Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem mais de 8 mil crianças registradas só com o nome da mãe na última década

Publicado

em

Dados do Registro Civil revelam que 10% dos nascimentos no estado não contam com o reconhecimento paterno; capital concentra maior número de casos

Os dados completos estão disponíveis no novo painel da Arpen-Brasil, que pretende fomentar o debate sobre o tema em nível nacional. Foto: cedida 

Um retrato da maternidade solo no Acre: levantamento inédito da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) mostra que 8.793 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe nos últimos dez anos no estado. Os números, compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), representam 10,5% dos 83.476 nascimentos ocorridos entre 2015 e maio de 2025.

A capital Rio Branco lidera os casos, com 560 registros sem o nome do pai apenas em 2024 – número que corresponde a 9,2% dos 6.062 nascimentos do município no período. Cruzeiro do Sul aparece em segundo lugar, com 361 ocorrências entre 2.462 registros no ano passado.

Realidade persistente

Os dados revelam uma tendência consistente:

  • Em 2024: 1.529 dos 14.193 nascimentos (10,8%) sem pai registrado

  • Em 2025 (até maio): 516 casos em 5.038 nascimentos

  • Municípios menores também apresentam números significativos (Tarauacá: 104; Feijó: 72; Brasiléia: 40)

“Esses números refletem uma realidade social complexa, onde muitas mulheres assumem sozinhas a criação dos filhos”, explica um representante da Arpen-Brasil, que recentemente lançou a página “Pais Ausentes” no Portal da Transparência para monitorar o fenômeno nacionalmente.

Direitos e caminhos legais

A legislação brasileira permite que:

  1. A mãe registre a criança sozinha quando o pai não comparece

  2. Caso ela indique o suposto pai, o cartório pode acionar a Justiça para investigação de paternidade

  3. O processo pode resultar em reconhecimento forçado e pensão alimentícia

Especialistas alertam que a ausência paterna nos registros pode impactar o desenvolvimento infantil e sobrecarregar financeiramente as mães. “Precisamos de políticas públicas específicas para essas famílias”, defende a assistente social Maria Oliveira, que atende casos semelhantes na capital acreana.

A Arpen-Brasil lançou recentemente a página “Pais Ausentes” em seu Portal da Transparência, reunindo dados nacionais e estaduais sobre registros feitos sem o nome do pai. O objetivo é dar visibilidade ao tema e estimular políticas públicas de apoio à mulher e à criança.

Segundo a legislação brasileira, quando o pai não estiver presente ou se recusar a realizar o registro, a mãe pode efetuar a certidão sozinha. Ela também pode informar o nome do suposto pai ao cartório, que encaminhará o caso para a Justiça, podendo iniciar um processo de investigação de paternidade.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano

Publicado

em

Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José

Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.

O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José 

A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.

‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.

Fotos da Confraternização
Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

Publicado

em

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.

A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.

Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.

“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.

A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.

Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.

A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte

O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.

“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Cabeludo recebe proposta

O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.

“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.

Contra o Galvez

Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.

Comentários

Continue lendo