Conecte-se conosco

Acre

Adailton Cruz destaca greves e apoio aos servidores públicos do Estado

Publicado

em

Na retomada das sessões da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) após o recesso, o deputado Adailton Cruz (PSB), fez um discurso na sessão desta quarta-feira (7) abordando a atual situação dos servidores públicos e os movimentos de greve, além de compartilhar boas notícias sobre emendas para a saúde.

O deputado iniciou saudando a todos os presentes e parabenizando seus colegas que estão concorrendo às eleições municipais. “Parabenizar os nossos pares aqui que estão concorrendo às eleições municipais. Parabéns, deputado Emerson Jarude, pela brilhante convenção, que Deus o ilumine na sua jornada. E também o deputado Gilberto Lira pela coragem de enfrentar um pleito eleitoral em uma das principais cidades do nosso Estado,” destacou.

Cruz expressou ainda sua preocupação com o cenário dos servidores públicos, ressaltando a greve dos profissionais da educação. “Estou bastante preocupado com o cenário que os servidores públicos estão caminhando. Não é à toa que a educação já deflagrou greve a partir da presente data. Espero que a gente consiga ajudar com esta casa, com o governo, para que se chegue a um consenso e consiga essa reposição às referências que eles justamente reivindicam,” afirmou.

O deputado também reconheceu a justa deflagração de greve pelos sindicatos dos médicos, apesar de discordar do momento escolhido. “Dizer que o único ponto que eu discordei foi do momento, porque nós tínhamos e estava tudo programado para que o governo do Estado concluísse a apresentação da proposta de reformulação do plano até o dia 31 de julho e eles deflagraram justamente no dia 31,” explicou.

Adailton Cruz alertou sobre a possibilidade de uma greve geral na saúde do Acre, caso as demandas não sejam atendidas. “A data que a empresa Dom Cabral se comprometeu de apresentar a proposta de reformulação do nosso plano foi dia 31 de julho, já protelou e nos próximos dias, provavelmente até o dia 15 deste mês, estará havendo uma assembleia geral com todos os sindicatos da saúde e pode acontecer da saúde do Acre inteira deflagrar a greve,” disse preocupado.

Encerrando seu discurso, o parlamentar compartilhou uma notícia positiva sobre uma emenda destinada aos trabalhadores da saúde. “Nós tivemos uma agenda com a Casa Civil, Secretaria de Saúde, e a nossa satisfação dizer que um fruto aqui dessa casa deve estar sendo consolidado na conta dos trabalhadores de saúde, que é aquela emenda de 30 milhões que todos aqui assinaram para orçamentos na LOA 2024,” anunciou. Ele informou que o governo se comprometeu a pagar esse valor em cota única no dia 30 de outubro.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026

Publicado

em

O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.

Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.

No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.

Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância

O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.

Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.

Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.

Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.

A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.

A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.

Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.

Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.

A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.

Comentários

Continue lendo