexos diretos na rotina de quem vive e transita entre as cidades acreanas de Brasiléia e Epitaciolândia. Com o aumento expressivo no fluxo de veículos, o trânsito na ponte metálica Prefeito José Augusto, construída na década de 1980 e de mão única, se tornou um ponto crítico de congestionamentos e transtornos diários.

Atualmente, não há mais horário de pico: filas quase quilométricas se formam ao longo do dia nos dois lados da ponte, enquanto motoristas, impacientes, frequentemente desrespeitam o sinal vermelho — mesmo com a presença de agentes de trânsito e da Polícia Militar.

Segundo um agente de trânsito local, um dos principais fatores para esse crescimento desordenado é o aumento de estudantes nas universidades de medicina na Bolívia. Um levantamento informal aponta que o número de estudantes pode chegar a oito mil, o que tem sobrecarregado a infraestrutura urbana das duas cidades fronteiriças que não estavam preparadas.

A população deposita esperanças na construção de uma nova ponte de mão dupla que está paralisada por entraves burocráticos relacionados à liberação de recursos e ajustes no projeto.

A do Anel Viário que já está pronta, faltando apenas o acesso dos dois lados que é de responsabilidade do Governo Federal através do Dnit. A obra visa desviar o fluxo de caminhões do centro urbano. Ainda assim, autoridades locais afirmam que novidades sobre o avanço das construções devem ser anunciadas em breve.

Enquanto isso, a população convive com congestionamentos constantes e cenas de caos no trânsito, como o registrado novamente no final da tarde desta terça-feira (14), reforçando a urgência por uma solução definitiva.

VEJA VÍDEOS ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeito Jerry Correia participa de sessão na Câmara Municipal e apresenta balanço dos 100 dias de gestão em 2025

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou de uma sessão especial na Câmara Municipal para apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão no ano de 2025. Durante o pronunciamento, o gestor destacou ações importantes realizadas em diversas áreas do município, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população.

Entre as principais conquistas apresentadas pelo prefeito estão a revitalização de praças públicas, melhorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a aquisição de novos ônibus escolares e um ônibus para o transporte sanitário, além da novos tratores agrícolas que vão fortalecer a agricultura familiar na zona rural.

“Mesmo diante de desafios, estamos conseguindo avançar com responsabilidade e compromisso. Cada conquista é fruto de muito trabalho, planejamento e da união entre governo e comunidade”, afirmou o prefeito Jerry Correia.

A sessão contou com a presença de vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e moradores que acompanharam de perto a explanação do prefeito e demonstraram apoio às ações realizadas.

A Prefeitura de Assis Brasil segue firme no propósito de transformar a cidade em um lugar cada vez melhor para se viver, com obras, investimentos e políticas públicas que alcançam todas as áreas da administração.

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeos: Homem sofre tentativa de homicídio a tiros dentro de casa em Epitaciolândia

Publicado

em

Willian Santos Silva, de 40 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio a tiros dentro da própria residência na madrugada desta segunda-feira (14), no bairro José Hassem, em Epitaciolândia, interior do Acre. Ele foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia para a retirada de um projétil alojado na região pélvica.

De acordo com informações preliminares, Willian dormia em casa, localizada nas proximidades de uma quadra sintética, quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo. O autor, ainda não identificado, teria invadido o terreno pelos fundos, aproveitando uma cerca danificada, e efetuado os disparos por meio do basculante do banheiro.

A vítima foi atingida no braço e na região dos glúteos. Após os tiros, o suspeito fugiu do local, tomando rumo ignorado. Um vizinho prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que encaminhou Willian ao Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasileia, antes da transferência à capital.

Equipes das forças policiais estiveram na residência para iniciar as investigações. A principal linha de apuração aponta para um possível acerto de contas envolvendo um desafeto da vítima, que agora está sendo procurado pelas autoridades.

O estado de saúde de Willian é considerado estável, e um boletim médico deve ser divulgado após a realização da cirurgia. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

 

 

Comentários

Continue lendo