A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez quantitativa nos rios Juruá, Purus e seus afluentes, além do rio Acre e rio Iaco. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, por meio da Resolução nº 264/2025, assinada pela diretora-presidente da agência, Verônica Sánchez da Cruz Rios.
De acordo com o documento, a condição emergencial se estende até 31 de outubro deste ano, podendo ser prorrogada caso a estiagem persista, ou suspensa se houver melhora significativa nos níveis dos rios.
Entre os principais objetivos da medida estão o monitoramento hidrológico, a identificação de impactos sobre os usos da água e a proposição de medidas de mitigação. A resolução também autoriza entidades reguladoras e prestadores de serviços de saneamento a adotarem mecanismos tarifários de contingência para cobrir custos adicionais decorrentes da escassez, além de permitir que a ANA estabeleça regras excepcionais para o uso da água na região.
Outro ponto destacado é a sinalização para que setores usuários ativem seus planos de contingência e adotem medidas especiais durante o período de escassez. A decisão também busca agilizar processos de declaração de situação de emergência ou calamidade por parte de estados e municípios, facilitando o reconhecimento e apoio do governo federal por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Sondagem em grupo de WhatsApp indica demanda aquecida; pecuaristas veem sinal positivo, e dados sobre exportação de animais são corrigidos
O número de animais com mais de 36 meses que saíram do Acre para serem finalizados em outros estados durante todo o ano de 2025 foi de 10.591 bovinos. Foto: captada
A demanda por boi gordo do Acre segue aquecida mesmo após a redução do ICMS sobre a saída do animal em Rondônia – de 12% para 4%. Um áudio de um corretor de São Paulo em um grupo de WhatsApp de produtores de Rio Branco, no dia 3 de fevereiro, pedindo informações sobre preços no estado, é visto como um sinal de que o mercado nacional mantém interesse no gado acreano pronto para abate.
A sondagem sugere que, apesar da vantagem tributária no estado vizinho, corretores avaliam logística, qualidade do rebanho e disponibilidade no Acre. A movimentação é recebida com otimismo por pecuaristas locais, que temiam que a medida de Rondônia pudesse esfriar as negociações por aqui.
Dados corrigidos
A reportagem também corrige informações anteriormente divulgadas: em 2025, saíram do Acre para abate em outros estados 10.591 bovinos com mais de 36 meses – e não 173.368 animais, como havia sido informado. Este último número corresponde, na verdade, aos bois abatidos dentro do estado entre agosto e dezembro do ano passado. A revisão foi feita com base em dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac).
O Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve na tarde desta terça-feira (3), no bairro Santo Afonso para acompanhar o avanço das obras do programa habitacional 1001 Dignidades, o maior projeto de moradia já realizado pela gestão municipal. As primeiras oito casas do programa foram montadas e estão em fase de acabamento.
No local, 53 radiers – fundações rasas em forma de laje de concreto armado que garantem a distribuição uniforme das cargas da construção – já foram concluídos. Esses radiers irão abrigar, ao todo, 83 unidades habitacionais. O projeto tem como objetivo oferecer moradia digna às famílias que vivem em áreas alagadiças e em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Em seu pronunciamento, o Prefeito Tião Bocalom expressou sua satisfação com o avanço do projeto. “Estou feliz, porque já estamos vendo a transformação da dignidade dessas famílias em realidade. Já temos 200 kits de casas prontos na Serraria, que serão montados aqui. Através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, estamos atendendo àquelas famílias que perderam suas casas durante as alagações. Vamos oferecer a elas um lar seguro, onde não precisarão mais temer as enchentes”, destacou Bocalom.
Além das casas no Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Além das casas no bairro Santo Afonso, o prefeito mencionou a construção de 250 unidades habitacionais de alvenaria no bairro Rosalinda, além da construção de mais de 440 apartamentos. O projeto de habitação de Rio Branco soma mais de duas mil unidades que beneficiarão mais de duas mil famílias.
Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Cid Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, também comentou sobre o andamento do projeto, ressaltando as dificuldades impostas pelas condições climáticas e a distância dos centros de distribuição de insumos.
“Mesmo com o inverno amazônico e os desafios de logística, seguimos trabalhando para transformar Rio Branco em uma cidade moderna e que atenda às necessidades da população. Este é um esforço contínuo para levar dignidade às famílias que moram em áreas de vulnerabilidade”, afirmou Ferreira.
“O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam” destacou João Marcos Luz..(Foto: Marcos Araújo/Secom)
João Marcos Luz, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, ressaltou o impacto social do projeto. “O poder público existe para enxergar e acolher as pessoas que mais precisam. O 1001 Dignidades tem o objetivo de resolver a vida de muitas famílias que vivem em condições precárias, como nas áreas de desbarrancamento e deslizamento, como é o caso da Sapolândia e Hélio Melo. Além disso, já atendemos 330 pessoas em aluguel social. Estamos felizes com o avanço do programa e esperamos em breve ver essas famílias vivendo em suas casas novas”, concluiu Luz.
O programa 1001 Dignidades segue com seu cronograma de execução, trazendo mais qualidade de vida e segurança para as famílias de Rio Branco.
A prevenção começa com o acesso à informação, ao cuidado e às escolhas seguras. Instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência mobiliza ações em todo o país e, em Rio Branco, teve início nesta terça-feira (3), na Policlínica Barral y Barral, com a inserção do contraceptivo Implanon em mais de 200 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos.
As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (Foto: Átilas Moura/Secom)
A iniciativa atende adolescentes já inseridas na fila de regulação da rede municipal, conforme a programação definida pela pasta. Vale ressaltar que, embora o mutirão seja focado no público jovem para acelerar a assistência em um curto período, as mulheres de 20 a 49 anos continuam sendo atendidas normalmente. As inserções ocorrem de forma contínua, por meio de agendas semanais em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, enfatizou que a gestão tem trabalhado para fortalecer a rede e intensificar as intervenções, especialmente neste período que antecede o Carnaval.
“O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência”, destacou Rennan Biths. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Como gestão, temos fortalecido de forma consistente a rede municipal para garantir orientação qualificada em saúde sexual e reprodutiva. O Implanon é uma ferramenta altamente eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, mas sabemos que o cuidado precisa ser integral, considerando também o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. Com a proximidade do Carnaval, período de maior exposição, intensificamos as ações educativas, especialmente junto aos adolescentes, reforçando a importância do uso do preservativo como medida fundamental de proteção”, destacou o gestor.
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Durante o mutirão, as jovens realizam testagem rápida e teste de gravidez, antes da inserção, conforme explica Kathyelly Cordeiro, chefe da Divisão do Adolescente.
“A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Elas passam a ter mais autonomia para planejar o próprio projeto de vida. A iniciativa contribui para a continuidade dos estudos e a construção de um futuro mais estável”, frisou Kathyelly.
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Para a estudante Yasmin Vitória Azevedo, de 19 anos, o acesso ao método representa segurança para o seu projeto de vida. “Agora estou mais tranquila e protegida. Vou conseguir fazer minha faculdade com tranquilidade, sabendo que o risco é mínimo, pois o método é 99% eficaz. Estou muito feliz e agradeço muito ao SUS por isso”, comemorou Yasmin.
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Mãe de duas adolescentes, Almira Lopes, de 49 anos, acompanhou as filhas e celebrou o avanço. “Entendo que o Implanon vai além da prevenção da gravidez. Ele também contribui para a orientação sobre saúde sexual. Avaliei de forma muito positiva os testes rápidos, que minhas filhas fizeram pela primeira vez. Muitas meninas engravidam cedo e abandonam os estudos; essa ação ajuda a preservar a juventude e abrir melhores perspectivas”, concluiu.
A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A inserção do Implanon integra o programa Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, desenvolvido pela Sesacre. A ação segue com mutirões ao longo do mês, ampliando o acesso aos métodos contraceptivos e fortalecendo as estratégias de prevenção da gravidez na adolescência.
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico.
Para Sulamita Guedes, gerente do Departamento de Regulação do Município, a parceria com o Estado permite um direcionamento estratégico. Na imagem ao lado direito. (Foto: Átilas Moura)
“Desde o ano passado, intensificamos a inserção desse método entre as mulheres e, em parceria com a Sesacre, direcionamos essa ação especialmente para as adolescentes, para garantir o acesso a métodos eficazes e possibilitar que planejem suas vidas nos próximos anos”, concluiu Sulamita.
Você precisa fazer login para comentar.