Cotidiano
Adolescente retira tumor na cabeça de quase meio quilo após mais de 7 horas de cirurgia no AC
Ele está sendo acompanhado pelos médicos na Unidade de Tratamento Intensivo e o quadro é estável, segundo a família. Cirurgia foi feita no Acre.

Menino de 12 anos aguarda para fazer cirurgia de remoção de tumor — Foto: Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco
Após dois meses de angústia, o adolescente Ray Santos da Silva, de 12 anos, passou por cirurgia para retirada de dois tumores da cabeça, na tarde do último sábado (10), e está se recuperando na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança, em Rio Branco.
“Removeram os dois tumores que pesavam quase meio quilo. O quadro dele é cada dia melhor. Está conversando e em nenhum momento precisou ser entubado. Está na UTI só por ser procedimento pós-cirúrgico e está sendo observado”, contou Nadma Mota, mãe do adolescente.
Foram mais de sete horas de cirurgia e está sendo acompanhado pelos médicos. Segundo a mãe, ele está reagindo bem e aguarda para ser encaminhado para a enfermaria.
“Graças a Deus ele está se recuperando bem e a cirurgia está bem sequinha. Hoje à tarde ele deve ser encaminhado para a enfermaria”, comemora.
A cirurgia do adolescente não podia ser feita no Acre, o que levou ele a entrar ainda na fila do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). E só ocorreu, segundo contou a mãe, após repercussão do caso e o governador Gladson Cameli intervir para que o procedimento fosse feito na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
“O que aconteceu é que teve a mão de Deus e o governador Gladson. Foi ele quem se comoveu e entrou em contato com a gente e pediu que viesse o médico de fora. O médico veio de fora, acredito que de Rondônia, para fazer a cirurgia”, contou a mãe.
Tumor
O primeiro tumor apareceu quando o garoto tinha oito anos. Ele fez uma biópsia que constatou que o tumor não era maligno. Com esse diagnóstico em 2015, a família tentou a cirurgia, mas ele foi rejeitado quatro vezes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por quatro vezes ele foi rejeitado pelo SUS. Foi marcado, depois desmarcado. A gente não tinha o que fazer”, lamenta a mãe
Quatro anos depois, surgiu o novo caroço que começou a crescer pela parte de fora do olho direito dele, foi quando começou a sentir dores e ter a visão comprometida e a situação começou a piorar.
A família é de Boca do Acre, no Amazonas, e está no Acre há dois meses para tentar a cirurgia, onde eles contam com ajuda de amigos para poder se manter, conforme contou Nadima Mota.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.