Acre
Acre terá sábado quente e ventilado, com chuvas pontuais em algumas regiões

O fim de semana começa com predomínio de tempo quente e ventilado em todo o Acre, segundo a previsão meteorológica para este sábado (08). Apesar da presença do sol e de nuvens, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas em algumas áreas, especialmente no leste e sul do estado.
De acordo com os dados meteorológicos, as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira devem registrar um dia de muito calor, mas com ventos que ajudam a aliviar a sensação térmica. As chuvas, caso ocorram, serão fracas e passageiras, com baixa probabilidade de temporais.
A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 45% à tarde, e subir para até 90% ao amanhecer. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, com rajadas vindas do noroeste e variações do norte e oeste. A previsão indica mudança no tempo a partir da noite de sábado, com o retorno das chuvas e possibilidade de temporais no domingo.
Nas regiões centro e oeste do Acre, que abrangem Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será quente, com sol e nuvens ao longo do dia. Há baixa probabilidade de chuvas fortes, mas pancadas isoladas e rápidas podem ocorrer. A umidade mínima fica entre 50% e 60%, e a máxima entre 85% e 95%, com ventos fracos a moderados, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.
As temperaturas seguem elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem variar entre 22°C e 35°C. Já nas cidades de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, a máxima pode chegar a 36°C. No Vale do Juruá, abrangendo Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas variam entre 23°C e 25°C, e as máximas ficam entre 33°C e 36°C.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.