Cotidiano
Acusado da morte de comerciante tradicional de Xapuri poderá ser julgado nesta quarta
Está programada para esta quarta-feira (23), na Vara Criminal de Xapuri, a audiência de instrução e julgamento de Roger da Conceição Dutra, vulgo “Lorim”, de 18 anos, acusado de matar o comerciante Raimundo Olímpio Bezerra, de 80 anos, no dia 6 de agosto do ano passado.
O crime aconteceu no interior do estabelecimento comercial da vítima, a Mercearia Fé em Deus, localizada no centro de Xapuri. O empresário Raimundo Alemão, como era mais conhecido, foi morto a golpes de uma tesoura de cortar arames ao reagir a um assalto, segundo a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC).
O assassinato chocou a cidade, já que Alemão era um dos mais antigos e conhecidos comerciantes de Xapuri. A casa comercial onde a vítima foi assassinada funcionava no mesmo local desde o ano de 1974, quando foi fundada, sendo uma das mais antigas do município, situação no centro histórico.
Cerca de 15 dias após o crime, como resultado de uma investigação minuciosa, que envolveu a análise de câmeras de monitoramento e entrevistas de testemunhas, a equipe do delegado Gustavo Neves conseguiu chegar ao autor do crime, que foi preso no bairro Laranjal.
De acordo com a denúncia do MP, o acusado entrou no comércio já no fim da tarde para roubar e acabou matando Raimundo Alemão em razão dele ter reagido à tentativa de roubo. Ao chegar ao hospital da cidade, o comerciante apresentava um golpe na cabeça e diversas perfurações pelo corpo.
Ao longo das investigações, a Polícia Civil descobriu que o acusado de matar o empresário Raimundo Alemão era também responsável por uma série de assaltos que vinham ocorrendo em Xapuri nas semanas anteriores à morte do comerciante.
Dependendo do andamento da audiência de instrução e julgamento desta quarta-feira, Roger da Conceição Dutra, que segue preso, já poderá ter a sua sentença decretada. Como a denúncia do Ministério Público é por crime de latrocínio, o processo não é da competência do Tribunal do Júri.
Comentários
Cotidiano
Ex-jogador do Flamengo, Léo Moura estará na final da Copa SEST SENAT

A diretora do SEST SENAT Rio Branco, Daniely Vale, confirmou a presença do ex-lateral do Flamengo e ídolo do futebol brasileiro, Léo Moura, nas finais da Copa SEST SENAT, que acontecem nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6 de dezembro, na capital acreana.
Considerada a maior competição de futebol amador do Brasil, a Copa SEST SENAT chega ao seu momento decisivo reunindo atletas e torcedores de toda a região. As semifinais das categorias masculino e feminino serão realizadas nesta sexta-feira (5), com portões abertos a partir das 15h. As finais acontecem no sábado, com programação a partir das 14h.

Segundo Daniely Vale, a participação de Léo Moura torna o evento ainda mais especial. “Ter a presença de um ícone como Léo Moura engrandece a Copa SEST SENAT e motiva ainda mais nossos atletas e o público. Estamos preparando uma grande festa, com esporte, lazer e integração para toda a família”, afirmou a diretora.
Além das partidas decisivas, o evento contará com uma programação completa para o público, que inclui apresentações de bandas locais, brinquedos para crianças — entre eles uma roda-gigante —, lanches gratuitos e sorteio de brindes.
Os destaques ficam por conta do sorteio de passagens aéreas e de uma moto Honda zero quilômetro. Durante o evento, haverá linhas de ônibus saindo a cada 30 minutos do Terminal Urbano para o SEST SENAT.

Comentários
Cotidiano
Governo do Acre nomeia aprovados no concurso da Educação; decreto é publicado no Diário Oficial
Nomeações do certame da SEE, regido pelo Edital nº 040 SEAD/SEE, convocam candidatos para posse em até 30 dias; lista completa acompanha o decreto.
Comentários
Cotidiano
Detran-AC notifica motoristas com risco de suspensão da CNH e exige defesa até 3 de janeiro
Edital publicado no Diário Oficial desta quinta (4) convoca condutores autuados para apresentarem defesa prévia; ausência de manifestação pode resultar em julgamento à revelia e penalidades unificadas de multa e suspensão

O Detran informa que as defesas podem ser protocoladas pelo site oficial do órgão ou presencialmente, além das Ciretrans, dentro dos horários e prazos de atendimento. Foto: arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, um edital de notificação que convoca motoristas autuados por infrações passíveis de suspensão do direito de dirigir a apresentarem defesa prévia até 3 de janeiro de 2026.
De acordo com o documento, proprietários, possuidores e principais condutores dos veículos listados devem protocolar a defesa por escrito ou indicar o real condutor infrator no prazo estabelecido. As autuações mencionadas geram processos administrativos que podem resultar, de forma unificada, nas penalidades de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O órgão informa que as defesas podem ser enviadas pelo site oficial do Detran-AC ou protocoladas presencialmente na sede (Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera) ou nas Ciretrans, dentro dos horários de atendimento. O edital alerta sobre as consequências da ausência de manifestação no prazo legal:
-
A não apresentação de defesa resultará em julgamento do processo à revelia;
-
Caso o proprietário ou principal condutor (pessoa física) não indique o real condutor, será considerado o infrator;
-
Defesas não apresentadas, não conhecidas ou não acolhidas permitem ao Detran-AC aplicar as penalidades cabíveis;
-
O pagamento da multa não impede a aplicação da suspensão.
A convocação reforça a importância de os motoristas regularizarem suas situações para evitar a perda temporária do direito de dirigir.


Você precisa fazer login para comentar.