Conecte-se conosco

Acre

Acreanos lotam postos de saúde em busca da vacina da febre amarela

Publicado

em

Com medo após mortes causadas pela doença em outros estados, acreanos buscaram vacinas nos postos. Diretora diz que quem já tomou a dose está imunizado e somente bebês de nove meses devem ser vacinados.

Com medo, acreanos buscam vacina contra a Febre Amarela em postos de saúde de Rio Branco (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

G1/Acre

Há muitos anos o Acre não registra um caso de febre amarela, mas, a confirmação da doença em outros estados brasileiros deixou muita gente preocupada. A prova disso é o crescimento da busca pela vacina nos postos de saúde de Rio Branco que passaram a ficar lotados pelos acreanos.

Aos nove meses os nascidos no Acre tomam a vacina contra a febre amarela. Devido à prevenção, a região não registra a doença há mais de 70 anos. Porém, o surto em São Paulo, onde três pessoas já morreram por causa da doença, amedrontou até quem vive a mais de 5 mil km de distância.

“O motivo da busca da vacina é o medo, o negócio é sério”, diz o funcionário público Edvaldo Souza.

A procura aumentou tanto que as unidades de saúde em Rio Branco passaram a ofertar a vacina contra a febre amarela em dias específicos da semana. Em um dos postos de saúde, a aplicação fica disponível todas as terças-feiras e quintas-feiras.

O problema, no entanto, é que a procura aumentou, mas o estoque enviado pelo Ministério da Saúde para a capital acreana continua o mesmo, dentro da rotina que já havia sido estabelecida.

Diretora de Vigilância Epidemiológica diz que somente crianças de 9 meses devem tomar a vacina e quem tomou dose uma vez já está imunizado (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, diz que um protocolo do Ministério afirma que quem já tomou a vacina não precisa de outra dose, pois já está imunizado para toda a vida.

“As pessoas estão confundindo esse momento. São Paulo tem muita gente vacinando porque não era uma área recomendada para fazer a vacina. Então, a nossa população toda já foi vacinada”, explica.

Marcelo Pinto, servidor civil do Exército, levou a família inteira ao posto. Eles ficaram por mais de uma hora na fila. Nas carteiras de vacinação todos têm registro de uma dose da vacina e também a recomendação de retorno após 10 anos.

É que, quando eles tomaram, o Brasil ainda não tinha adotado a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde 2014, a OMS recomenda apenas uma dose. Mas, o Brasil só passou a adotar dose única em abril do ano passado. Então, a nova medida ainda causa muita confusão nas pessoas.

“Eu já não sei dizer, com certeza, se é preciso tomar ou não. Então, preferi buscar logo o posto”, afirma.

Com medo, Marcelo levou a família inteira ao posto para tomar vacina (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre reforça ações de cuidado com a saúde mental dos servidores

Publicado

em

Por Aniely Cordeiro

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, o governo do Acre, por meio do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), gerido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), reforça o compromisso com o cuidado da saúde mental e emocional dos servidores públicos estaduais.

Ao longo de todo o ano, o Cass disponibiliza serviços voltados à promoção da saúde mental, que ganham ainda mais visibilidade durante o Janeiro Branco. Entre as ações oferecidas estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como auriculoterapia, homeopatia, massagem, ventosaterapia, aromaterapia, bandagem terapêutica e yoga.

Cass é um espaço de acolhimento e cuidado com servidores. Foto: Andressa Larissa/Sead

Além das práticas integrativas, o Centro também oferece atendimento psicológico e acompanhamento psiquiátrico, este último mediante apresentação de laudo médico, garantindo suporte especializado aos servidores que necessitam de apoio contínuo.

De acordo com a responsável pelas práticas integrativas do Cass, Giuliana Santi, as atividades contribuem para o cuidado integral do servidor, atuando tanto na saúde física quanto na mental. “Em relação à saúde psicológica, as práticas auxiliam na redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos. Técnicas como meditação, mindfulness [focalização da atenção no momento presente] e aromaterapia promovem relaxamento profundo, maior consciência corporal e emocional, além de favorecerem o controle das emoções”, explica.

Cass também realiza atendimentos itinerantes em secretarias e eventos institucionais. Foto: cedida

Segundo Giuliana, essas práticas também estimulam a autorregulação emocional, aumentam a autoestima e contribuem para a sensação de bem-estar, tornando-se importantes aliadas no enfrentamento das demandas do cotidiano e na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Cass, os servidores públicos estaduais podem realizar o agendamento por meio do site www.ac.gov.br.

The post Governo do Acre reforça ações de cuidado com a saúde mental dos servidores appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é espancado a golpes de ripa no bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima conseguiu fugir e se esconder em residência após ser atacada por grupo ligado a facção criminosa

Leonardo Lauane, de 42 anos, conhecido como “Negão”, foi vítima de uma agressão física a golpes de ripa de madeira na tarde desta quinta-feira (8), na Rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco.

Segundo relatos de populares, Leonardo teria provocado verbalmente um integrante de uma facção criminosa quando, em seguida, outros membros do grupo chegaram ao local e passaram a agredi-lo com pedaços de madeira.

Para escapar do espancamento, a vítima correu e entrou em um beco, conseguindo se abrigar na casa de um morador da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe de socorro prestou os primeiros atendimentos ainda no local. Leonardo foi estabilizado e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral.

Ele apresentava hematomas na testa do lado direito, um corte no supercílio esquerdo, ferimento no cotovelo e suspeita de fissura em um dos braços. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima é considerado estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência. O caso pode ser investigado pela Polícia Civil, caso seja formalizado por meio de registro de boletim de ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Casal é preso suspeito de assaltar ciclista entregador no bairro Guiomar Santos, em Rio Branco

Publicado

em

Polícia Militar prendeu dupla no bairro Wanderley Dantas após roubo de celular; investigação apura possível ligação com outros crimes

Um casal suspeito de assaltar um ciclista entregador foi preso na tarde desta quinta-feira (8) por policiais da Força Tática do 3º Batalhão da PM no bairro Wanderley Dantas, na parte alta de Rio Branco. Segundo a polícia, a vítima foi abordada ainda pela manhã no bairro Guiomar Santos, onde os dois anunciaram o roubo e levaram o celular do trabalhador.

Após buscas na região, a guarnição localizou os suspeitos em frente a um supermercado no Wanderley Dantas e efetuou a prisão. A dupla foi encaminhada à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil investiga o caso e apura possível envolvimento dos detidos em outros crimes semelhantes na capital.

O roubo que supostamente envolve o casal ocorreu nas imediações da distribuidora Campo Belo, e as imagens rapidamente passaram a circular nas redes sociais. O material audiovisual registra com nitidez toda a dinâmica do crime — desde a aproximação dos suspeitos até a fuga — onde contribuiu para a identificação dos envolvidos.

Veja vídeo do assalto:

Comentários

Continue lendo