fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Acre terá vacina contra covid-19 em fevereiro e 136 mil pessoas em quatro etapas

Publicado

em

Dado Ruvic/Reuters

A boa notícia para os acreanos é a chegada da vacina contra o coronavírus até o final de fevereiro de 2021, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

O plano de imunização já está sendo elaborado. Em março, a pasta já se prepara para iniciar a imunização de pelo menos 136 mil pessoas nas quatro primeiras etapas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

A princípio, na primeira fase, receberão a dosagem os trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. Nesta etapa, pelo menos 60 mil pessoas estão incluídas.

Na segunda fase, idosos de 60 a 74 anos terão prioridade.

Na terceira fase, o grupo com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (pacientes renais crônicos e cardiopatas) será contemplado.

A quarta e última fase terá como público os professores, profissionais da segurança pública e salvamento, além dos funcionários do sistema prisional e a população carcerária.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização Estadual, Renata Quiles, ainda não há um tempo de duração estipulado para cada fase e nem para o início da primeira.

“É certo que em fevereiro teremos a vacina no Acre, mas só será distribuída em março. Não temos uma data definida e ainda não sabemos quanto tempo irá durar cada fase. Quando a cobertura de cada uma delas for atingida, vamos prosseguindo para as demais até que toda a população seja vacinada”, explicou à reportagem do ContilNet.

Quando questionada sobre qual vacina será adquirida pelo estado, Renata destacou que a composição deve obedecer todos os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que a fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a que mais se aproxima dos padrões, até o momento.

“Tudo pode mudar até lá, mas é bem provável que a fabricada pela Fiocruz seja a escolhida, porque até o momento é a que mais obedece os padrões estabelecidos pela Anvisa”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motorista morre em capotamento na Baixada da Sobral na capital do Acre

Publicado

em

Antônio José de Araújo perdeu o controle do veículo e caiu em uma valeta; ele não usava cinto de segurança

O motorista Antônio José de Araújo, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo (2) após capotar o carro em uma rotatória do bairro Bonsucesso, na Rua 26 de Junho, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Antônio estava bebendo com amigos nas proximidades do residencial Bonsucesso antes de decidir retornar para casa com um veículo da empresa Passarelli Engenharia e Construção, para a qual trabalhava. Ele dirigia a cerca de 40 km/h quando perdeu o controle do Fiat Argo branco (placa SJG-3H20) ao bater na estrutura da rotatória. O carro caiu em uma valeta e capotou.

O vigilante Pedro Magalhães, que passava pelo local, desceu até a valeta e retirou o motorista do veículo. Antônio não usava cinto de segurança e foi encontrado de cabeça para baixo, com o peso do corpo pressionando o pescoço, o que pode ter causado hipóxia e, consequentemente, uma parada cardiorrespiratória (PCR).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-lo por mais de uma hora, mas Antônio não resistiu e morreu dentro da ambulância de suporte avançado.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O Policiamento de Trânsito isolou a área para o trabalho da perícia, e o veículo foi removido por um guincho.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Durante cerimônia de recondução à presidência da Aleac, Nicolau elogia trabalho de Tadeu Hassem na COF: “Deu um show”

Publicado

em

Nicolau encabeça o grupo de deputados que comandará a Aleac pelos próximos dois anos

O deputado estadual Nicolau Júnior foi reconduzido, neste sábado (1), à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac). Durante fala com assessores e membros da imprensa, o deputado estadual, que chegou ladeado do governador Gladson Cameli, fez questão de elogiar o trabalho do também deputado estadual e presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Tadeu Hassem.

“Temos a satisfação de ter o deputado, o nosso presidente da COF, nos ajudando esses dois anos; fez um grande trabalho e ajudou o governador na questão orçamentária, sendo aprovado com louvor esses dois anos. Agradeço muito o Tadeu que, com a sua experiência, está dando um show aqui na casa”.

Tadeu agradeceu às palavras e se colocou à disposição para ajudar. “Desejo muita sorte à nova mesa diretora e ao meu amigo Nicolau, que irão cuidar aqui da casa do povo nos ano de 2025 e 2026. Estamos juntos, Nicolau!”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitos destacam importância da Assembleia Legislativa na posse da nova Mesa Diretora

Publicado

em

Os prefeitos de Rio Branco, Tião Bocalom, e de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, enfatizaram o papel da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na construção de um Estado mais desenvolvido e harmônico durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora.

Bocalom ressaltou a relevância da parceria entre os poderes e elogiou a atuação do governador Gladson Cameli. “A Assembleia Legislativa tem sido um poder que muito tem ajudado os governantes do nosso Estado, e tenho certeza de que continuará apoiando iniciativas que visam o bem da população”, afirmou. Ele também destacou a importância da sintonia entre Executivo e Legislativo para garantir avanços no Acre.

Já Zequinha Lima celebrou a posse do deputado Nicolau Júnior como presidente da Casa, ressaltando sua trajetória e compromisso com o povo acreano. “Seu retorno é uma demonstração clara da confiança que seus colegas deputados têm em você e do reconhecimento pelo trabalho que vem desempenhando com responsabilidade e muita dedicação”, declarou. O prefeito de Cruzeiro do Sul também destacou a proximidade de Nicolau Júnior com a população e sua capacidade de unir forças em prol do desenvolvimento do Estado.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo