fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acreano é o presidente de Federação mais jovem do Brasil: “O esporte do Acre precisa voltar a ser protagonista da base ao alto rendimento!”

Publicado

em

Quem conhece de esporte, sabe: não é difícil fazer, mas é preciso planejamento, organização e compromisso com as ações pretendidas. Afinal, fazer esporte ultrapassa os limites das quadras, pistas ou regras, e alcança famílias, a escola, o berço da sociedade. Transforma vidas e muda a realidade de comunidades inteiras. Isso é o esporte.

O acreano João Renato Jácome, de 28 anos, natural de Rio Branco, passou a ser o gestor de federações esportivas escolar mais novo do país. Eleito em novembro para comandar a Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), Jácome entrou para a seleta lista de administradores do desporto nacional, compondo mais de 20 modalidades.

Árbitro há seis anos, o jovem acreano já é o vice-presidente da Federação Acreana de Atletismo (FACAt), onde também integra a lista dos mais novos gestores da modalidade no país. Envolvido com o esporte desde os 14 anos, Jácome, que também é jornalista, já percorreu 21 dos 22 municípios do Acre, conhecendo a realidade das modalidades.

“Como gestor esportivo de uma entidade estadual, é obrigação compreender as realidades de todos os municípios. Sem isso se torna inviável desenvolver a modalidade que você precisa levar. No desporto escolar, por exemplo, estamos ouvindo, desde novembro, professores e diretores de escolas, para entender de que forma a FADE vai levar as ações até a ponta”, frisa João Renato.

Como proposta de integrar o desporto escolar, Jácome tem como estratégia levar atividades para o interior do estado, como forma de descobrir talentos que estejam escondidos nos munícipios acreanos. “O esporte do Acre precisa voltar a ser protagonista da base ao alto rendimento, e cabe a nós, da FADE, trabalhar a base, o esporte escolar, porque é lá onde a gente vai encontrar os nomes que vão brilhar nos próximos anos”, acredita.

Como forma de implementar a proposta da nova gestão, a FADE lançou o projeto Open de Desporto Escolar do Acre, que terá a primeira etapa no final de janeiro, com competições de Atletismo, Xadrez e Basquete 3×3. A ideia é fomentar a prática esportiva mesmo no período de férias, tirando os estudantes-atletas da ociosidade.

“Temos que fomentar o desporto escolar, e a forma de fazer isso é realizando competições acessíveis, de qualidade, sempre que possível gratuitas, e com responsabilidade técnica. Somente assim a gente vai conseguir alcançar nosso objetivo, que é fortalecer o esporte nas escolas”, destaca o gestor acreano.

A segunda edição do Open de Desporto Escolar já tem data, e deve ocorrer em março deste ano, com outras três edições no decorrer de 2023. “Precisamos formar atletas, e a FADE tem esse papel, mas principalmente, temos de criar bons vínculos com os professores, gestores escolares. Fortalecer as parcerias e garantir condições para chegarmos mais longe”, complementa.

RELAÇÃO GOVERNAMENTAL – A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) é uma instituição privada, portando, tem regramento próprio. Contudo, as parcerias citadas por João Renato Jácome são essenciais para garantir que parte das atividades previstas no calendário da Entidade de Administração do Desporto Escolar possam sair do papel e chegar às escolas, aos estudantes acreanos.

Além das competições, a proposta da FADE é formar profissionais que já integram os quadros da Educação do Acre, melhorando ainda mais o desempenho desses personagens na descoberta de talentos dentro das escolas. A realização de clínicas, cursos e atividades de atualização desportiva, também estão no radar da nova equipe gestora da FADE.

“Sempre digo que fazer esporte não é caro, mas requer investimento, planejamento e organização. Se a gente traça metas, a gente precisa correr atrás de meios para alcança-las. Isso é para tudo na vida. No esporte é semelhante: traçamos metas e estamos em busca de parceiros que possam nos ajudar nisso, porque, afinal, todos ganham, o Acre ganha”, frisa João Renato Jácome.

Aquilo que já existia na FADE, as parcerias com o Governo do Acre, e com as Prefeituras, serão mantidas, segundo o novo presidente. Em Assembleia Geral, ficou alinhado com os Membros, que o relacionamento com a esfera governamental deveria ser fortalecido, e isso é o que pensam os novos gestores da entidade. E isso valerá para a realização dos Jogos Escolares, que já é fruto desse tipo de parceria.

“No ano passado, a realização do JEBS foi feita em parceria com o Governo do Acre. A FADE também trouxe para o Acre, de forma inédita, a seletiva nacional do Vôlei de Praia, um evento que reuniu atletas, técnicos e profissionais de todo o país em Rio Branco. A imprensa nacional passou a mostrar as boas histórias esportivas do Acre. Isso demonstra o claro interesse do governo, e do próprio governador Gladson Cameli, em apoiar o desporto escolar”, entende o presidente da FADE.

Jácome pontua que, diferente de outros estados do Norte, quase que 100% dos municípios do Acre são acessíveis por rodovia, por terra, o que facilita o trabalho em parceria com o governo local. “Eu posso citar vários exemplos, mas o mais forte é o caso do Vôlei, no ano passado. O próprio governador quis ajudar a FADE a trazer, e isso é um diferencial. Eu penso o seguinte: ‘se temos um governador que ajuda, nós temos um governo inteiro que tem disposição em ajudar’. E isso vale muito!”, observa.

INOVAÇÃO COMO MODELO DE GESTÃO – A nova equipe da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) é formada na sua grande maioria por jovens. A inovação na gestão, com o forte uso das redes sociais, e a realização de eventos que ocorrerão por meio da internet, é uma das novidades. Da embaixadinha à melhor jogada do Xadrez, a FADE quer usar as redes sociais para se fazer mais conhecida e alcançar o público-alvo: os estudantes do ensino fundamental ou médio com idades entre 12 e 18 anos.

“Nós temos um planejamento bastante robusto, e vamos iniciar essas atividades já no mês de fevereiro, usando as internet, e em sincronia com o calendário de competições convencionais, que são os de basquete, atletismo, handebol, vôlei. A internet vai ser a nossa grande aliada nos trabalhos da FADE. É uma forma de inovar, de mostrar que a internet pode ser aliada sem prejudicar. Do virtual, esses estudantes-atletas virão para o convencional”, destaca a profissional da Educação Física, Rozenayra Lima, coordenadora técnica da FADE.

A Coordenadora Técnica da FADE destaca que as inscrições já estão abertas no site da federação (www.fadeac.cbde.org.br), e que também é possível acessar a ficha de inscrição e os regulamentos diretamente no instagram da FADE (https://www.instagram.com/desportoescolardoacre/). Não há taxa de participação.

“É importante a gente destacar que a participação é gratuita, e todos com idade entre 12 e 18 anos podem participar. É obrigatório apenas estar matriculado em uma instituição de ensino, seja do fundamental ou médio. No site é possível falar direto com a organização, e vamos premiar com troféus e medalhas os campeões das provas e modalidades”, pontua a coordenadora técnica da FADE, professora Rozenayra Lima.

Sobre as competições nacionais, boas notícias: no caso do Atletismo, especificamente, o brasileiro ocorrerá em Manaus (AM), de 20 a 23 de março. Já o Futebol de Campo será realizado em duas cidades: Palmas (TO), o feminino, e Recife (PE), no naipe masculino. O Handebol está com local a definir, mas deve ocorrer em uma das capitais do nordeste brasileiro. Em todas as competições, o Acre deve enviar delegação.

“Estamos trabalhando agora a nossa seletiva do Atletismo, e graças à parceira com a Federação Acreana de Atletismo, será possível realizar também dentro do Open, no dia 28 de janeiro, tendo em vista que as inscrições fecham no dia 31 de janeiro, e então dará tempo de organizar tudo isso”, completa a coordenadora Técnica da FADE, que promete eventos muito bem organizados.

O presidente da FADE, João Renato Jácome, reforça que, assim como a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Entidade Acreana tem “a missão de promover o indivíduo de forma integral e a sua formação para o exercício da cidadania e prática de lazer, portanto, a FADE e a CBDE possui como propósito transformador, pois é aqui onde o esporte começa!”

O Open de Desporto Escolar do Acre tem o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC); Federação Acreana de Xadrez (FXA); Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB); Federação Acreana de Atletismo (FACAt); Instituto Profissionalizante do Acre (IPAC) – responsável pelos primeiros socorros nos eventos; Instituto Federal do Acre (IFAC); Universidade Federal do Acre (UFAC); Federação Acreana de Basketball (FEAB); e tem o fomento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF).

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry Correia se reúne com Deputado Federal Coronel Ulysses para tratar de melhorias para Assis Brasil

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, foi recebido pelo deputado federal Coronel Ulysses para discutir investimentos e melhorias para o município, que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Entre os temas abordados, esteve a potencialidade turística da cidade e a possibilidade de uma agenda com o Ministro do Turismo para buscar mais recursos para o setor.

Além disso, o prefeito apresentou os resultados das emendas destinadas para Assis Brasil pelo deputado. Desde segunda-feira, equipes da Prefeitura estão trabalhando na recuperação de ruas do bairro Plácido de Castro, graças aos recursos viabilizados pelo parlamentar. Parte dos investimentos também veio de uma emenda especial, que contemplará melhorias no bairro Bela Vista.

O prefeito Jerry Correia aproveitou a ocasião para convidar o deputado Coronel Ulysses a visitar Assis Brasil e conferir de perto as obras realizadas. “Queremos mostrar o impacto positivo que esses recursos estão trazendo para a cidade e expressar a gratidão da nossa população”, destacou Jerry

A Prefeitura segue empenhada em firmar parcerias para garantir mais investimentos e desenvolvimento para Assis Brasil, fortalecendo a infraestrutura urbana e explorando o potencial turístico do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputados e senadores elegem presidentes da Câmara e Senado neste sábado

Publicado

em

A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS)

Eleição para presidências da Câmara e Senado ocorre neste sábado (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Câmara dos Deputados e Senado Federal vivem momentos decisivos para a grande disputa que ocorrerá neste sábado (1º), data em que os parlamentares escolherão aqueles que comandarão cada uma das duas casas legislativas pelos próximos dois anos.

Serão também escolhidos os ocupantes dos demais cargos das mesas diretoras. A previsão é de que, no Senado, a eleição inicie às 10h. Já a da Câmara está prevista para o período da tarde, às 16h.

Senado

Além de seu presidente, os senadores escolherão dois vice-presidentes e oito secretários – quatro titulares e quatro suplentes. O primeiro passo a ser dado para a escolha do presidente será dado na primeira reunião preparatória. Nela, os pretendentes ao cargo formalizam, por escrito, a candidatura na Secretaria-Geral da Mesa.

Na sequência, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comunica as candidaturas formalizadas ao Plenário. Os candidatos, então, discursarão em defesa de suas candidaturas, seguindo ordem alfabética.

De acordo com as regras da Casa, renúncias de candidaturas podem ocorrer durante o período estipulado para os discursos. Apenas os candidatos à presidência do Senado poderão discursar.

Terminados os discursos, inicia-se a votação, que será secreta, em cabines e em cédulas contendo os nomes dos candidatos, além de rubricas dos atuais presidente e vice-presidente do Senado. O voto, então, será depositado em uma urna instalada na Mesa e, por fim, o parlamentar assina a lista de votação.

Caberá ao atual presidente e auxiliares fazerem a apuração, iniciada com a confirmação do número de cédulas, para, então, fazer a contagem de votos para cada candidato. Terminada a contagem, os votos serão triturados. Vence o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos.

Candidatos

Até o fechamento desta matéria, quatro senadores estão na corrida para ocupar a presidência do Senado para o biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).

A posse do novo presidente será feita logo após o anúncio do eleito, finalizando a primeira reunião preparatória, dando início à convocação da segunda reunião, prevista para as 11h. Nela, serão formalizados, apresentados e escolhidos, também em votação secreta, os demais integrantes da mesa (dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes).

No caso dos cargos em que haja apenas um candidato inscrito, a votação será por meio eletrônico.

Para a eleição dos integrantes da Mesa, é exigida maioria de votos e presença da maioria dos senadores. “Deve ser assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Casa”, informa o Senado.

Câmara

A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

O prazo para formalização das candidaturas termina às 13h30 do sábado. Já o prazo para a formalização dos blocos parlamentares terminará às 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, está prevista uma reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa Diretora.

A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para as 15h. Já a primeira sessão preparatória, em que se elegerá o novo presidente, será no Plenário, e tem previsão de iniciar às 16h.

A exemplo do Senado, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257), para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de um segundo turno, bastará ser o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.

Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões; e de dois anos para a Mesa Diretora.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretária de Educação de Xapuri participa do 1º Encontro da Undime/AC

Publicado

em

A secretária municipal de Educação de Xapuri, Aucelina Oliveira, participou, nesta quinta-feira, 30, do 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/AC – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

O evento reuniu gestores educacionais de diversos municípios para debater políticas públicas, compartilhar experiências e buscar soluções para os desafios da educação básica.

Antes do encontro da Undime/AC, Aucelina cumpriu, acompanhada gestora DGP/Núcleo de Lotação da Semed, Gilcinara Gondim Batista, algumas agendas em Rio Branco, nas secretarias municipal e estadual de Educação, todas elas com pautas importantes relacionadas à melhoria do ensino em Xapuri.

“ (…) Participei de reunião com o secretário municipal [adjunto] de Educação de Rio Branco, Paulo Machado, para fazermos parcerias na área de ações pedagógicas, permutas de servidores e outros”, relatou Aucelina.

Nas redes sociais, o secretário Paulo Machado mencionou o encontro com a secretária e enfatizou a importância da parceria entre os municípios na área da Educação. Ele teceu elogios ao empenho da gestora educacional xapuriense na melhoria da qualidade do ensino no município.

“Recebemos com grande satisfação a visita da secretária de educação de Xapuri, Aucelina da Silva. Sua presença fortalece a parceria para a melhoria da

Educação no município. Aucelina se destaca pelo trabalho dedicado e busca por soluções inovadoras para garantir um ensino de qualidade aos estudantes de Xapuri”, registrou.

Aucelina também destacou a visita que fez à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEE), onde se reuniu com o professor José Rego, do Departamento de Gestão da pasta. Na pauta, eles discutiram sobre parcerias que já existem entre as esferas estadual e municipal na área educacional.

“Também estivemos na Secretaria Estadual de Educação, com o professor Rego, para uma visita de apresentação e fundamentar as parcerias já em andamento com o coordenador do Núcleo de Educação de Xapuri, Wágner Menezes”, acrescentou.

A participação da secretária xapuriense no encontro da Undime/AC reforça o compromisso do município com a melhoria da qualidade do ensino e a implementação de estratégias inovadoras para o desenvolvimento educacional.

Comentários

Continue lendo